God of War Ragnarok: tudo o que foi revelado até aqui
Vilões, Fimbulwinter, fim da saga nórdica e muito mais
God of War Ragnarok está chegando, e os fãs da franquia mal podem esperar para desbravar os Nove Reinos com Kratos e Atreus. A sequência resolverá diversos assuntos que ficaram em aberto no último jogo, e a Santa Monica já divulgou diversas informações sobre ela.
Para te deixar por dentro de tudo que já foi divulgado até aqui, separamos as principais informações sobre o título. Quem são os principais vilões? Como Atreus lida com seu papel no destino do mundo nórdico? Por qual motivo serão apenas dois jogos e não uma trilogia? Temos as respostas.
Cuidado, alguns spoilers sobre o God of War de 2018 são mencionados abaixo. Se você jogou, siga em frente com a leitura, caso contrário, é melhor deixar para conferir depois de zerar o título.
Kratos e Atreus querem parar o Ragnarok
Em God of War Ragnarok, a relação entre Kratos e Atreus terá mais capítulos de tensão. O filho do espartano quer descobrir mais sobre sua participação no Ragnarok, já que ficamos sabendo que ele é Loki no final do jogo de 2018.
Por outro lado, o Fantasma de Esparta se tornou um “guerreiro calmo e racional”, querendo evitar que esse apocalipse nórdico aconteça. As forças de Asgard já estão em busca da dupla, mas eles farão de tudo para resistir à investida dos deuses.
Como dito por Mimir em uma das publicações recentes da PlayStation, Atreus evoluiu o suficiente para tentar sair da sombra do pai, mas seu dever como Loki tem causado problemas, deixando ele bastante curioso acerca de tudo. Já Kratos está mais “orgulhoso e cauteloso” do que nunca e fará de tudo para proteger seu filho.
Na sinopse divulgada pela Santa Monica, “ Kratos e Atreus terão de escolher entre a segurança de sua família e a segurança dos reinos”. Que venha o Ragnarok.
Atreus não é mais um garoto
Enquanto o filho do espartano vive uma briga interna para saber mais sobre Loki, ele também passa a ser mais independente durante o gameplay. Seja na exploração ou ao iniciar os combates, Atreus estará mais participativo na sequência.
Freya e Thor prometem dar trabalho
God of War Ragnarok não é o programa “Casos de Família”, mas possui vários conflitos em aberto para serem resolvidos. Enquanto Freya, que teve seu filho Baldur morto por Kratos e Atreus, jurou perseguir o protagonista até o fim dos tempos, uma nova ameaça surge para o segundo jogo: Thor, o deus do trovão.
Segundo a Sony, a batalha contra o corpulento Aesir acontecerá nos momentos iniciais. O embate será épico, mas parece que não resolverá quem foi o vencedor do confronto. Thor, além de lançar trovões, fará Kratos duvidar da forma como vem criando Atreus.
Esses dois primeiros citados acima serão os principais vilões da narrativa, mas não se esqueçam que também teremos Odin, o Pai de Todos, incluído na história.
Muita coisa pode rolar e a profecia do Ragnarok, segundo o diretor Eric Williams, acontecerá com absoluta certeza, se não, o jogo não teria esse nome.
Ruivo e forte, o Thor do jogo é mais fiel à mitologia nórdica
A imagem de Thor pode ser facilmente ligada à que é apresentada pelo Universo Cinematográfico da Marvel: loiro, malhado, galã e engraçado. Porém, nos contos não é bem assim.
Nas Eddas, coletânea de textos referentes aos feitos das divindades e principal fonte sobre a mitologia nórdica, ele era descrito com uma “robustez extraordinária” que nem lhe permitia acessar a Bifrost — os deuses temiam um desabamento do portal, caso ele tentasse.
Em uma das histórias, um gigante enganou Thor e o fez beber a água de um chifre ligado ao oceano. Sua animação para esvaziar o recipiente nessa alucinação foi tanta, que os níveis das marés baixaram.
Tyr está vivo
Kratos contará com um reforço de peso para tentar parar o Ragnarok: Tyr, o deus da guerra da mitologia nórdica. O plano do grupo ainda é um mistério, mas o engenhoso criador marcou presença com suas invenções em God of War (2018).
Outros novos rostos te aguardam no Ragnarok
Além de Tyr, Thor e Odin, outros dois novos rostos serão apresentados em God of War Ragnarok: Angrboda e Durlin.
Angrboda é uma das últimas Gigantes que restaram. Depois de tudo o que aconteceu em Jötunheim, ela se manteve nas sombras por muitos anos à espera do momento certo para aparecer. Além disso, é a chave para concretizar uma profecia misteriosa dos Jötnar.
Você terá suas respostas em breve. Bem, algumas delas.
Na mitologia nórdica, ela é o amor da vida de Loki, mas não sabemos como os criadores abordarão essa relação dentro do jogo.
Durlin, que foi procurado por Kratos e Atreus em um dos trailers, parece ser a chave para encontrar Tyr e uma possível forma de parar o Ragnarok. Seu papel, assim como a profecia envolvendo Angrboda, ainda é desconhecido.
