PlayStation Studios: confira quais são os estúdios e no que estão trabalhando
Após a Housemarque se juntar à família PlayStation Studios, o MeuPS lista todas as desenvolvedoras da Sony
O conglomerado de desenvolvedores do PlayStation Studios conta com estúdios de respeito à frente de grandes projetos. O trabalho na produção de exclusivos, recentemente nos entregou grandes títulos como Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão e Returnal.
O PlayStation 5 foi lançado em novembro de 2020, e com ele, uma bela line-up de jogos desenvolvidos pela casa. As intenções em torno do novo console são das melhores, visto que o chefe da PlayStation Studios, Hermen Hulst, segue em busca de novas parceiras para criar IPs exclusivas.
Jim Ryan, CEO do SIE, prometeu “que a geração atual terá mais softwares dedicados do que nunca”. Os jogos de alta qualidade para o PlayStation, segundo ele, estão sendo desenvolvidos de forma silenciosa e constante. A busca incansável por aquisições não para e agora, a Housemarque se juntou oficialmente à família.
Os desenvolvedores do PlayStation Studios
ForwardWorks
O estúdio japonês responsável pela expansão da família PlayStation ao setor mobile, no qual a Sony tem a intenção de agregar ainda mais jogadores ao seu ecossistema. De acordo com Jim Ryan, as novidades chegarão “mais cedo do que pensamos”.
- Projetos: No Heroes Allowed! Dash, Wild Arms: Million Memories, Arc the Lad R.
Polyphony Digital
Originalmente é uma unidade de desenvolvimento interna chamada Polys Entertainment. O estúdio, também localizado no Japão, trabalha em Gran Turismo 7, que teve de ser adiado para o ano de 2022.
Team Asobi
A Team Asobi foi a grande responsável por apresentar as funcionalidades do DualSense, com o lançamento de Astro’s Playroom. A desenvolvedora japonesa não tem nenhum projeto em desenvolvimento que tenha sido anunciado pela Sony.
Guerrila Games
Criadores da franquia Killzone, o estúdio holandês construiu a Decima Engine e no processo expandiu seu escritório para que mais de 400 desenvolvedores entreguem o seu melhor desempenho. Sua maior IP é Horizon, que receberá uma sequência em 2021.
- Projetos: Horizon Forbidden West, novo multiplayer;
Housemarque
A Housemarque, uma das mais recentes aquisições do PlayStation Studios, foi responsável por entregar Returnal como exclusivo do PS5 e outros títulos como Resogun e Super Stardust HD. Com base em Helsinque, na Finlândia, o estúdio foi fundado em 1995.
SIE London Studio
Como sugere o nome, a localização do estúdio é em Londres, na Inglaterra. O estúdio é reconhecido por lançar jogos de “família”, como Singstar. Atualmente seu foco é no desenvolvimento de títulos para o PSVR.
Media Molecule
Fundada em 2006, a Media Molecule foi adquirida em meados de 2010 e é a responsável pelo desenvolvimento de Dreams, que segue em constante evolução devido à criatividade dos jogadores. São reconhecidos como os criadores de LittleBigPlanet.
SIE XDEV Europe
Também localizado na Inglaterra, mais precisamente em Liverpool, é a divisão responsável por lidar com os desenvolvedores externos da Sony. O último grande lançamento no qual deu suporte foi Returnal, da Housemarque.
SIE Bend Studio
O estúdio foi adquirido pela Sony em 2000 e criou Bubsy 3D para o PlayStation One. Na sequência, trabalhou em Syphon Filter. Recentemente, a desenvolvedora produziu Days Gone, que não receberá uma sequência.
- Projeto: novo jogo de mundo aberto;
Insomniac Games
A Insomniac Games é reconhecida pelo seu trabalho com Spyro, Ratchet & Clank e Resistance. A produção de Marvel’s Spider-Man e a recente aventura do Lombax lançada no PlayStation 5 são um belo cartão de visitas para demonstrar o que já fizeram no PlayStation Studios.
- Projetos: Marvel’s Spider-Man 2, Marvel’s Wolverine;
Naughty Dog
Responsável pela produção de um dos títulos mais premiados de todos os tempos (The Last of Us Part II), o estúdio trabalhou com grandes IPs como Crash Bandicoot, Jak & Daxter e Uncharted.
- Projetos: The Last of Us: Factions (multiplayer), suposto remake de The Last of Us.
PixelOpus
Um estúdio formado por universitários com foco na criatividade e que apresentou jogos com Concrete Genie e Entwined. Fundado em 2014, a empresa baseada na Califórnia é outra integrante do PlayStation Studios.
- Projetos: título “animador” para PS5;
SIE San Diego Studio
Responsável pela produção da aclamada série MLB The Show, o estúdio operou recentemente como um suporte para desenvolvedores externos e em títulos como The Mark of Kri e Pain.
- Projetos: MLB The Show 21, suposto novo jogo do Uncharted.
SIE Santa Monica Studio
Criadores de uma das maiores franquias da Sony, a companhia trabalha junto ao PlayStation Studios após servir de suporte externo no desenvolvimento de games. Com base em Los Angeles, o estúdio foi fundado em 1999.
- Projetos: God of War Ragnarok
Sucker Punch
Após desenvolver softwares para o Nintendo 64, a Sucker Punch trouxe Sly Cooper e inFAMOUS para os jogadores. Ghost of Tsushima, um dos mais recentes títulos do estúdio, só não garantiu o GOTY de 2020, pois The Last of Us Part II, também do PlayStation Studios, teve mais destaque.
- Projetos: “Espetacular jogo co-op”.
Firesprite
A Firesprite, desenvolvedora fundada por veteranos da indústria, casou muito bem com o plano de Hermen Hulst: variar o catálogo de exclusivos do PlayStation Studios. O estúdio recentemente adquiriu a Fabrik Games para auxiliar na missão.
Nixxes Software
Agora, a Sony conta com uma equipe especialista em criar ports multiplataformas. A Nixxes Software foi adquirida em 2021, mas já deu suporte à Guerrilla Games na produção de Killzone: Shadow Fall para PS4. O foco da empresa será ajudar a fazer versões dos jogos da PlayStation Studios no PC.
Bluepoint Games
A família ficou ainda maior no PlayStation Studios com a chegada da Bluepoint Games, responsável por diversos remakes de obras famosas — Demon’s Souls e Shadow of the Colossus, por exemplo. E para começar os trabalhos, a produtora prepara um título inédito.
- Projetos: um jogo original para PlayStation.