Notícias

Sony defende decisão de não adotar cross-play com outras plataformas

Pronunciamento oficial

por Andrei Longen
Sony defende decisão de não adotar cross-play com outras plataformas

O recente anúncio de Rocket League para Switch reacendeu as discussões sobre multiplayer entre diferentes plataformas (cross-plataform). O divertido jogo de esporte para o videogame da Nintendo terá interações online com PC e Xbox One.

Questionada sobre o assunto, a Sony enfim explicou porque não tem permitido que os usuários do ecossistema PlayStation joguem com os jogadores de consoles de outras fabricantes.

Em entrevista ao site Eurogamer, Jim Ryan, chefe de marketing global da Sony, disse que existe uma série de responsabilidades que vão além da simples permissão desse tipo de interação pela internet.

A tecnologia envolvida, inclusive, nem configura qualquer barreira que poderia impedir o cross-play entre diversas plataformas.

Definitivamente não é um profundo posicionamento filosófico que temos contra a funcionalidade. Já fizemos isso no passado. Sempre estamos abertos para conversação com qualquer desenvolvedor ou publicadora que queira falar sobre isso. […]

Temos que ser conscientes da nossa responsabilidade com a nossa base instalada. Minecraft: a demografia que está jogando esse game, você sabe assim como eu, envolve todas as idades. Mas é também bastante jovem. Temos um contrato com as pessoas que entram online nos nossos jogos. Que cuidamos delas e elas se encontram dentro de um universo organizado do PlayStation.

Expor o que podem ser muitas crianças a influencias externas não teremos como gerenciar ou cuidar. E isso é algo que temos que pensar com muito cuidado.

Ao final da entrevista, Ryan dá a entender que a Sony continua aberta para novas negociações. E que nenhuma decisão é simplesmente definitiva. “Acredito que nenhum negócio é definitivo. Qualquer um que seja dogmático nesse ponto é um idiota. E, pelo o que estou sabendo, não existe nenhuma conversação em andamento [sobre cross-play] neste momento”.

Games cross-plataform?

Poucos são os jogos já lançados nos consoles PlayStation que permitem jogatina online com outras plataformas. Um exemplo mais recente é Street Fighter V. O game de luta da Capcom permite batalhas online entre PlayStation 4 e PC.

Já na geração passada, Portal 2 permitia que jogadores de PlayStation 3 e PC resolvessem quebra-cabeças juntos. Por fim, Final Fantasy XI uniu jogadores de PlaySation 2 e PC em 2002 para desbravar mundos no MMORPG da Square.