Notícias

Bluepoint Games: a história do estúdio especialista em remasters e remakes

Desenvolvedora pode ser a nova integrante da PlayStation Studios e tem uma parceria de longa data com a Sony

por Vítor Amorim Heringer
Bluepoint Games: a história do estúdio especialista em remasters e remakes

Nesta terça-feira (29), a Bluepoint Games voltou a ganhar destaque na mídia e não foi por novo conteúdo de Demon’s Souls ou anúncio de algum jogo. A PlayStation do Japão pode ter adiantado o anúncio da aquisição do estúdio por parte da Sony. É bom mencionar que a compra ainda não é oficial, mas possivelmente será revelada a qualquer momento.

A desenvolvedora, por ora independente, é especialista em remasterizações e remakes, com um extenso currículo em aprimorar grandes jogos de franquias renomadas, principalmente da Sony. A produtora foi fundada em 2006 por Marco Thrush e pelo falecido Andy O’Neil, veteranos da série Metroid Prime, da Nintendo. A sua sede é em Austin, no Texas (EUA).

Apesar de ser conhecida pela melhoria e recriação de IPs já existentes, o primeiro game do estúdio foi original: Blast Factor, lançado em 2006 para PlayStation 3. No entanto, foi o único. Três anos depois, a Bluepoint Games disponibilizou God of War Collection, remaster dos dois primeiros títulos da franquia de Kratos. Em 2011, também trouxe The Ico e Shadow of the Colossus para o PS3.

Imagem de Kratos contra um monstro em God of War Collection, da Bluepoint Games
Os dois primeiros jogos de Gof of War foram remasterizados pelo estúdio

Desde então, a desenvolvedora se manteve em trabalhar com remasterizações e remakes. Mas engana-se quem acredita que foi somente para a Sony: a empresa também trabalhou nos ports de Metal Gear Solid HD Collection e Titanfall para Xbox 360. Todavia, a sua principal parceira é mesmo a gigante japonesa: dos 11 projetos da companhia, nove chegaram somente às plataformas da PlayStation.

Bluepoint Games trabalhou em grandes projetos nos últimos anos

A partir de 2015, a produtora se estabeleceu com trabalhos de peso para franquias consagradas da Sony. Em 2015, Uncharted: The Nathan Drake Collection chegou ao PlayStation 4, composto por remasters dos três primeiros jogos da série da Naughty Dog. No mesmo ano, a companhia ainda lançou Gravity Rush Remastered, bem mais desconhecido, mas que mostra a variedade do currículo da companhia.

Já em 2018, começou a “era” de remakes da Bluepoint Games. Neste ano, a desenvolvedora voltou a trabalhar no clássico Shadow of the Colossus, mas, dessa vez, para recriá-lo do zero para o PS4. O título já era aclamado no PS2 e no PS3 e manteve sua qualidade no console de 8ª geração: nota média de 91 no site Metacritic.

Imagem de um titã do jogo Shadow of The Colossus, da Bluepoint Games
A recriação de Shadow of The Colossus para o PS4 foi um sucesso

O último lançamento da produtora sempre esteve envolto de muito mistério: Demon’s Souls Remake. Após muitos rumores, o título foi anunciado no showcase do PlayStation 5 em junho de 2020. O trabalho era de enorme responsabilidade para o estúdio, pois se tratava do primeiro jogo totalmente exclusivo do PlayStation 5 — ao lado de Astro’s Playroom.

A obra se tornou mais um sucesso da Bluepoint Games, ao alcançar 92 pontos de média no Metacritic em 100 análises de veículos espalhados pelo planeta. Os destaques ficaram para os visuais do mundo, a nitidez das texturas, jogabilidade aprimorada e carregamentos quase instantâneos. Tudo isso graças ao poder do PS5.

Imagem do jogo Demon's Souls, da Bluepoint Games, com o protagonista olhando para uma grande estrutura ao fundo
Demon’s Souls foi o último lançamento da Bluepoint Games, exclusivamente para o PS5.

Por enquanto, não se sabe qual o próximo projeto da desenvolvedora norte-americana, mas não seria difícil arriscar um remake de outra franquia consagrada. Antes de tudo, no entanto, é melhor a Sony esclarecer se a Bluepoint integrará a equipe da PlayStation Studios ao lado da Housemarque, de Returnal.