Notícias

Jim Ryan exigiu maior foco em jogos indies, diz Yoshida

Shuhei Yoshida falou sobre a atual situação da relação com devs indies

por Jean Azevedo
Jim Ryan exigiu maior foco em jogos indies, diz Yoshida

Shuhei Yoshida, diretor da PlayStation Indies, falou sobre a relação da Sony com as desenvolvedoras independentes em entrevista com o canal GamesIndustry.biz. Segundo o executivo, o próprio Jim Ryan, CEO da SIE, pediu para darem um foco maior aos games produzidos por estúdio menores.

Depois de um 2018 e 2019 onde a grande atenção ficou para as grandes produções do PlayStation Studios, o próprio Ryan requisitou para as equipes voltarem suas atenções aos títulos “de menor expressão”.

Confira como Yoshida descreveu a conversa com o chefe da divisão de entretenimento:

A PlayStation era reconhecida por promover diversos jogos e devs indies. Mas durante 2018 e 2019 a companhia focou mais nos AAAs, e Jim Ryan quis mudar isso. Ele pediu para a equipe de relações com parceiros globais bolar um plano para revigorar os esforços para  a PlayStation ajudar publishers e estúdios indies.

O plano para fortalecer a PlayStation Indies começou em 2019, quando Greg Rice, ex-Double Fine, se juntou a Yoshida para cumprir a missão. Ainda em abril de 2021, discutia-se a importância desses jogos menos badalados para a Sony — quando a polêmica da continuação de Days Gone estava em alta.

Atualmente, segundo o diretor da PS Indies, “há tantos jogos chegando ao PlayStation, que é necessário mostrar aos consumidores quais eles precisam dar uma olhada”. 

Imagem de capa da matéria sobre a Sony e a PlayStation Indies com a logo da divisão no meio

PlayStation Indies segue gerando frutos

Agora, Yoshida revela diversos jogos através do PS Blog com certa frequência, como aconteceu em julho e fevereiro deste ano, onde vários títulos tiveram destaque de surpresa. Além disso, um novo programa para fornecer dev kits do PS5 para devs independentes foi anunciado pela Sony. Saiba mais aqui!