Notícias

Novo chefe do PlayStation já foi contrário à retrocompabilidade e crossplay

Novo chefão não era muito favorável ao crossplay e retro.

por Daniel dos Reis
Novo chefe do PlayStation já foi contrário à retrocompabilidade e crossplay

A Sony anunciou ontem (11) a troca no comando da divisão PlayStation. Jim Ryan vai assumir como CEO da Sony Interactive Entertainment – PlayStation -, enquanto John Kodera ficará com a VP, focado nos serviços de rede.

Mas a mudança já vem gerando apreensão nos fãs da marca. Isso porque Ryan já se mostrou contrário a muitos dos desejos mais íntimos da comunidade.

Em junho de 2017, falando à revista TIME, o executivo se mostrou pouco atraído pela retrocompatabilidade. Na ocasião, ele defendeu sua posição argumentando que era “um recurso muito solicitado, mas pouco usado”.

E com a iminente chegada de um eventual novo PlayStation, o assunto é um dos mais comentados do momento. Se por um lado a funcionalidade pode não fazer tanto sentido para os consoles mais antigos como o PS2 e PS1, ela seria um enorme diferencial na nova geração – PlayStation 5 compatível com jogos de PS4.

E não só essa.

No mesmo ano, o mesmo Jim, dessa vez falando sobre o crossplay, explicou que a Sony não dava abertura para o recurso em razão da “segurança dos seus jogadores”.

Claro que após alguns meses a empresa voltou atrás e acabou anunciando a chegada do crossplay e até da possibilidade de mudança de ID na PSN – ainda vai chegar em 2019. Isso por ser um indicativo de que “posições” podem ser mudadas.

Mas como Jim Ryan será o novo chefe da PlayStation de abril em diante, muitos já se mostram apreensivos. Retrocompabilidade, crossplay e jogos exclusivos de peso são alguns dos pilares do futuro.

O que você pensa sobre isso?