Notícias

Sony revela oficialmente DualSense, o controle do PS5

"DualSense" será predominantemente branco e terá detalhes pretos

por Vinícius Paráboa
Sony revela oficialmente DualSense, o controle do PS5

A Sony soltou uma grande novidade no final da tarde desta terça-feira (07). A empresa japonesa revelou oficialmente o “DualSense”, controle do PlayStation 5. O modelo será predominantemente branco, com analógicos e gatilhos pretos.

Vamos falar sobre as cores. Tradicionalmente, nossos controladores básicos têm uma única cor. Como você pode ver, desta vez seguimos uma direção diferente e decidimos por um design em dois tons. Além disso, alteramos a posição da barra de luz que fornecerá um extra. No DualShock 4, ele estava na parte superior do controlador; agora fica em cada lado do touch pad, dando uma aparência e sensação um pouco maiores.

1

2

3

O DualSense não terá fios e terá recursos como compatibilidade Tempest 3D AudioTech, feedback háptico, gatilhos adaptáveis ​​nos botões L2 e R2, um desenho mais encorpado e não terá um botão “Share” tradicional. E a Sony explica:

Para os botões, você notará que não há mais um botão “Compartilhar” como o DualShock 4. Não se preocupe – ele não vai embora. De fato, aproveitamos o sucesso do nosso primeiro botão Share para oferecer a você um novo recurso de botão “Criar”. Com o Create, somos novamente pioneiros em novas maneiras de os jogadores criarem um conteúdo épico de gameplay para compartilhar com o mundo ou apenas para se divertir. Teremos mais detalhes sobre esse recurso à medida que nos aproximamos do lançamento.

A empresa explica que decidiu manter intacto aquilo que os jogadores mais gostavam no DS4, adicionar outras funcionalidades e refinar o design. O resultado que estamos conhecendo hoje é fruto de conversas com desenvolvedores e jogadores. A ideia é inovar, mantendo a essência.

O que promete fazer a diferença no momento do gameplay é o feedback háptico, que deve oferecer sensações bem mais profundas. No momento de dirigir um carro em câmera lenta, ou quando atirar flechas, tudo vai ser “sentido” nos dedos.

DualSense também adiciona um conjunto de microfones embutido, que permitirá aos jogadores conversar facilmente com amigos sem um fone de ouvido – ideal para iniciar uma conversa rápida. Mas a empresa recomenda o uso de headsets para conversas mais longas.

DualSense marca uma mudança radical em relação às ofertas anteriores de controladores e captura o quão forte nos sentimos em dar um salto de gerações com o PS5. O novo controlador, juntamente com os muitos recursos inovadores do PS5, será transformador para os jogos.