PlayStation Studios: confira quais são os estúdios e no que estão trabalhando
Com aquisições recentes, o MeuPS lista todas as desenvolvedoras da Sony
O conglomerado de desenvolvedores do PlayStation Studios conta com estúdios de respeito à frente de grandes projetos. O trabalho na produção de exclusivos, recentemente nos entregou grandes títulos como God of War Ragnarok e Horizon Forbidden West.
O PlayStation 5 foi lançado em novembro de 2020, e com ele, uma bela line-up de jogos desenvolvidos pela casa. As intenções em torno do novo console são das melhores, visto que o chefe da PlayStation Studios, Hermen Hulst, segue em busca de novas parceiras para criar IPs exclusivas.
Jim Ryan, CEO do SIE, prometeu “que a geração atual terá mais softwares dedicados do que nunca”. Os jogos de alta qualidade para o PlayStation, segundo ele, estão sendo desenvolvidos de forma silenciosa e constante. A busca incansável por aquisições não para, com várias aquisiões recentes.
Os desenvolvedores do PlayStation Studios
ForwardWorks
O estúdio japonês responsável pela expansão da família PlayStation ao setor mobile, no qual a Sony tem a intenção de agregar ainda mais jogadores ao seu ecossistema. De acordo com Jim Ryan, as novidades chegarão “mais cedo do que pensamos”.
- Projetos: No Heroes Allowed! Dash, Wild Arms: Million Memories, Arc the Lad R.
Polyphony Digital
Originalmente é uma unidade de desenvolvimento interna chamada Polys Entertainment. O estúdio, também localizado no Japão, trabalha em Gran Turismo 7, que teve de ser adiado para o ano de 2022.
Team Asobi
A Team Asobi foi a grande responsável por apresentar as funcionalidades do DualSense, com o lançamento de Astro’s Playroom. A desenvolvedora japonesa não tem nenhum projeto em desenvolvimento que tenha sido anunciado pela Sony.
Guerrilla Games
Criadores da franquia Killzone, o estúdio holandês construiu a Decima Engine e no processo expandiu seu escritório para que mais de 400 desenvolvedores entreguem o seu melhor desempenho. Sua maior IP é Horizon, que recebeu um DLC e uma versão de PS VR2 recentemente.
- Projetos: Multiplayer online de Horizon; spin-off mobile de Horizon.
Housemarque
A Housemarque, uma das mais recentes aquisições do PlayStation Studios, foi responsável por entregar Returnal como exclusivo do PS5 e outros títulos como Resogun e Super Stardust HD. Com base em Helsinque, na Finlândia, o estúdio foi fundado em 1995.
- Projetos: no momento, o estúdio está contratando para o seu próximo game. Ainda não é sabido se será uma sequência de Returnal ou uma nova IP.
SIE London Studio
Como sugere o nome, a localização do estúdio é em Londres, na Inglaterra. O estúdio é reconhecido por lançar jogos de “família”, como Singstar. Atualmente seu foco é no desenvolvimento de títulos para o PSVR.
- Projetos: o próximo game da SIE London Studio é um mistério neste momento, mas listagens de emprego dão uma ideia do que se trata. Aparentemente, será uma “IP nova” de um multiplayer de fantasia, que se passa em um Londres. Uma arte conceitual já foi mostrada.
Media Molecule
Fundada em 2006, a Media Molecule foi adquirida em meados de 2010 e é a responsável pelo desenvolvimento de Dreams, que segue em constante evolução devido à criatividade dos jogadores. São reconhecidos como os criadores de LittleBigPlanet.
- Projeto: ainda não sabemos qual será o próximo jogo da Media Molecule, que recentemente anunciou o fim do suporte a Dreams.
XDEV
Também localizado na Inglaterra, mais precisamente em Liverpool, é a divisão responsável por lidar com os desenvolvedores externos da Sony. O último grande lançamento no qual deu suporte foi Returnal, da Housemarque (quando o estúdio ainda era independente).
- Projetos: atualmente, a XDEV vem auxiliando as produções de Rise of the Ronin e Stellar Blade.
SIE Bend Studio
O estúdio foi adquirido pela Sony em 2000 e criou Bubsy 3D para o PlayStation One. Na sequência, trabalhou em Syphon Filter. Recentemente, a desenvolvedora produziu Days Gone, que não receberá uma sequência.
