Notícias

PlayStation anuncia programa para oferecer dev kit do PS5 a estúdios independentes

Com isso, devs recém-licenciados terão ainda mais recursos para trabalhar

por Valdecir Emboava
PlayStation anuncia programa para oferecer dev kit do PS5 a estúdios independentes

A PlayStation anunciou, nesta terça-feira (26), um novo programa chamado “Development Hardware Loan Program” (Programa de Empréstimo de Hardware de Desenvolvimento, em tradução livre). A empreitada visa oferecer aos produtores independentes recém-licenciados um dev kit do PS5 e um kit de testes da plataforma.

Em comunicado no site oficial da SIE, Greg Rice, chefe da PS Creators, explica que a iniciativa faz parte dos esforços da gigante japonesa para “reduzir a barreira de entrada e melhorar o processo de publicação”.

Estamos sempre nos esforçando para diminuir a barreira de entrada e melhorar o processo de publicação no PS. Temos o prazer de anunciar uma nova iniciativa que tornará mais fácil para novos parceiros entrarem e começarem a desenvolver para o PlayStation.

Os editores e desenvolvedores de jogos PS recém-licenciados estarão qualificados para receber um kit de desenvolvimento do PS5 e um kit de testes do console, complementos da SIE sujeitos aos termos e condições aplicáveis.

Imagem de capa da matéria sobre a Sony e a PlayStation Indies com a logo da divisão no meio
(FONTE: reprodução)

Esse pode ser o impulso necessário para alguns desenvolvedores iniciarem no mercado de jogos. Stray e SIFU, por exemplo, são de estúdios independentes — quem sabe se no futuro não haverá ainda mais experiências desse nível disponíveis nos consoles PlayStation, não é mesmo?

Para participar, o potencial parceiro deverá cumprir alguns pré-requisitos disponíveis neste link.

PlayStation revelou vários jogos independentes no início de julho

Vale lembrar que no início de julho a PlayStation anunciou diversos títulos independentes para PS4 e PS5. Na ocasião, nomes como Sea of Stars, Cult of The Lamb, Inscryption e muitos outros foram mencionados. Confira a lista!