Especiais

Saiba quais as melhores TVs para os videogames em 2021

Televisores com tecnologia HDMI 2.1 ajudam os gamers a jogarem com maiores resoluções e FPS

por Vinícius Paráboa
Saiba quais as melhores TVs para os videogames em 2021

Os novos consoles chegaram ao mercado e uma boa parte dos gamers quer saber: quais são as melhores TVs para os videogames? Mas não é tão simples assim escolher o televisor mais adequado, é preciso conhecer algumas tecnologias.

Tanto o hardware da Sony, quanto o da Microsoft ganham vantagens ao estarem plugados em uma TV com entrada HDMI 2.1. Conforme já explicamos em um artigo especial, este recurso traz HDR dinâmico, modo de latência baixa (ALLM) e taxa de atualização variável (VRR).

HDMI 2.1 nas melhores TVs para os videogames

Neste período de lançamento, o PS5 e o Xbox Series X ainda não conseguem se aproveitar de todo o conteúdo oferecido pelo HDMI 2.1. Como a tecnologia é bem nova, muitos desses recursos devem aparecer ao longo dos próximos meses ou anos.

Entretanto, quem tiver interesse em comprar uma TV com suporte ao 2.1, já encontrará os itens listados abaixo:

  • 4K/120 FPS: os dois videogames next-gen rodam determinados jogos com resolução em 4K, com uma taxa de quadros 120 por segundo. Isto só é possível graças à largura de banda transmitida pelo cabo 2.1, de 48 GB p/s.
  • VRR: por enquanto apenas o Xbox Series X suporta a taxa de atualização variável, que mantém o game “liso” mesmo quando o FPS (possivelmente travado em 60 ou 120) cai. A Sony já afirmou que implementará o recurso em um futuro firmware.
  • ALLM: o modo de latência baixa é um recurso só do Xbox Series X até o momento. Isto faz a TV ir automaticamente para o “modo de jogo” quando o jogador coloca um game para rodar. Por enquanto, a Sony não comentou se adicionará a tecnologia futuramente.
Jogador experimento o PS5 em uma das melhores TVs para os videogames
A TV mais indicada para o PlayStation 5 deve contar com algumas tecnologias.

É necessário ter uma TV com HDMI 2.1 para o PS5?

Tanto o PlayStation 5, quanto o Xbox Series X conseguem transmitir resoluções de no mínimo 720p, por isso, não é obrigatório que o jogador possua uma TV com entrada HDMI 2.1.

Embora a tecnologia traga novos recursos, como ALLM e VRR, ela permite que os fabricantes escolham quais elementos desejam apoiar. Sua grande sacada é a qualidade de vídeo fornecida pela largura de banda de 48 GB p/s. Mas a maioria dos recursos do HDMI 2.1 não se aproveitam desse número, porque não dependem da largura de banda: eles simplesmente precisam ser integrados ao firmware de um dispositivo específico.

Em outras palavras: a presença de portas HDMI 2.1 em uma nova TV não garante que a tela suporte todos os recursos específicos que os jogadores podem querer usar nos videogames next-gen.

Sugestões de melhores TVs para os videogames

Se ainda assim preferir uma televisão que apoie HDMI 2.1, em setembro a Sony lançou a TV “Z8H” no mercado brasileiro, esta “preparada para o PS5”, por R$ 31.000,00. Mas há outras opções bem mais interessantes de melhores TVs para os videogames. Veja:

E aí, caro leitor? Este artigo te ajudou? Conte pra gente nos comentários!