Listas

Os esquecidos no churrasco: 10 jogos desaparecidos após o anúncio

A indústria de games possui diversos casos de títulos que simplesmente sumiram após sua revelação

por Vítor Amorim Heringer
Os esquecidos no churrasco: 10 jogos desaparecidos após o anúncio

A emoção de ver um game do nosso gosto anunciado é indescritível. Nós queremos sempre informações, trailers, entrevistas e tudo mais das empresas responsáveis pelo projeto. No entanto, a realidade nem sempre é essa.

A indústria de games conta com diversos casos de títulos sendo revelados e depois entram em um limbo, deixando os fãs inseguros. E o MeuPlayStation resolveu juntar algumas dessas situações e preparou um elenco de 10 jogos desaparecidos após o anúncio. Confira:

Elden Ring (FromSoftware)

Vamos começar nossa lista de jogos desaparecidos com um nome de peso: Elden Ring. Sim, comparado com outros da lista, o título da FromSoftware não foi anunciado faz tanto tempo. O RPG foi revelado oficialmente durante a conferência da Microsoft na E3 2019. No entanto, as notícias após o evento são escassas, mesmo depois de dois anos.

A comunidade fez até piadas em julho de 2020 com a falta de informações do game. Mais recentemente, Elden Ring voltou a ficar em alta com o vazamento de um possível trailer. Jeff Grubb, jornalista do VentureBeat, afirmou que o game receberia novidades em março. O rumor foi corroborado pelo repórter Jason Schreier, da Bloomberg. Entretanto, até agora, nada.

Segundo o diretor Hidetaka Miyazaki, Elden Ring é “uma evolução natural de Dark Souls”. O escritor George R.R. Martin foi responsável pela criação dos mitos do universo.

Elder Scrolls VI (Bethesda)

Não espere por notícias tão cedo de The Elder Scrolls VI“, falou e disse o vice-diretor da Bethesda, Pete Hines. Para ter noção, ele informou que o lançamento será após Starfield, jogo espacial em desenvolvimento pela empresa. Este também está sem data, ou seja, difícil ter noção de alguma coisa.

Com a estreia da nova geração de consoles, os fãs esperavam que a Bethesda trouxesse mais informações sobre The Elder Scrolls 6. Contudo, estão decepcionados até o momento.

The Elder Scrolls VI foi anunciado durante a E3 2018. Na época, Todd Howard, diretor e produtor executivo de diversos títulos da publisher, comentou basicamente que “o jogo existia” e estava em fase de pré-produção. Então, dificilmente teremos mais notícias em um futuro próximo.

Para os jogadores de PlayStation, resta aguardar se o game chegará nas plataformas da Sony, visto que a Bethesda foi adquirida pela Microsoft.

Deep Down (Capcom)

Gostaria de jogar um título free to play medieval ambientado em uma Nova York de 2094? Deep Down é para você — pelo menos se não quiser morrer de ansiedade. A Capcom anunciou o game como exclusivo do PS4 no Tokyo Game Show 2013. De lá para cá, muitas incertezas.

Dois anos depois do anúncio, uma versão beta fechada foi finalmente lançada após meses de atraso. Desde então, as informações sobre o futuro do título se limitaram a renovações de registro de marca e faz jus aos jogos desaparecidos.

O último comunicado oficial do estúdio foi em novembro 2019.  Yoshinori Ono, produtor de Street Fighter V e um dos responsáveis pelo game, deu uma declaração ao site Eurogamer dizendo que “o jogo não está morto”. Após mais de um ano, será que decretaram o seu fim e esqueceram de avisar?

O game seria uma mistura de estilos entre Dragon’s Dogma e Dark Souls. Um personagem poderia recuperar memórias antigas, similar ao conceito de Assassin’s Creed, apenas tocando em objetos. O intuito era descobrir segredos através da exploração.

Agent (Rockstar Games)

Em 2009, a Rockstar Games anunciava Agent, um exclusivo para o PS3. Eis que estamos em março de 2021, com o PlayStation 5 há mais de quatro meses no mercado, e nada do jogo ter sido lançado. Ambientado na Guerra Fria nos anos 70 com um tema de espionagem, Agent seria uma experiência de mundo aberto.

1

O título ficou tanto tempo “de molho” pela desenvolvedora que a Take-Two até abandonou a marca Agent em novembro de 2018. Em 2016, rumores apontavam que o jogo finalmente fosse mostrado, pelo menos para a oitava geração. Contudo, nem a Rockstar nem a Take-Two ofereceram novidades sobre o projeto.

O abandono da marca não significa, necessariamente, que o jogo ainda não exista. Talvez seja ainda possível que o título esteja sob processo de criação, porém com outro nome. A última notícia sobre o game foi de um caso polêmico, durante o período de sua produção, quatro devs se envolveram em uma confusão em Cairo (Egito) por tirarem fotos de algumas partes da cidade.

Dead Island 2 (Dambuster Studios)

Dead Island 2 ainda está em desenvolvimento. Esse foi o último comunicado da Deep Silver, em dezembro de 2020. Sim, não faz tanto tempo. No entanto, os fãs continuam com muitas dúvidas, já que há poucas novidades sobre o game faz algum tempo.

No site oficial da desenvolvedora do game, o título está confirmado para “a atual e a próxima geração de plataformas”. Não há sequer uma previsão de lançamento e nem detalhes de como será a experiência, mas é possível que seguirá os fundamentos da franquia com uma jogabilidade ao estilo do primeiro da franquia.

