Potencial desperdiçado: 5 jogos que mais desapontaram em 2021
As decepções do ano ficam para eFootball, Aliens: Fireteam Elite, Diablo II Resurrected, GTA The Trilogy e Battlefield 2042
Nem parece, mas já estamos quase prontos para nos despedirmos de mais um ano. Foi um bom momento para a indústria de games, graças a grandes lançamentos como Returnal, Deathloop, It Takes Two e tantos outros. Mesmo com ótimos nomes no catálogo, nem tudo é perfeito — por isso, elencamos esta lista com os 5 jogos que desapontaram em 2021.
Algumas aventuras e jornadas surpreendem com experiências incríveis, sendo merecidamente reconhecidas como as favoritas da opinião pública — enquanto outras são registradas na história como decepções. Sabe aquele gostinho amargo de potencial perdido que fica logo após uma estreia frustrada? É sobre isso que falaremos a seguir!
Os 5 jogos que desapontaram em 2021
eFootball 2022
Apesar da nossa lista não estar em qualquer tipo de escala, não dá pra começar por outro a não ser por eFootball. O substituto do Pro Evolution Soccer chegou ao mercado com a promessa de ser um passo ousado para Konami, substituindo o formato convencional pelo modelo free to play.
Mas nada saiu como esperado. o jogo estreou nos gramados repleto de problemas, não só bugs, mas estruturais, o que pode prejudicar o futuro do projeto. O estrago foi tanto, que a própria Konami pediu desculpas. Só nos resta aguardar por uma virada em 2022.
Aliens: Fireteam Elite
Um shooter no melhor estilo Left 4 Dead, com classes de soldados e uma boa variação de raças distintas de Xenomorfos? É uma temática bem interessante, mas prejudicada pela mesmice e a falta de criatividade — além de empecilhos técnicos aqui e acolá.
Aliens: Fireteam Elite estreou com problemas que atrapalhavam a progressão do jogo. Pegar uma simples caixa de munição era uma tarefa árdua, porque um bug impossibilitava essa ação. Isso sem mencionar a falta de opções na customização e na variedade dos cenários, algo que deixou o game repetitivo.
Diablo II: Resurrected
Pegar um dos maiores RPGs da Blizzard e adicionar uma camada de tratamento deveria ser uma tarefa tranquila para a empresa, mas não foi bem isso que ocorreu. Servidores instáveis e filas de espera gigantescas eram apenas alguns dos problemas no lançamento de Diablo II: Resurrected.
Posteriormente, nem quem conseguiu superar os obstáculos acima saiu impune. Alguns até tiveram seus personagens presos após voltarem ao jogo, como se ainda estivessem ativos no server do game. Um baita banho de água fria nos fãs que esperavam reviver a aventura em sua melhor forma.
GTA The Trilogy — The Definitive Edition
Às vezes, o preço para reviver um clássico atemporal é muito alto e GTA The Trilogy prova este ponto. GTA III, GTA Vice City e GTA San Andreas são considerados como os maiores nomes do PS2 e a Rockstar prometeu um remaster com otimizações gráficas e reformulação total do gameplay para o melhor estilo GTA V. O desfecho dessa história não foi dos melhores.
O valor sugerido de R$ 299,90 na PS Store, alto para um jogo com melhorias pontuais, não foi nem de longe a maior decepção aqui. Modelagem esquisita, bugs bizarros e problemas de crash foram só alguns dos contratempos de lançamento.
Battlefield 2042
Com promessas de revolucionar a franquia, Battlefield 2042 passou longe de qualquer revolução. Elementos como veículos diversos, mapas enormes e destruições em grande escala realmente fazem parte da fórmula aqui. Porém, é só isso e acabou.
O beta fechado levantou preocupações sobre um grande número de recursos ausentes — mesmo com o relato do estúdio de que ocorreu tudo bem. Além disso, mudanças no gameplay também foram mal recepcionadas, fazendo a comunidade deixar o título aos poucos. Todos esses problemas, alinhados a bugs e a falta de opções no arsenal, tornaram a nova produção da série uma experiência morna.
Curtiu a lista com os 5 jogos que desapontaram em 2021, caro leitor? Qual a sua decepção do ano? Comente na sessão abaixo!