Notícias

Capcom estende (de novo) patente de Deep Down

Seria Deep Down o novo Duke Nukem Forever?

por Hugo Bastos
Capcom estende (de novo) patente de Deep Down

O nome Deep Down resolveu ressurgir das cinzas recentemente. A Capcom, desenvolvedora do título, solicitou à United States Patent and Trademark Office a extensão de propriedade e uso da marca. A solicitação foi atendida, o que marca esta como a segunda vez que a empresa faz tal solicitação.

Contudo, vale lembrar que o nome Deep Down já foi anteriormente renovado pela Capcom. Por lei, uma marca registrada somente pode ter cinco pedidos de extensão de propriedade e uso. Ao fim de 2016, a Capcom fez o último pedido permitido por lei. No entanto, ela simplesmente ingressou com uma nova solicitação em 2017.

Assim, a companhia garante a propriedade sobre o nome Deep Down por mais tempo. Isso sugere que o jogo ainda esteja em desenvolvimento, embora não se tenha notícias dele há um bom tempo.

A Epopeia de Deep Down

O título viu a sua primeira luz do dia ainda em 2013, no anúncio estonteante do PlayStation 4. O próprio Yoshinori Ono esteve no palco, e revelou ainda que o título utilizaria o (então) novo motor gráfico Pantha Rei. Muitas notícias se seguiram até o ano seguinte. Inclusive, uma versão jogável estava presente na Tokyo Game Show daquele ano.

No entanto, entre 2014 e 2015, tudo o que se viu foi uma série curta de imagens e um vídeo curto de recrutamento para o jogo. Yoshinori Ono destacou àquela época que o projeto estava vivo, apesar de ter mudado completamente seu conceito, e prometer algo “maior que antes”.

Desde então, a Capcom permaneceu completamente silente sobre o projeto, até esta data. Conforme se verifica na solicitação de extensão, a empresa está se empenhando em “desenvolver ou pesquisar um produto ou serviço”. Acredita-se, dessa forma, que o projeto (ainda) não está enterrado.

Agora, a Capcom tem até 20 de junho de 2020 para finalizar o título, ou corre novo risco de perder a marca. Tal situação não é nova na indústria. NiOh, por exemplo, foi anunciado ainda em 2004, para PlayStation 3. Depois de um tempo desaparecido, e uma mudança de geração, o título foi lançado para PS4, com uma recepção extremamente calorosa.

No entanto, vale lembrar também o exemplo de Duke Nukem Forever. E aproveite para conferir também: