Listas

PlayStation Studios: confira quais são os estúdios e no que estão trabalhando

Após a Housemarque se juntar à família PlayStation Studios, o MeuPS lista todas as desenvolvedoras da Sony

por Jean Azevedo
PlayStation Studios: confira quais são os estúdios e no que estão trabalhando

O conglomerado de desenvolvedores do PlayStation Studios conta com estúdios de respeito à frente de grandes projetos. O trabalho na produção de exclusivos, recentemente nos entregou grandes títulos como Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão e Returnal.

O PlayStation 5 foi lançado em novembro de 2020, e com ele, uma bela line-up de jogos desenvolvidos pela casa. As intenções em torno do novo console são das melhores, visto que o chefe da PlayStation Studios, Hermen Hulst, segue em busca de novas parceiras para criar IPs exclusivas.

Jim Ryan, CEO do SIE, prometeu “que a geração atual terá mais softwares dedicados do que nunca”. Os jogos de alta qualidade para o PlayStation, segundo ele, estão sendo desenvolvidos de forma silenciosa e constante. A busca incansável por aquisições não para e agora, a Housemarque se juntou oficialmente à família.

Os desenvolvedores do PlayStation Studios

ForwardWorks

O estúdio japonês responsável pela expansão da família PlayStation ao setor mobile, no qual a Sony tem a intenção de agregar ainda mais jogadores ao seu ecossistema. De acordo com Jim Ryan, as novidades chegarão “mais cedo do que pensamos”.

  • Projetos: No Heroes Allowed! Dash, Wild Arms: Million Memories, Arc the Lad R.

Polyphony Digital

Gran Turismo 7 é adiado

Originalmente é uma unidade de desenvolvimento interna chamada Polys Entertainment. O estúdio, também localizado no Japão, trabalha em Gran Turismo 7, que teve de ser adiado para o ano de 2022.

Team Asobi

Logotipo da Team Asobi, desenvolvedora de jogos como Astro's Playroom e Astro Bot: Rescue Mission

A Team Asobi foi a grande responsável por apresentar as funcionalidades do DualSense, com o lançamento de Astro’s Playroom. A desenvolvedora japonesa não tem nenhum projeto em desenvolvimento que tenha sido anunciado pela Sony.

Guerrila Games

1

Criadores da franquia Killzone, o estúdio holandês construiu a Decima Engine e no processo expandiu seu escritório para que mais de 400 desenvolvedores entreguem o seu melhor desempenho. Sua maior IP é Horizon, que receberá uma sequência em 2021.

Housemarque

Selene, protagonista de Returnal - Lista de troféus de Returnal é revelada

A Housemarque, a mais recente aquisição do PlayStation Studios, foi responsável por entregar Returnal como exclusivo do PS5 e outros títulos como Resogun e Super Stardust HD. Com base em Helsinque, na Finlândia, o estúdio foi fundado em 1995.

SIE London Studio

SIE London Studio - Logo

Como sugere o nome, a localização do estúdio é em Londres, na Inglaterra. O estúdio é reconhecido por lançar jogos de “família”, como Singstar. Atualmente seu foco é no desenvolvimento de títulos para o PSVR. 

Media Molecule

Media Molecule Sony

Fundada em 2006, a Media Molecule foi adquirida em meados de 2010 e é a responsável pelo desenvolvimento de Dreams, que segue em constante evolução devido à criatividade dos jogadores. São reconhecidos como os criadores de LittleBigPlanet.

SIE XDEV Europe

Sony XDEV

Também localizado na Inglaterra, mais precisamente em Liverpool, é a divisão responsável por lidar com os desenvolvedores externos da Sony. O último grande lançamento no qual deu suporte foi Returnal, da Housemarque.

SIE Bend Studio

Dois importantes diretores de Days Gone deixam a Bend Studios

O estúdio foi adquirido pela Sony em 2000 e criou Bubsy 3D para o PlayStation One. Na sequência, trabalhou em Syphon Filter. Recentemente, a desenvolvedora produziu Days Gone, que não receberá uma sequência.

Insomniac Games

Ratchet & Clank, Marvel's Spider-Man e Resistance, jogos da Insomniac Games

A Insomniac Games é reconhecida pelo seu trabalho com Spyro, Ratchet & Clank e Resistance. A produção de Marvel’s Spider-Man e a recente aventura do Lombax lançada no PlayStation 5 são um belo cartão de visitas para demonstrar o que já fizeram no PlayStation Studios.

  • Projetos: Marvel’s Spider-Man 2 (não anunciado);

Naughty Dog

Protagonistas dos jogos produzidos pela Naughty Dog.

Responsável pela produção de um dos títulos mais premiados de todos os tempos (The Last of Us Part II), o estúdio trabalhou com grandes IPs como Crash Bandicoot, Jak & Daxter e Uncharted

PixelOpus

Concrete Genie

Um estúdio formado por universitários com foco na criatividade e que apresentou jogos com Concrete Genie e Entwined. Fundado em 2014, a empresa baseada na Califórnia é outra integrante do PlayStation Studios.

SIE San Diego Studio

Rebatedor com taco de baseball no jogo MLB The Show 21

Responsável pela produção da aclamada série MLB The Show, o estúdio operou recentemente como um suporte para desenvolvedores externos e em títulos como The Mark of Kri e Pain.

SIE Santa Monica Studio

Santa Monica

Criadores de uma das maiores franquias da Sony, a companhia trabalha junto ao PlayStation Studios após servir de suporte externo no desenvolvimento de games. Com base em Los Angeles, o estúdio foi fundado em 1999.

  • Projetos: God of War (sem título oficial e apelidado de GoW: Ragnarok pelos fãs).

Sucker Punch

Imagem que mostra os personagens Jin Sakai e Masako para falar sobre os atores do filme de Ghost of Tsushima

Após desenvolver softwares para o Nintendo 64, a Sucker Punch trouxe Sly Cooper e inFamous para os jogadores. Ghost of Tsushima, o mais recente título do estúdio, só não garantiu o GOTY de 2020, pois The Last of Us Part II, também do PlayStation Studios, teve mais destaque.