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Mais de 100 dias depois, Cyberpunk 2077 ainda não é digno da PS Store

Antes um dos jogos mais aguardados da década, Cyberpunk 2077 acabou sendo um grande fiasco. Mas tem salvação?

por Bruna Mattos
Mais de 100 dias depois, Cyberpunk 2077 ainda não é digno da PS Store

Cyberpunk 2077 foi um dos jogos mais aguardados do ano passado. Quem se empolgou com trailers breath taking e lamentou cada um dos adiamentos do ano passado, mal poderia imaginar que, em pleno abril de 2021, o jogo não estaria nem disponível para compra digital na PS Store.

Dizer que Cyberpunk 2077 tem uma história conturbada é pouco. O o pré-lançamento do game foi assombrado por uma série de adiamentos e denúncias de uma política agressiva de crunch dentro da CD Projekt RED. Como se quase oito anos de espera pelo título não fosse frustrante o suficiente, os jogadores rapidamente perceberam que Cyberpunk 2077 não parecia sequer estar pronto.

Em que ponto chegamos…

O lançamento não durou nem uma semana, na verdade. Depois de muitas reclamações dos usuários, o jogo lançado em 10 de dezembro de 2020 foi retirado da loja digital da Sony no dia 18 do mesmo mês – e não retornou até o momento da publicação deste texto.

A decisão inédita de remover um game da PS Store não veio somente do fato de o PlayStation 4 ser a plataforma em que Cyberpunk 2077 teve provavelmente o pior desempenho dentre todas, mas também pela enxurrada de solicitações de reembolsos. Pressionada pela situação crítica gerada pelo lançamento de um jogo cuja performance foi classificada como “uma bagunça” pela Digital Foundry, a Sony reviu sua política de reembolsos e removeu um dos títulos mais aguardados os últimos 10 anos da PlayStation Store. Um golpe pesado, especialmente perto das durante as festas de final de ano, que costumam gerar boas cifras.

Já fazem mais de 100 dias que Cyberpunk 2077 não é um jogo disponível para PlayStation, pelo menos digitalmente. Dá até para encontrar algumas promoções com preços bem abaixo do preço de mercado na mídia física, mas parece que nem com esse tipo de incentivo as caixinhas saem das prateleiras. Ao buscar pelo título na PlayStation Store, é como se o game sequer existisse.

cyberpunk 2077

Em que ponto estamos?

Quem ainda consegue jogar Cyberpunk 2077 pode dizer que, mesmo depois de todo esse tempo, o jogo não está realmente consertado, por assim dizer. A CD Projekt RED foi rápida em lançar uma de suas famosas cartas amarelas para reconhecer os problemas do título e logo adiantou um cronograma de atualizações. Ainda que algumas questões de performance e estabilidade até tenham sido melhorados no PS4 e no PS5, não é como se Cyberpunk 2077 estivesse realmente redondo.

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O grande e aguardado update 1.1, lançado em janeiro, prometia resolver justamente os bugs que resultavam em crashes do game, mas não parece ter dado o resultado. Além de adicionar um bug que quebrava o jogo, relatos de que Cyberpunk 2077 continuava a fechar constantemente continuaram e problemas conhecidos em algumas missões permaneceram sem solução. Alguns hotfixes vieram em seguida, para tampar os novos buracos criados pelo update. É nesse estado em que o jogo se encontra, talvez um pouco menos pior do que inicialmente mas, definitivamente, ainda não é o bastante para retornar à listagem da PS Store.

A situação caótica de Cyberpunk 2077 claramente reflete todos os problemas de seu desenvolvimento relatadas por ex-funcionários. A própria CD Projekt RED reconheceu algumas falhas, incluindo o fato de praticamente não ter se dedicado à otimização das versões do jogo para consoles. O desleixo, admitido e perceptível, foi maior justamente com as edições para a geração passada, ironicamente para a qual Cypberunk 2077 foi anunciado.

