Notícias

Returnal está em desenvolvimento “há anos” e ainda surpreende os devs

Diretores do jogo comentam sobre a importância da mecânica de "loop infinito" e a realização de um sonho da Housemarque

por Vítor Amorim Heringer
Returnal está em desenvolvimento

Faltando um pouco mais de dois meses para o lançamento de Returnal – dia 19 de março – o site GamesRadar convidou o diretor do jogo, Harry Krueger, e o diretor de narrativa, Gregory Louden, para uma entrevista a fim de detalharem o título. Segundo Louden, o game está em desenvolvimento “há anos” e ainda consegue surpreender a equipe de desenvolvedores da Housemarque.

Ainda me surpreende depois de anos jogando como ele se desenrola com cada ciclo e as surpresas que criamos.

Além disso, o diretor de narrativa detalhou a importância da mecânica de “loop infinito” do game. A cada jogada, os fãs descobrirão novos segredos em Returnal. Dessa maneira, cria um fator replay sem limites.

A configuração do loop temporal sci-fi sombrio de Returnal é tão emocionante narrativamente para nós porque a premissa de Selene, nosso explorador do espaço profundo que repete o acidente, nos permite adicionar muitas camadas ocultas narrativamente que são descobertas através da repetição. A natureza cíclica da narrativa design significa que quanto mais você avança, mais você descobre Selene. O que o ciclo faz a alguém? Qual é a história do planeta? Por que coisas além da compreensão de Selene estão aparecendo aqui? Para mim, grandes histórias são voltas e tratam de revisitar e progredir para personagens. Nossa premissa nos permite explorar isso desde o início.

Já Krueger, diz que o estúdio sempre quis fazer um título de ficção científica sombrio e agora poderão realizar esse sonho.

Na Housemarque, sempre fomos atraídos por temas de terror e ficção científica sombrio, e parece que sempre estivemos esperando por uma oportunidade como esta para deixar essas sensibilidades brilharem.

Os diretores descrevem Returnal como uma “obra de terror cósmico que foi explicitamente projetada para ser reproduzida indefinidamente”, e que Returnal “definitivamente não é seu jogo de ficção científica usual”.

Primeiro gameplay dublado de Returnal no PS5

A Housemarque aproveitou a manhã desta quarta-feira (13) para detalhar Returnal, o shooter em terceira pessoa exclusivo de PS5. Desta vez, a empresa comentou sobre as mecânicas de combate, além da progressão e dos riscos e recompensas que podem ser encontrados no planeta Atropos.

Primeiramente, a empresa mostra alguma das novidades em um vídeo de gameplay. A protagonista Selene terá diversas armas a sua disposição, que se encontram pelo mapa do jogo. Veja aqui.

Returnal será lançado dia 19 de março.