Especiais

Bola de cristal! O que vem por aí no futuro do PlayStation?

Estúdios PlayStation estão desenvolvendo 25 jogos e quase metade são IPs novas. O que podemos esperar para os próximos anos? 

por Pedro Sciarotta
Bola de cristal! O que vem por aí no futuro do PlayStation?

A indústria dos games é movida pelo hype. Os jogadores sempre querem saber o que está por vir, seja por meio de trailers, anúncios ou lançamentos. Em entrevista para o PlayStation Blog, Hermen Hulst, diretor do PlayStation Studios, soltou novidades e deu algumas dicas sobre o futuro dos games produzidos pela Sony.

Uma informação dada por Hulst chama a atenção: o PlayStation Studios possui 25 títulos em desenvolvimento no momento, sendo quase metade de IPs novas. Um prato cheio para especularmos sobre os jogos que veremos nos próximos anos, certo?

Para começar, temos jogos já revelados, como Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, da Insomniac Games, com lançamento no dia 11 de junho. A Insomniac vive uma grande ascensão desde o lançamento de Marvel’s Spider-Man, em 2018, que levou o estúdio a ser comprado pela Sony no ano seguinte. Será que após o novo Ratchet & Clank teremos um retorno ao mundo do Homem-Aranha, que já ganhou uma expansão com Miles Morales?

O grande título da Sony para 2021, no entanto, é Horizon Forbidden West. A nova aventura de Aloy promete cenários belíssimos com mais verticalidade, equipamentos diferentes e muitos animais-robôs para enfrentar. Previsto para o final do ano, o desenvolvimento de Horizon Forbidden West está “com o ritmo certo”.

Assim como Marvel’s Spider-Man para a Insomniac Games, Horizon Zero Dawn (2017) também marcou um novo degrau para a Guerrilla Games, após uma década em Killzone. Isso mostra como novas IPs podem ser bem recebidas e elevar o padrão de um estúdio, o que explica a Sony continuar apostando em novas franquias.

O mesmo pode ser dito da Sucker Punch, que saiu da zona de conforto e criou Ghost of Tsushima (2020), após anos trabalhando em jogos da série inFAMOUS. GoT encantou por seu belo mundo aberto e por seu combate apurado, e o sucesso poderia indicar facilmente uma sequência. Em abril, no entanto, uma vaga de emprego da Sucker Punch procurava alguém para trabalhar em um “jogo multiplayer espectacular”. Vale lembrar que o próprio Ghost of Tsushima recebeu um modo multiplayer gratuito que ninguém esperava. Será que a Sucker Punch vai se aprofundar em um novo gênero?

Aloy, personagem de Horizon Forbidden West, enfrentando um grande mamute mecânico revela os vários detalhes de Horizon Forbidden West
Horizon Forbidden West deve ser o principal lançamento da Sony para 2021

God of War em 2022

Ficou preocupado ao ler a palavra “multiplayer”? Não precisa. Vira e mexe, a indústria volta com a discussão sobre se “os jogos single-player estão morrendo”, mas Hulst demonstra comprometimento com aquele tipo de jogo que faz sucesso no PlayStation.

Jogos para um jogador e baseados em narrativa são o nosso DNA. Adoramos criar jogos assim, e enquanto os gamers continuarem curtindo, continuaremos criando.

Além de Horizon Forbidden West, outro exemplo desse tipo de jogo é o próximo God of War, adiado para 2022. Convenhamos, o adiamento do título da Santa Monica Studio era esperado, já que o jogo parecia estar em estágio inicial de desenvolvimento quando recebeu um teaser com a data.

O que não era esperado, no entanto, é a informação de que God of War “Ragnarok” – entre aspas, já que o nome ainda não foi oficializado – sairá também para o PlayStation 4, além do PS5. O mesmo vale para Gran Turismo 7, da Polyphony Digital, que também chega em 2022 e será “crossgen”.

Para quem possui um PS4, é ótimo poder jogar os novos lançamentos sem precisar comprar um console novo. Hermen Hulst ressaltou que não pode “abandonar” os mais de 110 milhões de proprietários de um PS4 e que isso também não seria bom para os negócios. 

