Notícias

Entenda o “feedback háptico”, uma das novidades do DualSense

Recurso promete trazer imersão para os jogadores

por Vinícius Paráboa
Entenda o

“Imersão” será palavra-chave quando o assunto é o DualSense, o controle do PlayStation 5. Uma das novidades do modelo é o chamado “feedback háptico”, que promete trazer uma experiência ainda mais divertida ao gamer. Mas afinal de contas, o que o recurso trará de diferente ao gameplay?

Como a própria Sony define em postagem no PlayStation Blog, a novidade é um conjunto de “sensações poderosas” pelas quais o jogador passará ao jogar um game. Por exemplo, dará para sentir a dureza de dirigir um carro na lama em títulos de corrida.

Nós adotamos o feedback háptico, que adiciona uma variedade de sensações poderosas que você sentirá ao jogar, como a dureza de dirigir um carro pela lama. Também incorporamos gatilhos adaptáveis nos botões L2 e R2 do DualSense, para que você sinta a tensão de suas ações, como ao sacar um arco e atirar uma flecha.

A palavra “háptico” é definida por ser um adjetivo que se refere ao tato. Então, ao segurar o controle, o jogador praticamente estará na pele do personagem in-game e poderá “sentir” alguns de seus movimentos. A Sony citou sacar um arco e atirar uma flecha, como exemplo de imersão neste caso.

Atualmente, esta tecnologia envolve a vibração do controle. No Nintendo Switch, existe o HD Rumble, que dá uma resposta sensorial tática extremamente precisa ao executar movimentos dentro do jogo. Tomando como exemplo o game “1, 2 Switch”, o HD Rumble envia sensações vibratórias, que percorrem o corpo do dispositivo sendo assim possível simular realisticamente sacar uma arma, ordenhar vacas ou jogar tênis de mesa.

Tudo sobre o DualSense

O canal do MeuPlayStation no YouTube trouxe todos os detalhes do DualSense em forma de vídeo. Se quiser ficar inteirado sobre a novidade, basta clicar no play.

O PS5 tem janela de lançamento programada para o fim de 2020.