Notícias

Josef Fares diz preferir “levar um tiro no joelho” do que colocar NFTs em seus games

Diretor de It Takes Two diz que jogos são "arte" e não devem ser ajustados para permitir que jogadores paguem por itens

por Vítor Amorim Heringer
Josef Fares diz preferir

Josef Fares, diretor de It Takes Two e A Way Out, é conhecido por suas opiniões sinceras sobre a indústria. A mais recente é sobre os NFTs. O fundador da Hazelight Studios revelou preferir “levar um tiro no joelho” do que colocar o ativo digital em seus jogos.

Em entrevista ao Washington Post, Fares disse considerar games uma “arte”. Portanto, ajustar o design dos títulos para os jogadores pagarem certos itens está errado, em sua opinião.

Qualquer decisão tomada em um jogo, onde você tem que ajustar o design para fazer o jogador pagar ou fazer algo que o faça querer que ele pague em dinheiro está errada. Se você perguntasse a um grande CEO, ele diria que sou estúpido porque as empresas buscam ganhar dinheiro. Mesmo assim, diria não. Para mim, jogar é arte.

Além de criticar os NFTs, o diretor de It Takes Two também se diz contra os jogos como serviço. Para ele, o foco deve ser criar uma experiência única e marcante. Além disso, destacou que muitos players não terminam nem a campanha principal dos jogos. Dessa maneira, o esforço para rejogabilidade não é recompensador.

Serviço ao vivo? Nunca teremos isso. As pessoas podem trabalhar com isso e não estou dizendo que a rejogabilidade é ruim para todos os jogos. Estou apenas dizendo que os jogos que fazemos — jogos baseados em histórias, a maioria para um jogador — o foco na capacidade de reprodução não deveria estar lá, porque não é disso que se trata. Já temos um problema que as pessoas não vêm terminando jogos de experiência para um jogador, então por que se concentrar na capacidade de reprodução?

Apesar das desaprovações de Fares, diversas empresas adotam ambos os modelos em seus jogos. Por exemplo, a Ubisoft anunciou sua entrada no mercado de NFTs em Ghost Recon Breakpoint e também adota um estilo de serviço para seus títulos, com diversos Passes de Temporada. Já a EA afirmou que os NFTs são o “futuro da indústria dos games”.

Josef Fares diz preferir "levar um tiro no joelho" que colocar NFTs em seus games
Ubisoft é uma das empresas que “abraçaram” os NFTs. Fonte: Ubisoft

It Takes Two é o jogo do ano que precisávamos

Campeão do GOTY 2021, It Takes Two traz a essência do próprio Fares. O diretor conseguiu alinhar uma ótima narrativa com um gameplay variado e divertido.

It Takes Two me fez lembrar que certos momentos ficam para sempre – mesmo aqueles mais simples, mas que são vividos e divididos com as pessoas que nos importamos.