Em desenvolvimento há sete anos, Dead Island 2 teve até rumores recentes de que seria exclusivo da nova geração. A informação foi obtida através de vagas oferecidas no site da produtora Dambuster Studios. Sem menções ao PS4 e demais consoles da geração passada, o título aparece listado como um “next-gen”.

Dead Island 2 seria desenvolvido originalmente pela Techland, e publicado pela Deep Silver. O projeto acabou indo para a Yager Development, depois para a Sumo Digital e, desde agosto de 2019, está nas mãos da Dambuster Studios, empresa que faz parte da Deep Silver.

Skull and Bones (Ubisoft)

2018. Este foi o ano que a Ubisoft anunciou que Skull and Bones seria lançado. Três anos se passaram e as incertezas sobre o título só aumentam. O game de batalhas navais, inspirado em Assassin’s Creed IV: Black Flag, foi adiado duas vezes até a publisher francesa deixar a janela indefinida.

A última atualização oficial sobre Skull and Bones foi em setembro de 2020, quando a diretora criativa do título, Elisabeth Pellen, revelou que o game continua em desenvolvimento, mas com uma “nova visão”.

Segundo ela, os adiamentos foram simplesmente pelo fato de a equipe ter “sonhado mais alto” com o título e, por isso, ter pedido mais tempo para desenvolver e trazer esses sonhos à realidade. O objetivo é ter a experiência de piratas modernizada, com momentos muito marcantes e divertidos para o jogador.

Pellen prometeu que novidades sobre Skull and Bones seriam divulgadas “em breve”. Será que ainda estamos na margem do “em breve”?

Beyond Good and Evil 2 (Ubisoft)

Mais um da Ubisoft na lista de jogos desaparecidos, Beyond Good and Evil 2 começou sua produção em 2008 — sim, há 13 anos. Em 2016, a publisher precisou confirmar que o título está em desenvolvimento e os fãs seguem aguardando até hoje…

Em um relatório financeiro da companhia, a Ubisoft revelou que a sequência não seria lançada antes de março de 2021. Estamos chegando no fim da margem!

O diretor executivo da Ubi, Yves Guillemot, em outubro de 2020, contou que o desenvolvimento está “progredindo bem”. No entanto, não ofereceu nenhum outro detalhe — misterioso, né?

No mundo do game, todos personagens são híbridos criados pela mutação entre DNAs cruzados de animais e humanos. O jogador será um Pirata do Espaço, com total liberdade para escolher seu estilo de gameplay.

WilD (Wild Sheep Studios)

WilD é um jogo exclusivo de PlayStation 4 desenvolvido pela Wild Sheep Studios. Ou será para o PS5? Faz tanto tempo que o game está em desenvolvimento que o planejamento pode ter mudado.

O jogo foi anunciado em 2014. Desde então, pouco apareceu nas apresentações da Sony e não ganhou quase nenhum material de promoção. Muitas vezes, o criador, Michael Ancel, precisou manifestar que o jogo ainda estava em desenvolvimento e não foi cancelado.

O idealizador foi anunciado como produtor de Beyond Good and Evil 2 e, por isso, pode ter colocado o exclusivo na fila de espera da produção. Há poucos detalhes sobre a jogabilidade, mas o título parece ser um grande mundo aberto com várias possibilidades.

O exclusivo reapareceu em abril de 2020 quando Wild Sheep Studios divulgou uma nova galeria de imagens do título no site oficial. No entanto, voltou a sumir e continua com a placa de “procurado”.

In the Valley of Gods (Campo Santo)

Anunciado durante o The Game Awards 2017In the Valley of Gods é um promissor título em primeira pessoa do estúdio Campo Santo. No entanto, após a compra da desenvolvedora pela Valve, responsável por Counter-Strike e Dota 2, o game desapareceu.

O co-fundador da Campo Santo, Jake Rodkin, divulgou um comunicado ao Polygon confirmando o adiamento, explicando que a equipe de produção se dividiu em outras tarefas, como a produção de Half-Life: Alyx.

2

O trailer do título foi até removido do YouTube. Além disso, devs retiraram qualquer menção ao jogo de seus perfis no Twitter. Para fechar, o site da Campo Santo também não cita mais o game. Ou seja, In the Valley of Gods está em um hiato – adiado indefinidamente.

Os jogadores estariam no papel de exploradores do Egito, cabendo a eles a possibilidade de desvendar catacumbas e descobrir tesouros. Os arqueólogos precisarão esperar mais um pouco para fazerem isso, se é que conseguirão.

System Shock 3 (Otherside Entertainment)

“O jogo continua em desenvolvimento”, confirma estúdio. Parece que estamos copiando de outros da lista de jogos desaparecidos, mas a informação se repete em quase todos os casos. A Otherside Entertainment, em abril de 2020, garantiu que System Shock 3 continua em produção

A posição do estúdio veio após rumores do cancelamento do projeto e das demissões da empresa.

A fala do executivo tranquilizou os fãs que acreditavam no cancelamento do título devido às informações compartilhadas por um ex-desenvolvedor. Ele disse que o projeto estava atrasado e a desenvolvedora havia demitido todos os produtores originais.

System Shock 3 é descrito como um “open-ended” em primeira pessoa que permitirá vários estilos de jogo ao longo da exploração da nave espacial.

E aí, caro leitor, qual desses jogos desaparecidos você mais gostaria de jogar? Diga nos comentários!

Receba as novidades do meuPS no email

Nós não enviamos spam :)

Ao clicar em receber novidades você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade. Você pode optar por parar de receber os emails a qualquer momento.