Listas

Refeitos com sucesso: 10 remakes de respeito no PlayStation 4

O MeuPlayStation relembra de dez remakes bem-sucedidos no PS4

por Vinícius Paráboa
Refeitos com sucesso: 10 remakes de respeito no PlayStation 4

A indústria dos games vive  “era das remasterizações e remakes”. Os estúdios e publishers vêm trazendo sucessos de gerações passadas para as atuais, como forma de atacar a nostalgia dentro dos corações dos jogadores – e conquistarem novos fãs.

Por conta disso, o MeuPlayStation separou dez remakes do PlayStation 4 que fizeram sucesso. Preste atenção: esta lista só reúne remakes, não remasters. Portanto, não espere ver nomes como The Last of Us Remastered ou Uncharted: The Nathan Drake Collection aqui.

Crash Bandicoot N’Sane Trilogy

1

Crash Bandicoot N’Sane Trilogy foi o responsável pela volta triunfal de marsupial. A Activision encarregou a Vicarious Visions em refazer a trilogia original da Naughty Dog e o resultado não poderia ser melhor: em determinado ponto, a coletânea passou de 10 milhões de unidades vendidas.

Resident Evil 2

Resident Evil 2

A Capcom é outra a investir bastante em remakes do PlayStation 4 nos últimos anos. Na verdade, a companhia japonesa parece ter um apreço especial pela série Resident Evil, que recebeu reimaginações dos segundo e terceiro jogos.

Resident Evil 2 fez sucesso entre os dois. A aventura de Leon S. Kennedy e Claire Redfield em Raccoon City foi muito recebida pelos antigos e pelos novatos.

Shadow of the Colossus

2

Shadow of the Colossus já era um game de respeito, quando chegou ao PS2 lá em 2006. Então, uma remasterização – também bem-sucedida – chegou ao PS3 em 2011. Mas a Sony e a Bluepoint Games não estavam satisfeitas e refizeram tudo em 2018.

No título, os jogadores são encarregados de viajarem por uma terra proibida, onde devem derrotar dezesseis criaturas chamadas de “Colossi”. Tudo para restaurar a vida de uma garota, Mono.

Spyro: Reignited Trilogy

3

Outro dos remakes do PlayStation 4 da Activision foi Spyro. “Reignited Trilogy” é uma recriação completa da trilogia original da Insomniac Games, mas desta vez, produzida pela Toys For Bob.

Desenvolvido com o uso da Unreal Engine 4, a coletânea põe os jogadores na pele do dragãozinho roxo, que precisa derrotar inimigos com suas chamas, enquanto atravessa fases de plataforma.

Crash Team Racing Nitro-Fueled

4

A Activision não parou de investir em remakes. Após o sucesso de Crash Bandicoot N’Sane Trilogy, os fãs clamaram pelo retorno de Crash Team Racing, spin-off de corrida lançada em 1999 pela Naughty Dog. E foram atendidos.

A Beenox trouxe “Nitro-Fueled“, que não só possui as pistas e personagens de CTR, mas também reúne os elementos de Crash Nitro Kart (PS2). Além disso, o jogo introduziu um sistema de temporadas, com novos conteúdos no período pós-lançamento (ele acabou encerrado há alguns meses).

Mafia: Definitive Edition

MAFIA Definitive

Outra repaginação bacana chegou recentemente. Mafia: Definitive Edition é inspirado no filme “O Poderoso Chefão” e realmente imerge os jogadores em uma cidade dominada pelas “famílias” italianas.

Na pele de Tommy Angelo, os gamers precisam cumprir missões para o “pai”, como perseguições de carro, trocas de tiro e mais. Os gráficos também impressionam os familiares com a franquia.

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2

Tony Hawk's Pro Skater

Percebendo o sucesso proporcionado pelos remakes de Crash e Spyro, a Activision seguiu investindo neste segmento. A distribuidora lançou Tony Hawk’s Pro Skater 1+2, uma união dos dois primeiros títulos da lendária série de skate.

A Vicarious Visions, a mesma de Crash Bandicoot N’Sane Trilogy, repaginou os mapas de ambos jogos, além de trazer a famosa trilha sonora de volta. Não só isso, como incluiu novas canções, com direito a uma homenagem aos brasileiros: tem até “Confisco”, de Charlie Brown Jr.

Final Fantasy VII Remake

Patch de Final Fantasy VII Remake

Não dá para falar de “remakes do PlayStation 4” sem citar Final Fantasy VII Remake. A reimaginação da Square Enix chegou em abril e já é um dos títulos mais comercializados do ano, com cinco milhões de unidades enviadas ao mercado.

Com a equipe da Avalanche – Cloud, Tifa, Aerith e Barret – os jogadores precisam impedir a Shinra Electric Power Company de esgotar a energia “mako” do mundo. O jogo, no entanto, não é uma recriação completa do clássico de PS1: ele está sendo produzido por partes.

Yakuza Kiwami 2

5

Yakuza Kiwami 2 não é tão comentado, mas é definitivamente um dos melhores remakes do PlayStation 4. A recriação de Yakuza 2 (PS2) traz gráficos sólidos, graças a Dragon Engine – a mesma usada em Yakuza 6.

Ratchet & Clank

6

Para fechar a lista, temos um dos primeiros remake da era PS4: Ratchet & Clank. O jogo foi inspirado no filme lançado no mesmo ano, que não fez tanto sucesso. Mesmo assim, o game pode ser considerado um dos melhores do gênero de plataforma no console da Sony.