Listas

7 coisas que você precisa saber sobre o PlayStation 5

Especificações, tipo de armazenamento, tecnologias já confirmadas, novo DualShock e muito mais

por Raphael Batista
7 coisas que você precisa saber sobre o PlayStation 5

Mesmo sem data, o lançamento do PlayStation 5 fica mais próximo a cada dia. A Sony ainda mantém estimativa para o fim de 2020, algo que deve mesmo acontecer. Mas antes do grande dia, é importante sabermos mais sobre o console.

E nós reunimos algumas das principais características sobre o videogame next-gen dos japoneses. Este artigo tem o quê de mais importante foi mostrado até agora.

SSD

O SSD (disco de estado sólido) promete ser o principal diferencial. Ainda que, conceitualmente, a unidade de armazenamento do PS5 seja parecida com modelos já populares nos computadores, ela vai oferecer capacidades bem mais elevadas. A Sony explica que o SSD será capaz de ultrapassar taxas de transferência de dados de mais de 5GB/s.

O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, garantiu que o SSD do console da Sony é “o melhor entre as plataformas”, permitindo acesso imediato ao jogo.

1
As diferenças entre o PS4 e o PS5 são claras.

Falando em números, o PlayStation 5 terá um SSD personalizado de 825 GB. Para efeitos de comparação: velocidade será 100x mais rápida que o PS4.

Na prática isso tem um belíssimo benefício: tempos de loadings baixíssimos.

Ray-tracing

O ray-tracing será um recurso importante para os gráficos. Os efeitos de luzes e sombreamentos estarão em níveis jamais vistos em consoles.

Basicamente, o ray-tracing conseguirá calcular a trajetória da luz e como o feixe se comporta nos ambientes. Ou seja, uma recriação do comportamento real. Segundo a Ubisoft e a IO Interactive, a tecnologia fará os jogos se aproximarem dos filmes.

2
O ray tracing ativado (direita) consegue reproduzir uma iluminação mais realista.

Um detalhe importante revelado por Mark Cerny, arquiteto do PlayStation 5, é que o ray-tracing está anexado à GPU via Intersection Engine. Dessa forma, não haverá uma parte dedicada do console para isso, reduzindo os custos do PS5.

Áudio revolucionário

Geralmente, as mudanças de geração são marcadas por um salto visual, porém a Sony quer revolucionar com áudio 3D. Segundo a empresa, a parte sonora terá “um sistema inovador jamais visto”.

Mark Cerny revelou que o áudio 3D no PlayStation 5 será oferecido pela engine Tempest. O recurso entregará um nível sonoro bem mais elevado em relação às gerações anteriores. De acordo com o executivo, o que define a tecnologia é a “presença e localidade”. Dessa forma, os jogadores serão transportados para o mundo dos videogames e ouvirão cada mínimo detalhe.

3
O processo de captura do HRTF reuniu vários formatos de cabeças e ouvidos.

Para exemplificar o poder da tecnologia, os jogadores terão a capacidade de ouvir o barulho da chuva enquanto ela se aproxima, de maneira mais natural. Sons emitidos por objetos serão notados mais facilmente de acordo com a posição de cada um deles.

A experiência sonora será criada a partir de pré-definições de cabeças e/ou ouvidos dos jogadores. A Sony promete continuar expandindo a biblioteca da HRTF – nome dado às informações coletadas dos jogadores e reproduzidas para o console. A tecnologia terá uma evolução constante conforme os usuários utilizem o videogame.

O recurso promete ser tão especial que até ganhou elogios da própria Dolby, uma das maiores empresas especializadas no assunto. A companhia louvou a Sony pela iniciativa em estabelecer “um áudio 3D genuíno”.

4
O áudio no PS5 promete ser inovador e bastante imersivo.

Retrocompatibilidade

A retrocompatibilidade ainda é um assunto um tanto quanto nebuloso. A Sony já confirmou que o recurso estará no PlayStation 5, porém, ao contrário do que muitos esperavam, a tecnologia foi apenas garantida para jogos do PS4 e não para as demais gerações de PlayStation.

