Notícias

PlayStation trabalha em 25 exclusivos de PS5; quase metade são novas IPs

Em entrevista, Herman Hulst, presidente da PlayStation Studios, disse que os projetos variam entre indies e AAAs

por Valdecir Emboava
PlayStation trabalha em 25 exclusivos de PS5; quase metade são novas IPs

Lançado em novembro do ano passado, o PS5 logo se tornou sucesso no mercado por conta de suas funcionalidades. Entretanto, muitos ainda estão receosos de entrar na nova geração por conta da pouca quantia de exclusivos inéditos da plataforma. Se você é desse time, então alegre-se: Hermen Hulst, presidente da PlayStation Studios, confirmou que a empresa trabalha em 25 títulos first-party — quase metade são novas IPs.

A revelação foi feita nesta quarta-feira (12), em entrevista ao portal Wired. É válido ressaltar, no entanto, que a quantidade generosa de jogos provavelmente estão a anos de distância de serem lançados.

Capas de jogos exclusivos da PlayStation, que também estão disponíveis no PS5

Outro importante ponto a ressaltar é que, possivelmente, esses exclusivos de PS5 variam entre pequenos a grandes projetos, de indies a AAAs. Alguns desses títulos também podem estar sendo desenvolvidos em parcerias com produtoras de fora da Sony, como Haven e Firewalk. Hulst disse o seguinte:

Há uma variedade incrível de origem em diferentes regiões. Grandes, pequenos e diferentes gêneros.

Além disso, também foi revelado na entrevista que a Ember Labs, estúdio de Kena: Bridge of Spirits, aparentemente deu início a uma nova produção, que deve aproveitar ao máximo as funcionalidades do console de nova geração da Sony. Por ora, a empreitada ainda segue no anonimato e sem detalhes revelados.

Pesquisa diz que PS5 é o console mais popular para se desenvolver games

A pesquisa State of the Game Industry 2021 revelou que o PS5 é o console mais popular para se desenvolver games — segundo os mais de 3.000 profissionais entrevistados. O hardware da Sony teve preferência de 44% dos devs, enquanto o Nintendo Switch aparece logo depois, com 38%. Confira mais detalhes!