Essa fala de Hulst aponta para um dilema comum durante as trocas de geração: a base instalada. Ao mesmo tempo que um jogo exclusivo para PS5 poderia impulsionar as vendas do novo console, o título pode vender mais se estiver disponível para o console anterior. O próprio Hulst ressalta o impasse dizendo que é importante mostrar o poder do PS5, como em Returnal e Ratchet & Clank.

No entanto, é válida a preocupação de que lançamentos que incluam a geração anterior possam ter seu potencial atrapalhado. Pensando não apenas na parte técnica – já que as versões de PS5 podem ser mais parrudas na resolução e no desempenho –, mas em possíveis ideias capadas para fazer o jogo rodar no PlayStation 4, um hardware de 2013 (!). 

Novo God of War foi adiado para 2022.
O próximo God of War foi adiado para 2022, como era de se esperar

Novas IPs e parceiros

Na entrevista para o PlayStation Blog, Hermen Hulst cita dois estúdios que estão produzindo novas propriedades intelectuais: Bend Studio e Asobi Team.

Alguns jogadores ficaram desapontados com o fato de o Bend Studio não estar produzindo uma sequência para Days Gone, mas o próximo jogo do estúdio também será de mundo aberto e utilizará sistemas criados para o jogo anterior. Uma vaga de emprego listada em abril aponta que “veículos” estão envolvidos. Com a motocicleta como um dos pontos fortes de Days Gone, seria um erro esquecer os meios de transporte nesse novo mundo aberto.

Já o Asobi Team – que nasceu como uma equipe dentro do Japan Studio – virou um estúdio próprio. Um novo status para alçar voos maiores após o desenvolvimento de Astro’s Playroom, que se mostrou um ótimo jogo de aventura, capaz de explorar os recursos do controle DualSense e de servir como ode aos 25 anos de história do PlayStation. Segundo Hulst, o estúdio – “de nível mundial” – está criando uma nova franquia com apelo global e para todas as idades.

Hermen também fala sobre parcerias. Haven, um estúdio independente de Montreal, está criando uma nova IP sobre a qual não há nenhuma informação. O estúdio foi criado por Jade Raymond, veterana da indústria e eternamente lembrada por criar Assassin’s Creed. Já o Firewalk Studios, estúdio que nasceu em 2018, também formado por veteranos, está criando um novo jogo multiplayer para a Sony.

Imagem de capa do jogo Astro Bot, da PlayStation, com o protagonista no centro segundo um PS VR em sua cabeça
O Team Asobi, de Astro Bot e Astro’s Playroom, virou o principal estúdio da Sony no Japão.

PlayStation nos PCs

Outra novidade recente da Sony é o lançamento de seus jogos para PC. Horizon Zero Dawn foi o primeiro da fila e, apesar de um lançamento com problemas técnicos, o jogo teve um ótimo resultado em vendas. Mais recentemente, foi a vez de Days Gone aparecer nos computadores.

O executivo diz que esse é apenas o começo do planejamento para PC, já que a Sony está buscando novos jogadores que ainda não aproveitaram esses títulos. O diretor, no entanto, destaca que Days Gone chegou ao PC dois anos após o lançamento no PS4, e que “o PlayStation continuará sendo o melhor lugar para jogar os títulos do PlayStation Studios na data de lançamento”. Um recado claro de que os títulos exclusivos terão uma janela de tempo antes de aparecerem em outros lugares.

Silhueta de Deadon com uma motocicleta e imagem preta escrita Days Gone
Nada de Days Gone 2: o Bend Studio trabalha em uma nova IP

Anúncios e rumores

Entre indies e jogos AAA, não chegamos nem na metade dos tais 25 jogos em desenvolvimento, o que mostra que há muito para ser revelado nos próximos meses (e anos).

Será que o próximo jogo da Naughty Dog – que certamente levará muitos anos para ficar pronto – vai ser uma terceira parte para The Last of Us? Aliás, ainda não esquecemos de Facções, a recriação do aguardado modo multiplayer de TLOU, que está sem novidades há um bom tempo.

Quais os planos da Media Molecule após Dreams? Como será o lançamento de Abandoned, exclusivo de terror fotorrealista? Será que o Kojima está trabalhando novamente com a Sony? Há rumores de um estúdio em San Diego que poderia estar trabalhando em um novo Uncharted… Na indústria dos games, a espera por novidades é longa, o que costuma tornar cada anúncio ainda mais especial.