Como se tudo isso não fosse suficiente, a CD Projekt RED foi atingida por um ataque hacker que inviabilizou a finalização do segundo grande update do jogo. Dados importantes da empresa foram roubados e vendidos no mercado negro, incluindo o código fonte de seus jogos. A pandemia da COVID-19 adicionou mais uma camada de complicações em toda essa história, já que os ataques inviabilizaram o trabalho remoto de vários dos funcionários envolvidos na atualização do game.

Mas dá para consertar?

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É claro que a CD Projekt RED está interessada em resolver os problemas de Cyberpunk 2077 o mais rápido possível. Mais do que dinheiro, a reputação da empresa está em jogo depois de todo esse fiasco. A pergunta que fica é se é realmente possível consertar Cyberpunk 2077.

Depende do que você, jogador, considera “consertar” neste caso. Resolver bugs e trazer estabilidade às versões de PlayStation, é uma coisa, mas tornar Cyberpunk 2077 um bom jogo já recai em uma esfera bem diferente. Parte dos objetivos do segundo grande update prometido pela CD Projekt RED é melhorar algumas dinâmicas de NCPs, IA e controle dos veículos.

Primeiro, é perceptível que Cyberpunk 2077 não foi desenvolvido para um hardware compatível com o  dos consoles da geração passada, ainda que tenha sido anunciado originalmente para ela. As quedas de taxas de quadro por segundo são muito grandes em várias partes do jogo, indicando que os processadores dos consoles se impõem como um gargalo importante. A lentidão no carregamento de texturas e perda de resolução que indicam várias outras limitações impostas pelo hardware. Certamente, a CD Projekt RED tem um desafio imenso para resolver esses aspectos técnicos e tornar o jogo mais adaptado ao PlayStation 4.

Mas qual será o patch que tornará Cyberpunk 2077 o jogo que foi anunciado pela desenvolvedora? Todo hype em torno do game era justamente sua aposta ousada e ambiciosa, um RPG com tanta liberdade, customização em um mundo tão grande e complexo, que parecia coisa de outro mundo.

A trama principal de Cyberpunk 2077 tem seu brilho, mas o game não deixa o jogador criar sua própria história como prometeu. Alguns diálogos são moldados pelo caminho de vida que você escolheu para o seu personagem, mas as opções parecem variações sutis uma da outra e quase sempre resultam em uma mesma resposta geral.

O gameplay também sofre bastante. Os combates são totalmente diretos e raramente exigem algum tipo de criatividade, o que é totalmente esperado quando se fala de um RPG centrado em classes e em como você desenvolve e customiza seu personagem. O jogador até pode evitar os conflitos se desejar, mas não existe muita alternativa entre sair atirando ou fugir e hackear. Boa parte dos problemas do gameplay gira em torno da IA sofrível dos inimigos e NPCs, o que também afeta as dinâmicas de Night City.

É difícil acreditar a cidade de Cyberpunk 2077 seja tão viva quanto a CD Projekt RED apresentou inicialmente. A interatividade e reações dos NPCs às suas ações são as mais básicas possíveis. Os habitantes da cidade não parecem e comportar nem um pouco como pessoas de verdade e só parecem reagir ao saque de uma arma ou quando acontece um atropelamento. As ruas também ficaram bem mais vazias no PS4 para prejudicar menos o desempenho do game.

Nenhum desses problemas parece simples de solucionar, como um bug ou questões de estabilidade. Estamos falando de problemas narrativos, de programação profunda da estrutura do jogo e de game design que parecem ir além do que um pacote de atualização conseguiria resolver. Ainda, o tempo está passando para a geração anterior. Será que a CD Projekt RED estaria interessada no desafio de tornar Cyberpunk 2077 pelo menos estável no PS4?

Já vimos alguns milagres acontecerem na indústria. No Man’s Sky também foi anunciado como revolucionário e promissor, falhou e muito em entregar o que prometeu. Levou tempo, mas depois de um trabalho intenso da Hello Games, o título recebeu uma série de atualizações que o deixaram bem próximo do que os fãs tanto esperavam antes do lançamento.