Notícias

Efeitos da pandemia: quase metade dos devs precisaram adiar seus games

44% dos profissionais da indústria revelaram que tiveram que mudar o planejamento dos jogos em desenvolvimento

por Vítor Amorim Heringer
Efeitos da pandemia: quase metade dos devs precisaram adiar seus games

O impacto da pandemia de COVID-19 causou diversos adiamentos desde o início de 2020, e isso foi corroborado na mais recente pesquisa State of the Game Industry 2021. O estudo revelou que 44% dos devs entrevistados precisaram mudar seus jogos de data e 49% disseram que não, enquanto 7% não estavam trabalhando no período.

Como comparação, o estudo do ano passado divulgou que 33% dos profissionais precisaram adiar seus projetos. Portanto, é possível afirmar que o prolongamento da situação mundial continua afetando as rotinas dos estúdios de games.

Um dev disse que “o COVID basicamente interrompeu as comunicações e ritmo de trabalho” da empresa, enquanto outro destacou as mudanças do estilo de expediente: “perdemos meses por não podermos viajar, trabalhar pessoalmente e trabalhar juntos de forma mais colaborativa“.

Os profissionais também listaram alguns motivos que atrapalham a produção em casa, como interrupções pelos filhos, colegas com dificuldade em respeitar os horários de trabalho e tiveram problemas com kits de desenvolvimento que só funcionam por meio de VPN (Rede Virtual Privada).

Muitos games esperados precisaram mudar de data

Desde o início da pandemia, diversos títulos muito aguardados pelos jogadores foram adiados, como Kena: Bridge of Spirits, Cyberpunk 2077, Hogwarts Legacy, Gotham Knights, Deathloop, Gran Turismo 7, The Lord of the Rings: Gollum e vários outros. Além disso, é possível que novos atrasos aconteçam ao longo do ano.

A pesquisa State of the Game Industry 2021 foi publicada na última quarta-feira (28) e também revelou que o PlayStation 5 é o melhor console para desenvolver games na opinião dos devs. Saiba mais aqui!