Especiais

Hype E3 2018: tudo o que você precisa saber sobre Death Stranding

Novo jogo de Hideo Kojima ainda é um mistério, mas a E3 2018 poderá desvendá-lo.

por Bruna Mattos
Hype E3 2018: tudo o que você precisa saber sobre Death Stranding

Uma palavra define completamente o sentimento em relação a Death Stranding até agora: contradição.

Como é possível tanta gente estar empolgada com game do qual quase nada se sabe? Só Hideo Kojima, o criador do projeto, sabe a resposta. Provavelmente ele é o dono da fórmula do hype incontestável. Basta um belo vídeo bem editado e com zero sentido, para deixar toda uma legião de fãs com a pulga atrás da orelha, elaborando as teorias mais malucas possíveis pela internet… Basta a frase “a Hideo Kojima game” para despertar o interesse instantâneo do público.

De volta nos braços do povo

Death Stranding foi anunciado em um período de reviravoltas para Hideo Kojima. O desenvolvedor e seu estúdio, a Kojima Productions, passaram por uma crise ainda pouco esclarecida com a Konami, o que implicou na saída dele e de vários colegas de trabalho da empresa.

O comportamento de outros membros da indústria demonstrou que a situação teria sido um tanto injusta com Kojima, que saiu logo após o lançamento de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain e com o projeto Silent Hills completamente em aberto.

Kojima e seu estúdio acabaram sendo “acolhidos” pela Sony, garantindo ao PlayStation 4 um parceiro e tanto para grandes jogos exclusivos. A principal vantagem para o desenvolvedor seria a liberdade criativa sem amarras burocráticas, problemas que ele teria enfrentado com a Konami anteriormente.

Não entendi nada, mas quero

Death Stranding já recebeu três trailers, mas na real ninguém sabe nada sobre a história do jogo, estilo de gameplay, gênero, quem é mocinho ou vilão… Tudo o que se sabe oficialmente é que Death Stranding será um jogo de mundo aberto, que conta com um elenco de peso e gráficos incríveis gerados pela Decima, engine desenvolvida pela Guerrilla Games.

Logo de cara, o que salta aos olhos são as presenças de personagens interpretados por Norman Reedus, o Daryl de “The Walking Dead”; Mads Mikkelsen, o Hannibal da série de TV de mesmo nome; e Guillermo del Toro, amigo pessoal de Kojima e, agora, dono de estatuetas do Oscar de Melhor Filme e Melhor Diretor por “A Forma da Água”. Já se sabe que Troy Baker, o Joel de “The Last of Us” participará do jogo e existem rumores sobre a presença da atriz Diane Kruger, de “Bastardos Inglórios, no elenco.

A trama ainda é difícil de decifrar, inclusive para os atores envolvidos nos projeto. Mads Mikkelsen chegou a dizer que entendeu a história de Death Stranding, “mas só um pouco”. Se você tá perdido assim, imagina a gente, Mads?

Até o momento é difícil dizer qual será o estilo de Death Stranding também, já que Hideo Kojima promete trazer algo inédito: “uma jogabilidade que não se enquadra em nenhum termo pré-estabelecido”.

Norman Reedus, que interpreta o protagonista do jogo, se limitou a dizer que o conceito do jogo “é estonteante”. Segundo o ator, “o jogo é sobre estabelecer contatos físicos”. Recentemente, Mikkelsen também chegou a dizer que o jogo irá “envolver a colaboração global entre jogadores em várias partes do mundo“. Este conceito pode não ser exatamente inédito, visto que uma das missões de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain envolve a ação conjunta de todos os jogadores para “desarmarem o mundo das armas nucleares”, destruindo suas próprias bombas.

No meio de toda esta confusão, Kojima dá de ombros e diz que “os trailers estão cheios de dicas”. E é provável que estejam, mesmo. Quem é fã de Metal Gear bem sabe que algumas questões importantes dos jogos são colocadas nos trailers deliberadamente, mas boa parte do público não é capaz de enxergar.

Parece que o enigma por trás da trama de Death Stranding não vai ficar claro nem mesmo para os jogadores após o jogo sair. Mark Cerny, arquiteto-chefe do PS4, já teve a oportunidade de experimentar o game e disse que as coisas “só começam a fazer sentido depois de 4 ou 5 horas de jogatina”.

Rumores

Parece que nem Hideo Kojima está livre dos vazamentos em uma E3 cheia de informações que acabaram sendo divulgadas antes da hora programada. Um usuário do 4chan – que não é um fonte lá muito confiável, mas está surpreendendo ultimamente – divulgou algumas das novidades sobre Death Stranding que podem estar a caminho.

Segundo a tal postagem, o jogo terá uma série de interações multiplayer no estilo PvP, de forma que jogadores poderão “entrar no jogo um do outro” e causar alterações ao estilo “Efeito Borboleta”. Death Stranding também envolverá questões de viagem no tempo. Para saber mais detalhes, acesse o post com um resumo dos rumores.

Death Stranding na E3 2018

1

Death Stranding será um dos “quatro grandes” jogos da PlayStation a serem exibidos com total destaque durante a conferência da empresa na E3 2018.

É difícil esperar por uma data de lançamento. Projetos de Hideo Kojima costumam levar longos períodos de desenvolvimento e talvez não haja uma previsão de chegada do game (que, segundo rumores, ficou lá pra 2020). No entanto, espera-se que vejamos o primeiro gameplay do jogo, já que até o momento só foram apresentados trailers cinemáticos.

Anote na agenda: o showcase da Sony na E3 2018 acontece na próxima segunda feira, dia 11 de junho, às 22h do horário de Brasília. Para saber dias e horários das próximas conferências, acesse a nossa agenda do evento.

Leia também: