Um ano de The Last of Us 2: 10 curiosidades sobre o game que talvez você não saiba
O esmero pela trilha sonora, a riqueza nos detalhes e a maestria do game design, tornam a obra um jogo a frente do seu tempo
Nem parece, mas The Last of Us 2 está completando o seu primeiro ano. Durante essa longa jornada de 365 dias, é indiscutível que o exclusivo com o selinho PlayStation colecionou momentos gloriosos até o estrelato, exaltado por muitos como um jogo a frente do seu tempo.
A narrativa com enfoque na vingança e, sobre tudo, na empatia, é algo realmente bruto e poderoso — coisa digna de verdadeiros clássicos. A bela execução do storytelling não é o único atributo digno de elogios, não. Seu brilhante game design, sua trilha sonora absurdamente emotiva e suas dezenas de referências à cultura pop aqui e acolá também merecem destaque.
Sejam pelas referências ao icônico A-Ha, com a canção “Take on Me” — cantada majestosamente por Ellie —, ou pelos PS3 espalhados por aí com encartes de jogos da Naughty Dog, como Uncharted 2: Among Thieves, uma coisa é certa: mesmo um ano depois, o exclusivo ainda surpreende pelos detalhes.
Quer conhecer uma nova leva de segredos que a comunidade descobriu nesses últimos 365 dias de The Last of Us 2? Então confira a seguir 10 curiosidades sobre o game — que você provavelmente não sabia! Cuidado com os spoilers!
Uma Seattle extremamente fiel
Sabe aquele momento que a vida imita a arte? Aqui na ambientação a desenvolvedora também acertou em cheio e reproduziu com uma incrível fidelidade diversos pontos de interesse em Seattle, cidade que The Last of Us 2 é ambientado. O apego aos detalhes do real é algo assustador!
A prova disso é o usuário do Reddit “Gottadochr“, que foi turistar por lá e fotografou diversos lugares familiares, até para os fãs do game que nunca, sequer, visitaram a cidade. Confira algumas fotos que ele tirou:
No percurso, Gottadochr também passou pelo centro comercial, o aquário de Abby e Owen, o centro de convenções e até mesmo a rua da faixa de pedestres com as cores do arco-íris. Você pode conferir mais fotos aqui!
Música “Future Days” foi um furo de roteiro?
Essa curiosidade é a prova cabal de que tudo em The Last of Us 2 foi pensado carinhosamente. A música cantada por Joel, “Future Days”, é uma canção que faz parte do álbum “Lightning Bolt”, lançado pelo Pearl Jam em 14 outubro de 2013. Neste universo, o dia do surto aconteceu algumas semanas antes, em 26 de setembro de 2013.
Aí fica o questionamento: “como Joel sabia dessa música, se ela só foi lançada dias depois do Outbreak Day?”. Bom, caro leitor, isso não foi um furo no roteiro e Neil Druckmann explicou tudo em uma publicação no Twitter.
But how did Joel know @pearljam's Future Days if the song didn't drop until October 2013 — a month after Outbreak Day? Glad you asked! You see… it was performed live and posted on youtube months prior to the album's release. https://t.co/WEQmwPrE7L pic.twitter.com/g6Wa3GcMUh
— Neil Druckmann (@Neil_Druckmann) June 28, 2020
Mas como Joel soube de “Future Days” se a música não foi lançada até outubro de 2013 — um mês depois do Outbreak Day? Que bom que você perguntou! Veja… foi tocado ao vivo e postado no youtube meses antes do lançamento do álbum.
A banda havia publicado um vídeo da música inédita (na época) sendo cantada ao vivo pelo vocalista Eddie Vedder em 26 de julho de 2013. Aparentemente, Joel assistiu no YouTube e aprendeu a canção antes do surto, nos proporcionando um dos maiores momentos de ternura em The Last of Us 2. Que doideira!
The Last of Us 2 quase teve um final diferente
Apesar de o final do jogo ter ficado aberto a todo tipo de interpretação até para os fãs mais atentos, The Last of Us 2 quase teve um desfecho diferente — que deixaria as coisas um pouco mais claras.
No mês passado, Neil Druckmann e Halley Gross, presidente da Naughty Dog e escritora, respectivamente, confirmaram em entrevista ao podcast “Script Apart” que o final alternativo teria foco no bebê de Dina e Jesse.
No fim, Ellie exploraria o casarão e encontraria um dos brinquedos de JJ jogados pela sala. Nesse momento, a protagonista colocaria o objeto na mochila e seguiria seu rumo antes que os créditos do jogo subissem. Bom, isso deixaria claro que ela teria ido atrás de Dina para tentar uma reconciliação com a família. No fim das contas, será que fez isso mesmo?
O susto que absolutamente NINGUÉM esperava
Existem alguns momentos de calmaria em The Last of Us 2 e eles devem ser apreciados enquanto Ellie dá um “trato” em seu arsenal, fazendo melhorias em armas. Bom, um trecho específico do jogo deixou o coração de alguns palpitando de nervosismo.
Em um dos prédios das ruas de Seattle, Ellie faz uma parada tática na bancada e, em um evento totalmente inesperado, soldados da WLF a atacam enquanto a protagonista modifica suas armas.
