Listas

10 coisas que a Sony precisa melhorar no PlayStation 5

Melhorias no SSD e na interface de usuário poderiam ser implementadas

por Vinícius Paráboa
10 coisas que a Sony precisa melhorar no PlayStation 5

Nada na vida é perfeito, nem mesmo o PlayStation 5. Embora o hardware seja extremamente poderoso, como apontamos em nossa análise, há certos pontos nos quais a Sony poderia – e certamente vai – melhorar.

O MeuPlayStation listou dez coisas para se aperfeiçoar no console. Quem sabe elas já não chegam em 2021?

1 – Adicionar suporte para monitores 1440p

1
Muitos jogadores jogam no PS5 em monitores 2K.

Para a imensa maioria dos jogadores, as configurações de tela do PlayStation 5 são ótimas. O console proporciona uma boa experiência tanto em televisões 1080p, quanto 4K. Entretanto, uma pequena parcela de usuários prefere jogar em monitores 1440p (2K) e o hardware não os apoiam nativamente.

O engenheiro de hardware e operações da Sony, Masayasu Ito, disse que a empresa poderá adicionar esta opção no novo videogame no futuro, caso haja demanda. Mesmo assim, o ideal seria o suporte já existir desde o primeiro dia.

2 – Identificar versões de jogos crossgen mais claramente

Jogos crossgen foram "construídos do zero" para o PS5

Um dos grandes problemas iniciais do PlayStation 5 é a confusão em jogos crossgen. No início, muitas pessoas baixaram o port de PS4 de Call of Duty: Black Ops Cold War e o sistema não as alertou disso – elas poderiam aproveitar a edição da nova geração, com as melhorias gráficas e desempenho.

A Sony parece trabalhar na questão, pois recentemente, a empresa implementou uma função que avisa ao usuário se ele está prestes a jogar a versão de PS4 de um game crossgen. Isto porém, parece não ter chegado aos consoles brasileiros ainda.

3 – Transferir saves de games do PS5 para armazenamentos externos

2

Por alguma razão desconhecida, não é possível transferir saves de jogos do PS5 para um dispositivo USB. A única forma de salvar um game fora do SSD é ao armazená-lo na nuvem (é obrigatórios ser assinante PS Plus para isto).

Se por um lado é entendível não haver como salvar títulos de PlayStation 5 fora do SSD – o jogo precisa da tecnologia para rodar – não existe justificativa para os arquivos de progressão permanecerem atrelados ao dispositivo interno.

4 – Suporte ao VRR

Por enquanto, apenas o Xbox Series X suporta a taxa de atualização variável (VRR), que mantém o game “liso” mesmo quando o FPS (possivelmente travado em 60 ou 120) cai. Este recurso só é possível graças a tecnologia HDMI 2.1 (saiba mais aqui). A Sony já afirmou: implementará o recurso em um futuro firmware.

5 – Espaço em armazenamento do SSD

O armazenamento do PlayStation 5 suporta 825 GB – apenas 667 GB são usáveis pelos jogos. Por isso, a Sony separou um espaço na parte interna do videogame para os jogadores expandirem-no, caso queiram.

Só existe um problema: por enquanto, não dá para aumentar o espaço do SSD. Esta possibilidade chegará, eventualmente, por meio de uma atualização, conforme promete a empresa japonesa.

3
O SSD é ocupado com muita facilidade.

6 – Downloads

O PlayStation 5 não faz vários downloads ao mesmo tempo. Quando várias atualizações aparecem ao mesmo, e isso acontece com bastante frequência, o console as coloca em uma fila e faz o download uma a uma.

Caso você queira priorizar um download, você precisa pausar todos os outros e deixar só aquele desejado. Algo pouco prático.

7 – Pastas

Algo – aparentemente – simples. Possibilidade de organizar os jogos em pastas. Claro, como o SSD não tem grandes capacidades, nem haveria tanta necessidade de ter melhores ferramentas de organização, mas é algo a ser pensado para o futuro.

4
Seria interessante ter pastas no PS5.

8 – PlayStation Store

Este não é exatamente “um problema” do PlayStation 5, mas está diretamente atrelado a ele. A nova PS Store (web) está muito ruim. Não há mais filtros básicos como: ordenação por preço, ordem alfabética, separação de versões….nada.

E ainda que no PS5 ela seja bem mais rápida e funcional, ainda faltam melhores meios para encontrar descontos e oportunidades.

5
A nova PS Store (web) é pouco funcional.

9 – Temas

Tá. Isso aqui já é perfumaria e não afetaria o desempenho, mas a maior parte de nós gosta de colocar temas personalizados de jogos e eventos. Imagina um tema dinâmico do novo God of War no PlayStation 5?

10 – Liberdade

Seria bem interessante se o jogador pudesse customizar a ordem dos menus, itens, como eles são dispostos e o ocultar algumas coisas. Dessa forma, cada jogador poderia ter uma experiência bem personalizada.

O PlayStation 5 é um ótimo console e seu futuro é bastante promissor. A adição de mais opções agradaria os jogadores e certamente angaria outros consumidores.

Receba as novidades do meuPS no email

Nós não enviamos spam :)

Ao clicar em receber novidades você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade. Você pode optar por parar de receber os emails a qualquer momento.