Notícias

Dolby refuta Mark Cerny, mas elogia Sony por áudio 3D no PS5

Dolby diz que sua tecnologia de áudio suporta mais de 32 objetos simultaneamente

por Vinícius Paráboa
Dolby refuta Mark Cerny, mas elogia Sony por áudio 3D no PS5

A Dolby, empresa especializada em áudio, refutou Mark Cerny, o líder técnico da Sony. O dev disse durante a apresentação das specs do PS5, que a máquina não utilizará a Atmos (tecnologia de som da Dolby) por “ser limitada a 32 objetos simultâneos”. A companhia negou o fato, afirmando que ela “pode suportar centenas de objetos ao mesmo tempo”. Apesar da rusga, houve também espaço para elogiar o áudio 3D do console next-gen.

Utilizando seu blog para esclarecer o assunto, a Dolby também pontuou que deve haver um limite de objetos ativos ao mesmo tempo. Segundo a empresa, um exagero na quantidade deles pode causar um ambiente com áudio confuso.

Como tecnologia, a Dolby Atmos pode suportar centenas de objetos simultâneos. Com isso, nós lembramos dos avisos de alguns desenvolvedores dos primeiros games Atmos: objetos são ferramentas fantásticas, mas deve haver uma restrição para o número de objetos ativos ao mesmo tempo. Muitos objetos em movimento podem criar um áudio confuso.

Após refutar a afirmação de Cerny, a Dolby teceu elogios para a Tempest, tecnologia de áudio 3D que estará no PS5. A companhia diz estar feliz em saber que a Sony investe nesta área.

Estamos excitados em saber que a Sony está se dedicando a usar áudio 3D em seu novo console. Equipes de áudio se alegrarão pois terão uma plataforma poderosa para entregar suas criações no PS5. Estamos felizes em ouvir que a Sony se comprometeu a evoluir seu áudio estabelecendo um áudio 3D genuíno.

O PlayStation 5 tem janela de lançamento programada para o fim de 2020.