Notícias

Vem, nova geração: Unreal Engine V é revelada no PS5 com visual incrível

Próxima geração vem com muita força! Demonstração foi bem impressionante...

por Raphael Batista
Vem, nova geração: Unreal Engine V é revelada no PS5 com visual incrível

O grande anúncio de hoje na Summer Game Fest já foi feito: a Unreal Engine V, novo motor gráfico para games de próxima geração, foi revelada com uma demonstração no próprio PlayStation 5.  O diretor técnico de gráficos, Brian Karis, e o diretor de arte, Jerome Platteux, descreveram algumas das principais características da engine.

Duas novas tecnologias receberam mais destaques: o recurso “Naninte”, que é uma geometria micropoligonal virtual, permitindo a liberdade aos artistas de criarem detalhes geométricos que os olhos consigam enxergar e o “Lumen”, uma iluminação global dinâmica completa que reage imediatamente às mudanças de luzes dos cenários.

A demo também detalha recursos next-gen já disponíveis no Unreal Engine 4.25, como melhorias no Niagara VFX, física e destruição do Caos, aprimoramentos no sistema de animação e avanços no áudio. O Unreal Engine 4.25 também inclui suporte para consoles de última geração.

As equipes de desenvolvimento que optarem pela Unreal Engine V terão recursos bastante sofisticados para explorar em suas criações. Talvez seja este o momento onde, finalmente, os jogos de videogame se confundirão com live-actions.

Nanite

Nanite promete oferecer aos desenvolvedores de jogos recursos jamais vistos. Segundo a Epic, este elemento é “capaz de importar para a Unreal Engine toda a qualidade cinemática artística de milhões ou bilhões de polígonos.”

A geometria Nanite será dimensionada em tempo real e não haverá perca de qualidade neste processo. A equipe utilizou a extensa biblioteca Quixel Megascans para obter objetos com qualidade cinematográfica.

1

Lumen

A outra grande novidade é um complexo sistema de iluminação. O sistema “processa inter-reflexão difusa com reflexos infinitos e reflexos especulares indiretos em ambientes enormes e detalhados, em escalas que variam de quilômetros a milímetros.” Em palavras mais compreensíveis: o recurso Lumen permitirá criar cenas mais dinâmicas, ao alterar o ângulo do sol, acender uma lanterna ou abrir um buraco no teto.

O Lumen não irá precisar aguardar pelo término dos feixes e criação dos UVs dos mapas de luz. Haverá uma enorme economia de tempo no Unreal Editor e a iluminação será a mesma quando o título for executado nos consoles.

2

A Epic Games ainda destaca que o PS5 “proporciona um aumento dramático na largura da banda de armazenamento” para a Unreal Engine V. O futuro parece bastante promissor com a nova tecnologia que estará disponível em algum momento de 2021.