A cena é inesperada, porque o jogador vê a bancada como uma pausa no gameplay. E não adianta: mesmo se Ellie “limpar” o prédio, os inimigos ainda aparecem. Pete Ellis, designer da Naughty Dog, explica que trabalhou nesta fase para “enfatizar o sentimento de solidão” da personagem e destacar que “você nunca está seguro no mundo de The Last of Us 2”.
Easter egg da emocionante cena com a girafa
Uma das cenas mais marcantes de toda a franquia é a parte com as girafas no primeiro jogo. Em um momento de ternura e “iti malia”, o acontecimento em questão envolve Joel e Ellie acariciando o animal selvagem, que vagava pelo mundão pós-apocalíptico com seu grupo.
Na parte dois, controlando Abby, é possível contemplar uma arte desenhada na parede do aquário, que mostra a bela referência a esse momento tão icônico da primeira aventura. Esse easter egg até que levou um tempo para ser oficializado e, aparentemente, até março deste ano, poucas pessoas tinham conhecimento sobre ele. Você sabia dessa?
É possível pegar a munição no ar — se você for rápido o suficiente
Quando é dito que o game design de The Last of Us 2 é algo fora da curva, acredite: é mesmo. As novas mecânicas de gameplay deixaram Ellie extremamente flexível e adaptável a diversas situações de risco, já que ela é bem mais rápida para executar esquivas e outros movimentos.
No Reddit, o jogador “onlylaiden” compartilhou um vídeo onde Ellie pega uma munição de revólver no ar. No entanto, para isso ser possível, o jogador precisa ser rápido no gatilho. Veja o vídeo:
https://www.reddit.com/r/thelastofus/comments/l91ozk/ellie_can_catch_ammo_in_the_air_if_you_press
Assim que a protagonista derrota um inimigo com uma shotgun, o item voa e aparece a oportunidade de pressionar o “triângulo” para segurá-lo. Obviamente, pegar a bala exige muito reflexo. É apenas um mero detalhe, mas ainda sim é incrível o nível de esmero nesse aspecto minimalista.
O Rei dos Ratos foi inspirado em God of War e Bloodborne
Um dos momentos mais tensos de The Last of Us 2 é a batalha contra o Rei dos Ratos, no sub-solo do hospital de Seattle. O ambiente hostil, escuro e amedrontador, tornam a experiência com Abby extremamente imersiva.
Em entrevista cedida ao GamesRadar em outubro do ano passado, o co-diretor do jogo, Anthony Newman, revelou que a parte na qual um espreitador se separa do boss, foi baseada na luta de Kratos e Atreus contra os irmãos Magni e Modi em God of War.
Newman também creditou “Eileen, o Corvo” de Bloodborne como inspiração para o espreitador. De acordo com ele, o chefão tem o mesmo tamanho do jogador, mas é mortal, assim como o personagem da FromSoftware. Esse aqui deu medo, hein?
Laura Bailey, atriz que interpreta Abby, não conseguiu aceitar a personagem
A atriz responsável por interpretar Abby, Laura Bailey, já esperava a divisão de opiniões sobre a trama de The Last of Us 2, mas ficou surpresa com o fato dela mesma não aceitar muito bem a personagem.
Em entrevista ao Game Informer em dezembro do ano passado, a atriz afirmou que não gostou da personagem inicialmente, mas acabou percebendo que ela realmente não foi feita para ser apreciada.
Foi difícil, mas acredito que é uma história incrível, e acho que Abby é uma das personagens mais incríveis que já interpretei. Eu conhecia a história; eu sabia no que estava me metendo, e quando chegou o “Dia Um” com Abby, eu ainda não gostava dela.
Não gostei do meu desempenho. Não gostei da personagem.
[…] Enquanto eu continuava o jogo, pensei: “Ah, ok, eu só tive que me acostumar porque não gostei de mim. Eu não gostei da Abby”.
Bom, mesmo não gostando muito da Abby, a protagonista rendeu para a atriz o caneco de melhor performance durante a premiação do The Game Awards 2020. Lembrando que ela competiu contra Daisuke Tsuji, como Jin Sakai (Ghost of Tsushima), e a própria Ashley Johnson — que interpreta Ellie.
Recorde de premiações no The Game Awards 2020
The Last of Us 2 tornou-se o game mais premiado da história do The Game Awards, ao levar para casa sete estatuetas durante a apresentação do “Oscar dos games” em dezembro do ano passado.
A Naughty Dog recebeu os seguintes triunfos pelo game: Jogo do Ano, Melhor Direção, Melhor Narrativa, Inovação em Acessibilidade, Melhor Design de Áudio, Melhor Performance e Melhor Jogo de Ação e Aventura.
The Last of Us 2 é o jogo mais premiado da história
Não bastasse quebrar o recorde de maior contemplado The Game Awards em 2020, The Last of Us 2 foi lá e fez de novo, se tornando o título mais premiado da história dos videogames — com incríveis 305 conquistas de jogo do ano.
Com isso, a sequência desbancou até The Witcher 3, RPG da CD Projekt RED que possui 260 prêmios e parecia inalcançável após ficar em primeiro lugar desde o seu ano de lançamento, em 2015. Vale pontuar que a franquia The Last of Us também se tornou a mais premiada de todos os tempos.
Curtiu as curiosidades, caro leitor? Comente na sessão abaixo quais os momentos que você mais curtiu em The Last of Us 2!