Listas

PlayStation Studios: confira quais são os estúdios e no que estão trabalhando

Após a Housemarque se juntar à família PlayStation Studios, o MeuPS lista todas as desenvolvedoras da Sony

por Jean Azevedo
PlayStation Studios: confira quais são os estúdios e no que estão trabalhando

O conglomerado de desenvolvedores do PlayStation Studios conta com estúdios de respeito à frente de grandes projetos. O trabalho na produção de exclusivos, recentemente nos entregou grandes títulos como Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão e Returnal.

O PlayStation 5 foi lançado em novembro de 2020, e com ele, uma bela line-up de jogos desenvolvidos pela casa. As intenções em torno do novo console são das melhores, visto que o chefe da PlayStation Studios, Hermen Hulst, segue em busca de novas parceiras para criar IPs exclusivas.

Jim Ryan, CEO do SIE, prometeu “que a geração atual terá mais softwares dedicados do que nunca”. Os jogos de alta qualidade para o PlayStation, segundo ele, estão sendo desenvolvidos de forma silenciosa e constante. A busca incansável por aquisições não para e agora, a Housemarque se juntou oficialmente à família.

Os desenvolvedores do PlayStation Studios

ForwardWorks

O estúdio japonês responsável pela expansão da família PlayStation ao setor mobile, no qual a Sony tem a intenção de agregar ainda mais jogadores ao seu ecossistema. De acordo com Jim Ryan, as novidades chegarão “mais cedo do que pensamos”.

  • Projetos: No Heroes Allowed! Dash, Wild Arms: Million Memories, Arc the Lad R.

Polyphony Digital

Gran Turismo 7 é adiado

Originalmente é uma unidade de desenvolvimento interna chamada Polys Entertainment. O estúdio, também localizado no Japão, trabalha em Gran Turismo 7, que teve de ser adiado para o ano de 2022.

Team Asobi

Logotipo da Team Asobi, desenvolvedora de jogos como Astro's Playroom e Astro Bot: Rescue Mission

A Team Asobi foi a grande responsável por apresentar as funcionalidades do DualSense, com o lançamento de Astro’s Playroom. A desenvolvedora japonesa não tem nenhum projeto em desenvolvimento que tenha sido anunciado pela Sony.

Guerrila Games

1

Criadores da franquia Killzone, o estúdio holandês construiu a Decima Engine e no processo expandiu seu escritório para que mais de 400 desenvolvedores entreguem o seu melhor desempenho. Sua maior IP é Horizon, que receberá uma sequência em 2021.

Housemarque

Selene, protagonista de Returnal - Lista de troféus de Returnal é revelada

A Housemarque, uma das mais recentes aquisições do PlayStation Studios, foi responsável por entregar Returnal como exclusivo do PS5 e outros títulos como Resogun e Super Stardust HD. Com base em Helsinque, na Finlândia, o estúdio foi fundado em 1995.

SIE London Studio

SIE London Studio - Logo

Como sugere o nome, a localização do estúdio é em Londres, na Inglaterra. O estúdio é reconhecido por lançar jogos de “família”, como Singstar. Atualmente seu foco é no desenvolvimento de títulos para o PSVR. 

Media Molecule

Media Molecule Sony

Fundada em 2006, a Media Molecule foi adquirida em meados de 2010 e é a responsável pelo desenvolvimento de Dreams, que segue em constante evolução devido à criatividade dos jogadores. São reconhecidos como os criadores de LittleBigPlanet.

SIE XDEV Europe

Sony XDEV

Também localizado na Inglaterra, mais precisamente em Liverpool, é a divisão responsável por lidar com os desenvolvedores externos da Sony. O último grande lançamento no qual deu suporte foi Returnal, da Housemarque.

SIE Bend Studio

Dois importantes diretores de Days Gone deixam a Bend Studios

O estúdio foi adquirido pela Sony em 2000 e criou Bubsy 3D para o PlayStation One. Na sequência, trabalhou em Syphon Filter. Recentemente, a desenvolvedora produziu Days Gone, que não receberá uma sequência.

Insomniac Games

Ratchet & Clank, Marvel's Spider-Man e Resistance, jogos da Insomniac Games

A Insomniac Games é reconhecida pelo seu trabalho com Spyro, Ratchet & Clank e Resistance. A produção de Marvel’s Spider-Man e a recente aventura do Lombax lançada no PlayStation 5 são um belo cartão de visitas para demonstrar o que já fizeram no PlayStation Studios.

Naughty Dog

Protagonistas dos jogos produzidos pela Naughty Dog.

Responsável pela produção de um dos títulos mais premiados de todos os tempos (The Last of Us Part II), o estúdio trabalhou com grandes IPs como Crash Bandicoot, Jak & Daxter e Uncharted

PixelOpus

Concrete Genie

Um estúdio formado por universitários com foco na criatividade e que apresentou jogos com Concrete Genie e Entwined. Fundado em 2014, a empresa baseada na Califórnia é outra integrante do PlayStation Studios.

SIE San Diego Studio

Rebatedor com taco de baseball no jogo MLB The Show 21

Responsável pela produção da aclamada série MLB The Show, o estúdio operou recentemente como um suporte para desenvolvedores externos e em títulos como The Mark of Kri e Pain.

SIE Santa Monica Studio

Santa Monica

Criadores de uma das maiores franquias da Sony, a companhia trabalha junto ao PlayStation Studios após servir de suporte externo no desenvolvimento de games. Com base em Los Angeles, o estúdio foi fundado em 1999.

Sucker Punch

Imagem que mostra os personagens Jin Sakai e Masako para falar sobre os atores do filme de Ghost of Tsushima

Após desenvolver softwares para o Nintendo 64, a Sucker Punch trouxe Sly Cooper e inFAMOUS para os jogadores. Ghost of Tsushima, um dos mais recentes títulos do estúdio, só não garantiu o GOTY de 2020, pois The Last of Us Part II, também do PlayStation Studios, teve mais destaque.

Firesprite

Firesprite

A Firesprite, desenvolvedora fundada por veteranos da indústria, casou muito bem com o plano de Hermen Hulst: variar o catálogo de exclusivos do PlayStation Studios. O estúdio recentemente adquiriu a Fabrik Games para auxiliar na missão.

Nixxes Software

Nixxes Software - Killzone Shadow Falls

Agora, a Sony conta com uma equipe especialista em criar ports multiplataformas. A Nixxes Software foi adquirida em 2021, mas já deu suporte à Guerrilla Games na produção de Killzone: Shadow Fall para PS4. O foco da empresa será ajudar a fazer versões dos jogos da PlayStation Studios no PC.

Bluepoint Games

Primeira atualização de Demon's Souls

A família ficou ainda maior no PlayStation Studios com a chegada da Bluepoint Games, responsável por diversos remakes de obras famosas —  Demon’s Souls e Shadow of the Colossus, por exemplo. E para começar os trabalhos, a produtora prepara um título inédito.