Especiais

eFootball: o que foi confirmado até o momento? E o que não foi?

Lançamento do game marcará uma nova era para o simulador de futebol da Konami

por Vítor Amorim Heringer
eFootball: o que foi confirmado até o momento? E o que não foi?

eFootball, nova marca do simulador de futebol da Konami, chegará aos consoles e PC gratuitamente. A publisher promete muitos conteúdos para o game, mas, em sua estreia, o jogo servirá como uma “demo” do que ainda está por vir.

O MeuPS separou todas as informações confirmadas pela editora até o momento sobre o game. Além disso, ressaltamos algumas perguntas que ainda precisam de respostas para os jogadores estarem por dentro de tudo relacionado ao título.

O que está confirmado em eFootball

Data de lançamento e crossplay

A primeira temporada do game será lançada no dia 30 de setembro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series e PC. A data para dispositivos mobile ainda não foi anunciada.

Conteúdos no lançamento

  • Partidas simples online e offline.
  • Eventos: jogue partidas PvP e conclua objetivos de missões para ganhar prêmios.
  • Partidas crossgen: de início será possível apenas jogar entre plataformas da mesma empresa.

Clubes confirmados na estreia de eFootball

  • Barcelona (ESP)
  • Bayern de Munique (ALE)
  • Juventus (ITA)
  • Manchester United (ING)
  • Arsenal (ING)
  • Corinthians (BRA)
  • Flamengo (BRA)
  • São Paulo (BRA)
  • River Plate (ARG)

eFootball: o que foi confirmado até o momento? E o que não foi?

Conteúdos da primeira atualização

A primeira grande atualização do game está planejada para 11 de novembro e terá os seguintes conteúdos:

  • Equipes Criativas: monte o time dos sonhos e encare usuários do mundo todo. Contrate jogadores e técnicos que se encaixem na formação e nas táticas escolhidas e evolua-os até o auge. Em eFootball 2022, o gamer poderá contratar seus jogadores favoritos e desenvolvê-los como quiser.
  • Novos modos de jogo;
  • Tipos de jogadores: “Normais”, “Em evidência”, “Em destaque” e “Lendários”.
  • Contratos: Contrato aleatório (permite que você contrate um jogador aleatório de uma lista feita para este contrato); Contrato selecionado (faz você contratar o jogador que quiser de uma lista deste contrato).
  • Bens virtuais: Moedas eFootball (moeda do jogo que você pode usar para contratar jogadores e passes de partida vantajoso, entre outros); GP (moeda do jogo para contratar jogadores e técnicos); Pontos eFootball (pontos do jogo que podem ser trocados por jogadores e itens).

O que chegará no futuro próximo

  • Modo de Edição;
  • Suporte aos gatilhos adaptáveis e feedback tátil do DualSense;
  • Domínio de bola avançado;
  • Passes e finalização potentes, e outros “chutes especiais”;
  • Total suporte à busca de partida crossplataforma (PC, console e mobile).
  • Passes de partida: Com cada partida disputada, você tem a chance de ganhar prêmios como o “Contrato selecionado”, que permite a contratação de um jogador da sua escolha, entre outras regalias. Também há moedas eFootball que podem ser gastas em diversos itens. Obtenha o “Passe de partida vantajoso” para receber vários itens úteis.
  • Objetivos: terão três tipos (“Objetivos”, “Objetivos Semanais” e Objetivos de Campanha”).
  • Tipos de partidas: Evento de turnê (enfrente adversários da IA em uma turnê e ganhe prêmios ao acumular pontos de evento); Evento de desafio (enfrente adversários humanos online e conclua objetivos de missões para ganhar prêmios); Lobby de partida online (Crie uma sala de partida online e convide um adversário para uma partida 1 vs. 1).

Mudanças no gameplay

Através do novo motor gráfico do game, a Unreal Engine, a empresa já confirmou duas importantes alterações na jogabilidade de eFootball.

Controle de bola

O controle de bola é novo este ano e aproveitará os gatilhos [R2/L2] e o analógico para um melhor controle da força aplicada no toque e desbloquear passes instantaneamente mais fortes.

Dribles

Já que os dribles, naturalmente, são aplicados contra os zagueiros, a Konami adicionou alguns elementos nos controles dos defensores, como o “um contra um” e “defesa física”. Foi uma grande decisão a mudança nos controles já usuais para os jogadores, mas isso deixou a disputa de bola bem mais realista e em concordância com as intenções do usuário.

Imagem do jogo eFootball com Iniesta dando um drible em outro jogador

Demo no lançamento?

A Konami já afirmou que o simulador de futebol será como uma demo na sua estreia. O objetivo é disponibilizar o jogo o quanto antes para os jogadores começarem a aproveitá-lo.

A Konami quer que eFootball chegue assim que possível aos jogadores, então lançará o título com o número limitado de equipes e modos.

Sem microtransações (no lançamento)

No lançamento, eFootball não contará com microtransações in-game. Apesar disso, a Konami oferece a pré-venda de um “Pacote Premium” na PlayStation Store quase pelo valor de um jogo inteiro, por R$ 198,90. O DLC estará disponível em 11 de novembro, no primeiro update do game.

O que ainda não sabemos sobre eFootball

Preços dos modos

A Master League e outros modos offline serão vendidos como “DLC premium” futuramente. No entanto, a Konami ainda não divulgou quanto os jogadores terão que desembolsar para acessarem os conteúdos.

Ligas e mais times licenciados

Enquanto o concorrente FIFA 22 já tem uma extensa lista de clubes e competições licenciadas, eFootball parece ainda estar “engatinhando” neste assunto. A publisher não revelou se terão mais times completos no game, e nem mesmo as ligas confirmadas para modos offlline.

Todas as compras serão compartilhadas entre plataformas?

Um dos focos da editora é o crossplay entre todas as plataformas, para integrar todos os apaixonados por futebol. Todavia, a empresa ainda não comentou se as compras também poderão ser compartilhadas. Por exemplo, caso adquira a Master League no PS4, o modo estará disponível no PC pela mesma conta?

eFootball: o que foi confirmado até o momento? E o que não foi?

Times terão seus elencos atualizados semanalmente?

eFootball seguirá um modelo de “jogo como serviço” e terá o online como destaque. Para trazer mais imersão e alinhar com a vida real, seria importante os elencos passarem por constantes atualizações, assim como em FIFA, mas é outro ponto ainda sem resposta sobre o título.

Teremos modos e conteúdos exclusivos para a nova geração?

A Konami não lançou um jogo próprio da franquia em 2020 para focar em uma “experiência next-gen” com o lançamento do PS5 e do Xbox Series e aproveitar as capacidades da Unreal Engine. Entretanto, o título ainda não teve uma tecnologia ou modo para usufruir o poder dos consoles.

Como comparação, FIFA 22 virá com o HyperMotion nos hardwares mais recentes e NBA 2K22 inclui uma experiência única para os novos videogames em The City.

Cadê o calendário de competições?

Novamente, o multiplayer será o “carro-chefe” do simulador e a Konami promete uma experiência competitiva justa para os “pro players” de plantão. No entanto, a publisher ainda não divulgou um calendário de campeonatos, deixando muitos fãs ansiosos para poderem se preparar adequadamente.

E aí, leitor? Animado para o lançamento de eFootball? O que você ainda sente falta para a estreia do game? Diga nos comentários!