Notícias

Embracer Group confirma demissão de 900 funcionários; 15 jogos foram cancelados

Reestruturação do conglomerado sueco resultou em fechamentos de estúdios, fim de projetos e muitas demissões

por André Custodio
Embracer Group confirma demissão de 900 funcionários; 15 jogos foram cancelados

O Embracer Group trouxe resultados parciais da grande reestruturação planejada para o atual ano fiscal. Segundo o CEO Lars Wingefors, 900 funcionários foram demitidos até o momento, incluindo nomes envolvidos com projetos de grandes estúdios.

O mais recente relatório fiscal do conglomerado sueco confirmou os planos da empresa para estabelecer novas bases até março de 2024. Além disso, esse modelo serviria com padrão para os anos seguintes, com planos de “aumentar o financiamento externo de projetos de desenvolvimento de jogos”.

Esta mudança é impulsionada principalmente por um notável interesse inbound, mas também pela dinâmica do mercado e pelos níveis reduzidos de investimentos em conteúdo de plataforma.

Como resultado, estamos agora a executar alguns processos estruturados de desinvestimento que nos dão flexibilidade e opções para atingir os nossos objetivos.

O diretor do Embracer Group revelou que a reestruturação está em fases iniciais, mas encerrará oferecendo “experiências cada vez melhores aos jogadores”. Porém, esses planos teriam custado cerca de 5% da força de trabalho total da corporação.

Embracer Group encerra produção de 15 games

Wingefors também revelou que 15 jogos teriam sido encerrados desde junho deste ano. Não está claro quais projetos foram esses, mas a Volition, de Saints Row, foi fechada, enquanto supostamente o estúdio Free Radical Design, de TimeSplitters, não opera mais.

Outra desenvolvedora renomada afetada pelas demissões foi a Crystal Dynamics. Responsável por Tomb Raider e Marvel’s Avengers, a subsidiária do Embracer Group perdeu aproximadamente 10% de seus colaboradores.

Neste esforço de todo o grupo, não estamos apenas descontinuando vários estúdios, mas também fizemos reduções de pessoal e reduzimos o número de projetos em vários outros estúdios, com foco na melhoria do retorno do investimento projetado em PC/console.

Nunca é fácil se separar de indivíduos talentosos. Gostaria de deixar registrado um agradecimento especial às pessoas que deixaram o Embracer Group neste trimestre. Estas são decisões difíceis e não as tomamos levianamente.

logomarca crystal dynamics
Fonte: Crystal Dynamics

Para concluir, o CEO confirmou que dará passos importantes no atual ano fiscal. A prioridade máxima da reestruturação é “melhorar a eficiência e a geração de caixa, transformando o Embracer em uma empresa mais enxuta, mais forte, mais focada e autossuficiente”.

O que você acha dessas mudanças na empresa? Acredita que esse é o melhor caminho? Comente!