Prévias

[Prévia] Primeiras horas de Ghostwire Tokyo surpreendem positivamente

Aspecto místico, jogabilidade divertida e dificuldade na medida certa deixam boa expectativa para o jogo

por Thiago Barros
[Prévia] Primeiras horas de Ghostwire Tokyo surpreendem positivamente

Com uma série de referências a produtos da indústria do entretenimento, uma Tóquio bem estilizada e gameplay divertido, Ghostwire Tokyo promete dar aos jogadores do PlayStation uma experiência, no mínimo, diferente.

Após ser anunciado na E3 2019 e gerar bastante expectativa, o novo game de Shinji Mikami, criador de Resident Evil, ficou meio sumido – e foi adiado devido à pandemia. Mas agora, enfim, estamos a alguns dias de ver o jogo nas prateleiras, e a hype volta a crescer.

O MeuPlayStation teve a oportunidade de jogar os dois primeiros capítulos de Ghostwire Tokyo para fazer uma prévia, e a primeira impressão é bastante positiva. O título encontra os mesmos “problemas” da maioria dos games com mundo aberto, mas ganha muitos pontos em sua criatividade e abordagem.

Dois mundos

Em Ghostwire Tokyo, a história gira em torno de um vilão chamado Hannya, que usa poderes sobrenaturais para unir o mundo dos mortos ao mundo dos vivos. E, assim como seu enredo, a nova obra da Bethesda pode ser vista com dois olhares bem diferentes.

Ambientação de Tóquio é bem legal em Ghostwire Tokyo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Ambientação de Tóquio é bem legal em Ghostwire Tokyo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

De um lado, o trabalho artístico minucioso, a atenção aos detalhes da Tóquio da vida real e às lendas assustadoras do Japão e o desejo que ele causa em ir cada vez mais a fundo na busca por respostas. Do outro, um gameplay que é divertido, mas se torna repetitivo, gráficos que não chegam a empolgar e um leve sentido de confusão sobre a história — pelo menos, nas primeiras horas.

O jogo começa no melhor estilo Alice In Borderland — no famoso cruzamento localizado à frente da estação de metrô de Shibuya, em Tóquio. Onde há todo dia milhares e milhares de pessoas passando, silêncio, corpos no chão e uma sensação de que tudo “sumiu”. Mas com uma diferença: “fantasmas” estão caminhando pelas ruas e um vilão misterioso os convoca para um ritual.

Shibuya é o foco do começo do jogo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Shibuya é o foco do começo do jogo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Só que um destes espíritos pretende impedir tudo isso e busca um corpo para se hospedar e tentar enfrentar o que quer que esteja acontecendo. Ele acha um rapaz à beira da morte e os dois se juntam para essa aventura misteriosa — e muito maluca — pela capital do Japão. São KK e Akito, que o jogador controla.

A partir daí, o player tem missões relativamente “simples”: salvar as almas perdidas, derrotar o vilão e resgatar uma pessoa muito importante que ele sequestrou. A dinâmica disso é que torna as coisas interessantes. É preciso purificar a cidade aos poucos, para ir avançando até chegar ao centro dessa névoa que tomou conta de Tóquio e matou as pessoas.

Combates intensos e progressão divertida

Há missões da história principal e também sidequests, mas no fim das contas, tudo se resume a purificar os Portões Torii (salve, Jin Sakai) e derrotar vários tipos diferentes de fantasmas – chamados de Visitantes. Essa diversidade é um dos pontos altos do jogo. São inimigos bem variados e com características que são únicas, tornando as batalhas bem interessantes.

Purificar a cidade é seu principal objetivo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Purificar a cidade é seu principal objetivo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Para enfrentá-los, o jogador tem armas comuns, como um arco e flecha, e uma série de poderes místicos elementais, como vento, fogo e água. E “brincar” com eles é muito divertido. Com direito a uma árvore de habilidades para melhorar as magias e outras características, o jogador vai progredindo, subindo de nível, ganhando XP e se preparando para os desafios adiante.

Caminhar por Tóquio e encontrar inimigos no meio do caminho é muito legal, além de fazer parte da experiência. Afinal, além deles, há também “almas” espalhadas pela cidade que precisam ser resgatadas por você — de um modo nada comum, que é transferi-las usando cabines telefônicas (vai entender!) no mapa. A grande questão é se isso não vai ficar “chato” depois.

Coletar almas é outro ponto fundamental do jogo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Coletar almas é outro ponto fundamental do jogo (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Enquanto está nas primeiras horas, tudo é uma maravilha. Mas parece que a fórmula pode cansar mais pra frente. Apesar da ambientação incrível e de ter vários inimigos diferentes e uma história que até instiga, as missões acabam seguindo sempre um mesmo padrão. Para quem não liga, ótimo. Mas para os jogadores mais exigentes pode ser algo negativo.

Outros pontos bons de abordar são o fato de ele não ser tão assustador quanto The Evil Within, para já tirar esse pensamento logo de cara, e a sua localização para o português, nos menus e legendas. Além disso, os recursos do PlayStation 5, como o Áudio 3D e a resposta tátil do DualSense, com os seus gatilhos adaptáveis, também funcionam muito bem.

Ghostwire Tokyo chega no fim do mês

No fim das contas, Ghostwire Tokyo agradou em seus dois capítulos iniciais. Uma introdução bacana da trama, que segue bem os eventos do prólogo gratuito lançado há alguns dias, e gera expectativa pelo que está por vir. Tanto em termos de enredo, quanto de gameplay.

Agora, resta esperar dia 25 de março para podermos confirmar as impressões iniciais.