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God of War Ragnarok é o “mais acessível de todos” da franquia

Recursos de acessibilidade foram destacados por dev em entrevista

por Jean Azevedo
God of War Ragnarok é o “mais acessível de todos” da franquia

Em entrevista ao youtuber Steve Saylor, Mila Pavlin, designer chefe do setor de experiência de usuário da Santa Monica Studio, falou sobre os recursos de acessibilidade de God of War Ragnarok. Segundo ela, esse será o “mais acessível de todos” da série.

Conforme a Sony revelou anteriormente, serão 60 maneiras de ajustar o título para que uma maior audiência possa se aventurar pelos Nove Reinos. Segundo Pavlin, o estúdio californiano levou o assunto a sério e tomou uma frase dita por Kratos durante o primeiro jogo como inspiração: “Não peça desculpas. Melhore.”

God of War Ragnarok terá legendas de tamanho e cores editáveis, descrição das cenas via áudio e muitos outros recursos de acessibilidade. Questionada sobre como isso foi feito e se os demais estúdios da PlayStation ajudaram com essas ferramentas, ela disse o seguinte:

Bem, o incrível de trabalhar na PlayStation e na conexão com esses estúdios que fizeram esses jogos tão acessíveis… você olha para jogos como The Last of Us Part II e aquilo foi espetacular, aquele jogo saiu do nada e nós estávamos no meio da produção quando ele foi lançado. Tínhamos essa base, pois começamos a implementar a acessibilidade desde o primeiro dia, e quando vimos o que saiu vimos que provavelmente conseguiríamos fazer aquilo. 

Pavlin ainda revela ter buscado inspiração nos vídeos de Saylor, que é cego, para formular algumas das ferramentas de acessibilidade:

Existiam alguns recursos, como o modo de alto contraste, que foram diretamente inspirados em um de seus vídeos, e começamos a pensar em como fazer aquilo no nosso motor gráfico e do nosso jeito. Tiramos inspirações, mas adaptamos no nosso mundo, para ser da nossa maneira. E é importante pois compartilhamos essas informações entre os estúdios e com o público geral para todos terem acesso a isso.

Você pode conferir a entrevista completa (em inglês) abaixo:

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