Notícias

Velocidade do SSD fará PS5 rodar 100x mais rápido que o PS4

Tempos de carregamento também devem ser eliminados

por Vinícius Paráboa
Velocidade do SSD fará PS5 rodar 100x mais rápido que o PS4

Um dos recursos do PS5 que está criando mais hype na comunidade gamer é o SSD. A tecnologia dá o que falar e mais uma vez foi pauta na última reunião corporativa da Sony. De acordo com a empresa japonesa, o “Solid State Drive” do novo console será tão veloz que fará o sistema trabalhar 100x mais rápido que o PS4.

Na página 17 do documento publicado pela companhia, é explicado um pouco mais sobre o que o SSD é capaz de fazer. Além de praticamente extinguir as telas de carregamento, é destacado que a tecnologia terá um potencial gigantesco em comparação ao hardware da atual geração.

  • Para melhorar a sensação de imersão nos games, nós esperamos melhorar não só a resolução do PS5, mas a velocidade dos jogos.
  • Por exemplo, graças ao SSD de alta velocidade, planejamos realizar o processamento de dados dos jogos 100x mais rápidos que o do PS4.
  • Tempo de carregamento dos games devem ser bem mais curtos e os jogadores poderão se movimentar pelos mundos em um instante.

O SSD é parte de um todo. Com um processador mais capacitado a fazer mais cálculos por instante de tempo, é necessário que os dados sejam acessados de uma maneira muito veloz, caso contrário haveria um gargalo no sistema. E este o tal “tempero especial” prometido pela Sony. A unidade de armazenamento vai conseguir oferecer mais rapidamente o que o chip precisar. Só ficam as expectativas para ver, na prática, tantos elogios se materializarem.

CEO da Epic Games elogia SSD do PS5

Tim Sweeney, diretor executivo da Epic Games, disse recentemente que o SSD de 825 GB do PlayStation 5 é o melhor entre todas as plataformas. Ele também afirma que a tecnologia “está muito a frente” de qualquer uma encontrada nos melhores PCs atuais.

O PS5 tem janela de lançamento programada para o fim de 2020.