Notícias

Dev explica porque PS5 pode não ter retrocompatibilidade até o PS1

Razões legais impediriam que a Sony estendesse a retrocompatibilidade até o PS1

por Vinícius Paráboa
Dev explica porque PS5 pode não ter retrocompatibilidade até o PS1

Quando a retrocompatibilidade no PS5 foi anunciada, muitos fãs se perguntaram se o recurso iria abranger todos os consoles da Sony. No entanto, a empresa japonesa revelou mais tarde que apenas os jogos de PS4 estariam inclusos na funcionalidade, decepcionando alguns gamers. Agora, por que a companhia tomou essa decisão?

Em entrevista ao GamingBolt, o diretor técnico da Cradle Games (estúdio de Hellpoint), Marc-André Jutras, concordou com a frustração de um ponto de vista da comunidade. Segundo ele, uma máquina poderosa como o PlayStation 5 deveria ser capaz de emular títulos antigos.

Como gamer, é difícil descobrir qual o grande problema. Como o PS5 não é retrocompatível com PS4, 3, 2 e 1? Se eu posso encontrar um emulador para todos esses, e os novos consoles são poderosos como um bom PC gamer, não há razão para todos não rodarem, mesmo com bugs. Eu queria que eles achassem um jeito de resolver o problema e cobrir tudo, mesmo não sendo perfeito.

No entanto, Jutras também cita o que pode ser o grande ‘X’ da questão: licenciamentos. De acordo com ele, várias empresas já deixaram de existir através dos anos e seria difícil conseguir as licenças dos jogos.

Como desenvolvedor, no entanto, eu posso ver onde razões legais acabam sendo chatas, especialmente se o objetivo é vender jogos antigos em lojas. Certas companhias não existem mais e as licenças desses títulos podem ser difíceis de conseguir. Eu também entendo que consoles antigos podem ter um hardware que impede novas máquinas de ler discos velhos.

O PS5 tem janela de lançamento programada para o fim de 2020.