O Fimbulwinter afetará os Nove Reinos, todos exploráveis
O Fimbulwinter, inverno prolongado que precede os eventos do Ragnarok, afetará os Nove Reinos do mundo nórdico de maneiras diferentes. Confira o que disse o diretor Eric Williams:
Isso não significa que todos os reinos estão afetados pela neve, acho que é um nome impróprio… Fimbulwinter é um evento que altera os reinos de diferentes modos. Midgard é o epicentro cataclísmico, então, vamos dizer assim, está praticamente congelada.
Também vale ressaltar: os Nove Reinos serão exploráveis em God of War Ragnarok. Dessa vez, teremos a chance de conhecer Vanaheim, Svartalfheim e Asgard.
Desde o início, God of War Ragnarok era planejado para PS4
God of War Ragnarok foi planejado desde o início como um jogo crossgen — com versões para PS4 e PS5. Segundo a Santa Monica, o desenvolvimento para a geração anterior de consoles não prejudicou em nada a qualidade final do produto.
Além disso, Mihir Sheth, designer chefe de combate do estúdio californiano, revelou que o game “levará o PS4 ao seu limite”, e os jogadores da antiga e nova geração terão uma “experiência semelhante” no gameplay.
Nem tudo saiu no tempo planejado
A produção de God of War Ragnarok não correu perfeitamente como o planejado. Segundo os desenvolvedores da Santa Monica, além da pressão para superar o sucesso do game de 2018, as dificuldades da pandemia da COVID-19 atrapalharam bastante.
Por esse motivo, as sessões de capturas de movimento não correram como o esperado e algumas improvisações precisaram ser feitas. Ao longo dos meses, o estúdio se adaptou e conseguiu, mesmo com alguns devs trabalhando à distância, alinhar tudo perfeitamente.
Outro contratempo aconteceu com Christopher Judge, ator de Kratos. Em suas redes sociais, o responsável pelo mocap e dublagem do espartano disse que passou por uma cirurgia nas costas, quadris e joelhos — adiando sua participação.
Judge agradeceu a Santa Monica pela paciência e revelou que estranhou a mudança na direção para a sequência — e até cogitou abandonar a sequência. No fim das contas, a troca de Cory Barlog por Eric Williams o deixou feliz após alguns dias de trabalho.
Outro “contratempo” aconteceu com o ator de Atreus, Sunny Suljic. A puberdade não atingiu somente o filho do espartano dentro do jogo no final das contas. A voz do responsável pelos movimentos e dublagem também mudou, por isso, seu áudio teve de passar por um processo de mixagem.
Que trajetória, hein.
Cory Barlog pediu para serem apenas dois jogos
Cory Barlog não é o diretor da sequência e atua “apenas” como produtor e conselheiro de God of War Ragnarok. No entanto, partiu dele a ideia de serem feitos apenas dois jogos para a conclusão da saga nórdica.
Como consequência disso, o game ficou maior do que se imaginava no começo, segundo os roteiristas e produtores. Dessa forma, a quantidade de momentos importantes e cenas épicas promete entreter os jogadores ao longo do gameplay.
Mas afinal de contas, como Cory participou de God of War Ragnarok? Ele respondeu nas redes sociais qual foi o seu papel:
Im the creative director for the studio.
So I worked with Eric through the project, but this is his vision and his and the teams game.
I was like a creative ref, coach and cheerleader.
— golrab of the frost (@corybarlog) October 26, 2022
Sara: O quão envolvido você esteve com o Ragnarok? Mal posso esperar pelo jogo!
Cory: Sou o diretor criativo para o estúdio. Então eu trabalhei com o Eric durante o projeto, mas esse é a visão dele e um jogo de sua equipe. Fui uma espécie de referência criativa, treinador e líder de torcida.
Por que God of War Ragnarok será lançado em uma quarta-feira?
A resposta é simples: 9 de novembro cai no “Dia de Odin”, a quarta-feira. Isso porque “Wednesday” é uma variação de “Woden”, nome do Pai de Todos no inglês antigo. Há Nove Reinos em God of War Ragnarok, mas a Santa Monica só confirmou a ligação com o Aesir até então:
Nov 9 = Wednesday = Odin's Day = Coincidence????
— Santa Monica Studio – God of War Ragnarök (@SonySantaMonica) July 6, 2022
9 de novembro = Quarta = Dia de Odin = Coincidência????
God of War Ragnarok é o “mais acessível de todos” da franquia
Mila Pavlin, designer chefe do setor de experiência de usuário da Santa Monica, disse em entrevista recente que God of War Ragnarok é o “mais acessível de todos” da franquia. O estúdio implementou 60 ferramentas de acessibilidade na sequência para que mais pessoas possam usufruir da experiência.
Gameplay de God of War Ragnarok será muito versátil
A Santa Monica trouxe muita verticalidade para o gameplay de God of War Ragnarok. Os jogadores terão novas mecânicas de exploração, combate e já começarão a aventura em posse do Machado Leviatã e das Lâminas do Caos – e contarão com novos escudos para Kratos.
Jogamos God of War Ragnarok, e ele corre um sério risco…
Se God of War Ragnarok será um grande sucesso, ainda é cedo para dizer, mas segundo nossa prévia, ele já é melhor que o de 2018. Quem jogar, corre um sério risco de queimar a língua por achar que é apenas um DLC. A sequência vem quente. Veja aqui!