- Projeto: novo jogo de mundo aberto;
Insomniac Games
A Insomniac Games é reconhecida pelo seu trabalho com Spyro, Ratchet & Clank e Resistance. A produção de Marvel’s Spider-Man e a recente aventura do Lombax lançada no PlayStation 5 são um belo cartão de visitas para demonstrar o que já fizeram no PlayStation Studios.
- Projetos: Marvel’s Spider-Man 2, Marvel’s Wolverine;
Naughty Dog
Responsável pela produção de um dos títulos mais premiados de todos os tempos (The Last of Us Part II), o estúdio trabalhou com grandes IPs como Crash Bandicoot, Jak & Daxter e Uncharted.
- Projetos: The Last of Us: Factions (multiplayer).
PixelOpus
Um estúdio formado por universitários com foco na criatividade e que apresentou jogos com Concrete Genie e Entwined. Fundado em 2014, a empresa baseada na Califórnia é outra integrante do PlayStation Studios.
- Projetos: título “animador” para PS5;
SIE San Diego Studio
Responsável pela produção da aclamada série MLB The Show (tendo lançado recentemente a versão 23), o estúdio operou recentemente como um suporte para desenvolvedores externos e em títulos como The Mark of Kri e Pain.
- Projetos: suposto novo jogo do Uncharted.
SIE Santa Monica Studio
Criadores de uma das maiores franquias da Sony, a companhia trabalha junto ao PlayStation Studios após servir de suporte externo no desenvolvimento de games. Com base em Los Angeles, o estúdio foi fundado em 1999 e lançou recentemente God of War Ragnarok.
- Projetos: Cory Barlog, diretor criativo do estúdio, estaria trabalhando em uma IP nova, talvez, com temática espacial.
Sucker Punch
Após desenvolver softwares para o Nintendo 64, a Sucker Punch trouxe Sly Cooper e inFAMOUS para os jogadores. Ghost of Tsushima, um dos mais recentes títulos do estúdio, só não garantiu o GOTY de 2020, pois The Last of Us Part II, também do PlayStation Studios, teve mais destaque.
- Projetos: “Espetacular jogo co-op”.
Firesprite
A Firesprite, desenvolvedora fundada por veteranos da indústria, casou muito bem com o plano de Hermen Hulst: variar o catálogo de exclusivos do PlayStation Studios. O estúdio recentemente adquiriu a Fabrik Games para auxiliar na missão.
Nixxes Software
Agora, a Sony conta com uma equipe especialista em criar ports multiplataformas. A Nixxes Software foi adquirida em 2021, mas já deu suporte à Guerrilla Games na produção de Killzone: Shadow Fall para PS4. O foco da empresa será ajudar a fazer versões dos jogos da PlayStation Studios no PC.
Bluepoint Games
A família ficou ainda maior no PlayStation Studios com a chegada da Bluepoint Games, responsável por diversos remakes de obras famosas — Demon’s Souls e Shadow of the Colossus, por exemplo. E para começar os trabalhos, a produtora prepara um título inédito.
- Projetos: um jogo original para PlayStation.
Savage Game Studios
A Savage Game Studios, fundada em 2020 e adquirida pela Sony em 2022, tem como foco a produção de títulos de ação para mobile. A empresa possui duas sedes: uma em Helsinque (Finlândia) e outra em Berlim (Alemanha).
- Projetos: a Savage vem desenvolvendo um “novo jogo de ação como serviço AAA mobile”.
Firewalk Studios
A Firewalk Studios é situada em Bellevue, Washington (EUA). Ela é formada por veteranos da Bungie, Respawn Entertaiment, Raven Software e mais. Em 2021, formou uma parceria com a Sony para a produção de um novo game, mas, agora, em 2023, acabou comprada pela gigante japonesa.
- Projetos: a Firewalk trabalha em um multiplayer online que será uma nova IP.
Haven Studios
Localizada em Montréal, no Canadá, a Haven Studios foi adquirida definitivamente pela Sony em julho de 2022. O estúdio é liderado por Jade Raymond, dev famosa pelo seus trabalhos em Assassin’s Creed e Watch Dogs.
- Projeto: a Haven está desenvolvendo uma nova IP exclusiva de PlayStation. Este será um jogo como serviço multiplayer.
Valkyrie Entertainment
Sediada em Seattle (EUA), a Valkyrie Entertainment virou parte da PlayStation Studios em 2021. A desenvolvedora já trabalhou com a Sony no passado, tendo apoiado a Santa Monica na produção de God of War Ragnarök.
- Projetos: os devs trabalham em “alguns projetos de co-desenvolvimento AAA e em dois jogos da casa, ainda não anunciados”.