Problemas de CMOS do PS4 e PS5 estão sendo investigados pela Sony
Segundo fontes do grupo de ativistas da "Does It Play", a Sony está ciente do problema e quer resolvê-lo
Segundo um grupo de “ativistas de preservação” chamado “Does it Play“, a Sony está investigando os problemas de CMOS do PlayStation 4 e PlayStation 5. Por conta da sua vida útil, a disfunção seria a principal responsável pelos consoles não rodarem mais games offline futuramente.
Tudo começou no fim de março, quando uma discussão no Twitter sugeriu que o PS4 poderia não funcionar offline caso a bateria do relógio interno do console (CMOS) deixasse de funcionar. A fim de confirmar a teoria, um fã realizou um teste e concluiu que a informação era verídica. Aparentemente, o PS5 também é uma “vítima” da CMOS.
Depois que o assunto veio à tona, os fãs enviaram um comunicado direcionado à Sony descrevendo a descoberta e suas principais preocupações. Veja alguns trechos da carta:
O problema foi trazido pela primeira vez à minha atenção pela equipe da “Does It Play” no Twitter e está relacionado à bateria interna de cronometragem, coloquialmente conhecida como bateria CMOS.
Foi descoberto que quando a bateria acabar, a menos que o console seja capaz de se conectar à internet, o conteúdo digital comprado na PlayStation Store não funcionará. No caso do PlayStation 4, o console também será incapaz de iniciar discos físicos.
Peço que a Sony emita um patch de firmware para corrigir o problema identificado e se comprometa com seus clientes, para o bem das gerações futuras e do meio ambiente, que eles garantirão que a operação contínua de seus consoles e hardware não seja prejudicada por atualizações online.
Felizmente, a mobilização da comunidade rendeu bons resultados. Segundo a equipe do Does It Play, a Sony parece ter informado vários usuários de que está investigando o problema. Além disso, eles também dizem ter ouvido de várias fontes internas que a a gigante japonesa deseja tratar o assunto o mais rápido possível.
Tweets on profile – but a few users have started receiving emails notify them Sony is looking at the issue and we have heard from internal sources the pr they want to get on top of it
— Does it play? (@DoesItPlay1) April 19, 2021
Tweets no perfil — mas alguns usuários começaram a receber e-mails de notificação dizendo que a Sony está examinando o problema e ouvimos de fontes internas que eles querem saber disso.
Sony desiste de fechar PlayStation Store do PS3 e PS Vita
No fim de março, a Sony anunciou que encerraria as atividades da PlayStation Store em suas plataformas mais antigas, como PS3, PSP e PS Vita. Entretanto, a gigante japonesa voltou atrás e não descontinuará os serviços da loja nesses consoles — menos no PSP. Confira os detalhes!