eFootball: o que foi confirmado até o momento? E o que não foi?
Lançamento do game marcará uma nova era para o simulador de futebol da Konami
eFootball, nova marca do simulador de futebol da Konami, chegará aos consoles e PC gratuitamente. A publisher promete muitos conteúdos para o game, mas, em sua estreia, o jogo servirá como uma “demo” do que ainda está por vir.
O MeuPS separou todas as informações confirmadas pela editora até o momento sobre o game. Além disso, ressaltamos algumas perguntas que ainda precisam de respostas para os jogadores estarem por dentro de tudo relacionado ao título.
https://www.youtube.com/watch?v=K84Mt8FhgME
O que está confirmado em eFootball
Data de lançamento e crossplay
A primeira temporada do game será lançada no dia 30 de setembro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series e PC. A data para dispositivos mobile ainda não foi anunciada.
Conteúdos no lançamento
- Partidas simples online e offline.
- Eventos: jogue partidas PvP e conclua objetivos de missões para ganhar prêmios.
- Partidas crossgen: de início será possível apenas jogar entre plataformas da mesma empresa.
Clubes confirmados na estreia de eFootball
- Barcelona (ESP)
- Bayern de Munique (ALE)
- Juventus (ITA)
- Manchester United (ING)
- Arsenal (ING)
- Corinthians (BRA)
- Flamengo (BRA)
- São Paulo (BRA)
- River Plate (ARG)
Conteúdos da primeira atualização
A primeira grande atualização do game está planejada para 11 de novembro e terá os seguintes conteúdos:
- Equipes Criativas: monte o time dos sonhos e encare usuários do mundo todo. Contrate jogadores e técnicos que se encaixem na formação e nas táticas escolhidas e evolua-os até o auge. Em eFootball 2022, o gamer poderá contratar seus jogadores favoritos e desenvolvê-los como quiser.
- Novos modos de jogo;
- Tipos de jogadores: “Normais”, “Em evidência”, “Em destaque” e “Lendários”.
- Contratos: Contrato aleatório (permite que você contrate um jogador aleatório de uma lista feita para este contrato); Contrato selecionado (faz você contratar o jogador que quiser de uma lista deste contrato).
- Bens virtuais: Moedas eFootball (moeda do jogo que você pode usar para contratar jogadores e passes de partida vantajoso, entre outros); GP (moeda do jogo para contratar jogadores e técnicos); Pontos eFootball (pontos do jogo que podem ser trocados por jogadores e itens).
O que chegará no futuro próximo
- Modo de Edição;
- Suporte aos gatilhos adaptáveis e feedback tátil do DualSense;
- Domínio de bola avançado;
- Passes e finalização potentes, e outros “chutes especiais”;
- Total suporte à busca de partida crossplataforma (PC, console e mobile).
- Passes de partida: Com cada partida disputada, você tem a chance de ganhar prêmios como o “Contrato selecionado”, que permite a contratação de um jogador da sua escolha, entre outras regalias. Também há moedas eFootball que podem ser gastas em diversos itens. Obtenha o “Passe de partida vantajoso” para receber vários itens úteis.
- Objetivos: terão três tipos (“Objetivos”, “Objetivos Semanais” e Objetivos de Campanha”).
- Tipos de partidas: Evento de turnê (enfrente adversários da IA em uma turnê e ganhe prêmios ao acumular pontos de evento); Evento de desafio (enfrente adversários humanos online e conclua objetivos de missões para ganhar prêmios); Lobby de partida online (Crie uma sala de partida online e convide um adversário para uma partida 1 vs. 1).
Mudanças no gameplay
Através do novo motor gráfico do game, a Unreal Engine, a empresa já confirmou duas importantes alterações na jogabilidade de eFootball.
Controle de bola
O controle de bola é novo este ano e aproveitará os gatilhos [R2/L2] e o analógico para um melhor controle da força aplicada no toque e desbloquear passes instantaneamente mais fortes.
Dribles
Já que os dribles, naturalmente, são aplicados contra os zagueiros, a Konami adicionou alguns elementos nos controles dos defensores, como o “um contra um” e “defesa física”. Foi uma grande decisão a mudança nos controles já usuais para os jogadores, mas isso deixou a disputa de bola bem mais realista e em concordância com as intenções do usuário.
Demo no lançamento?
A Konami já afirmou que o simulador de futebol será como uma demo na sua estreia. O objetivo é disponibilizar o jogo o quanto antes para os jogadores começarem a aproveitá-lo.
A Konami quer que eFootball chegue assim que possível aos jogadores, então lançará o título com o número limitado de equipes e modos.
Sem microtransações (no lançamento)
No lançamento, eFootball não contará com microtransações in-game. Apesar disso, a Konami oferece a pré-venda de um “Pacote Premium” na PlayStation Store quase pelo valor de um jogo inteiro, por R$ 198,90. O DLC estará disponível em 11 de novembro, no primeiro update do game.
O que ainda não sabemos sobre eFootball
Preços dos modos
A Master League e outros modos offline serão vendidos como “DLC premium” futuramente. No entanto, a Konami ainda não divulgou quanto os jogadores terão que desembolsar para acessarem os conteúdos.
Ligas e mais times licenciados
Enquanto o concorrente FIFA 22 já tem uma extensa lista de clubes e competições licenciadas, eFootball parece ainda estar “engatinhando” neste assunto. A publisher não revelou se terão mais times completos no game, e nem mesmo as ligas confirmadas para modos offlline.
Todas as compras serão compartilhadas entre plataformas?
Um dos focos da editora é o crossplay entre todas as plataformas, para integrar todos os apaixonados por futebol. Todavia, a empresa ainda não comentou se as compras também poderão ser compartilhadas. Por exemplo, caso adquira a Master League no PS4, o modo estará disponível no PC pela mesma conta?
Times terão seus elencos atualizados semanalmente?
eFootball seguirá um modelo de “jogo como serviço” e terá o online como destaque. Para trazer mais imersão e alinhar com a vida real, seria importante os elencos passarem por constantes atualizações, assim como em FIFA, mas é outro ponto ainda sem resposta sobre o título.
Teremos modos e conteúdos exclusivos para a nova geração?
A Konami não lançou um jogo próprio da franquia em 2020 para focar em uma “experiência next-gen” com o lançamento do PS5 e do Xbox Series e aproveitar as capacidades da Unreal Engine. Entretanto, o título ainda não teve uma tecnologia ou modo para usufruir o poder dos consoles.
Como comparação, FIFA 22 virá com o HyperMotion nos hardwares mais recentes e NBA 2K22 inclui uma experiência única para os novos videogames em The City.
Cadê o calendário de competições?
Novamente, o multiplayer será o “carro-chefe” do simulador e a Konami promete uma experiência competitiva justa para os “pro players” de plantão. No entanto, a publisher ainda não divulgou um calendário de campeonatos, deixando muitos fãs ansiosos para poderem se preparar adequadamente.
E aí, leitor? Animado para o lançamento de eFootball? O que você ainda sente falta para a estreia do game? Diga nos comentários!