A empresa não explicou o porquê da retrocompatibilidade ser restrita, mas o diretor técnico da Cradle Games tentou dar os seus dois centavos de contribuição no assunto. Marc-André Jutras disse que a Sony não deve ter todas as licenças dos jogos antigos e, por isso, seria muito difícil (ou custoso) obtê-las para colocar no PS5.

5
A retrocompatibilidade do PS5 contempla as duas versões do PS4.

Outra situação ainda pouco esclarecida é o catálogo de jogos do PS4 disponíveis no PlayStation 5. A Sony diz ter escolhido 100 jogos da atual geração para estar no novo videogame logo no lançamento. Isso pode significar que nem todos os jogos serão selecionados para a retrocompatibilidade desde o primeiro dia.

Gráficos ultrarrealistas

Recentemente, a Epic Games divulgou uma Tech Demo rodando no PS5 para mostrar as capacidades da Unreal Engine V, o motor gráfico que atuará em vários jogos da próxima geração. Dois recursos serão importantes: Nanite e a Lumen.

O primeiro elemento é a possibilidade de “importar toda a qualidade artística de milhões ou bilhões de polígonos”. No simples: Nanite será o responsável pelos vários detalhes visuais dos jogos. A tecnologia terá uma biblioteca extensa para obter objetos com qualidade cinematográfica.

6
A quantidade de detalhes será um atrativo para a nova engine.

O segundo elemento é focado no sistema de iluminação. Aliado ao ray-tracing, o Lumen conseguirá reproduzir cenas mais dinâmicas ao alterar o ângulo do Sol, ou acender uma lanterna ou abrir um buraco no teto.

7
A iluminação vai recriar as cenas da vida real.

DualSense

O controle DualSense do PlayStation 5 é o mais próximo que temos do visual do console. O controlador fugirá da estética dos seus anteriores e contará com mudanças bem interessantes.

A primeira novidade é a alteração do botão “Share” para a opção “Create”. De acordo com a Sony, o recurso será “pioneiro em modos criativos para os jogadores compartilharem um conteúdo épico de gameplay”. Aparentemente, a empresa continua muito inspirada por Dreams.

8
O botão “Create” ainda ganhará mais detalhes futuramente, mas animou os jogadores.

Um dos elementos destacados pela Sony para o DualSense é o feedback háptico. A tecnologia é um conjunto de fatores para “sensações poderosas”. Por exemplo, os jogadores sentirão a dureza de dirigir um carro na lama ou a rigidez de um arco enquanto empunha a flecha. A imersão alcançará o tato dos jogadores. Para chegar neste nível de experiência, o controle será ainda mais ergonômico.

O DualSense contará com entrada 3.5mm para fones de ouvido, permitindo a conexão com uma grande quantidade de headsets e fones de ouvido auriculares. Além disso, a Sony prometeu uma bateria mais duradoura para o controle (posso ouvir um amém?)

9
O novo controle do PS5 deve trazer uma experiência diferente dos seus antecessores.

Especificações

Compare as especificações do PlayStation 4 com PlayStation 5:

10

 [Extra] – Jogos já confirmados

A Official PlayStation Magazine já listou 38 títulos que chegarão ao PlayStation 5. São jogos third-parties, mas alguns nomes chamam a atenção como Dragon Age 4, The Elder Scrolls 6 e Gothic Remake.

Os exclusivos não foram revelados – se os jogadores não contarem GodFall que também chegará ao PC – mas a apresentação oficial deve acontecer num showcase em breve.

O que não sabemos ainda

  • Desenho do console: como será seu design? Mais parecido com o DualSense ou, quem sabe, com o PlayStation 3?
  • Preço: as especulações sugerem algo em torno de US$ 500.
  • Data de lançamento: fim do ano, OK…mas, quando?