Notícias

Fim da bateria do relógio interno do PS4 poderia “brickar” o console permanentemente

Caso a PSN seja removida do console, ele deixaria de ler mídias físicas e digitais

por Raphael Batista
Fim da bateria do relógio interno do PS4 poderia

Os rumores sobre o fechamento da PlayStation Store nos sistemas do PS3, PS Vita e PSP levantaram discussões na comunidade, principalmente sobre o que aconteceria caso o PlayStation 4 perdesse esse suporte. Segundo Lance McDonald, um conhecido modder, o console poderia brickar permanentemente, ou seja, ficar impedido de baixar games digitais ou ler mídias físicas.

McDonald explicou que o relógio interno do PS4 vem com uma bateria embutida. Caso o tempo útil dela chegue ao fim, os jogadores precisam substituí-la e, ainda por cima, são obrigados a sincronizar o videogame com a PlayStation Network para rodar os games. Então, caso num futuro distante a Sony decida remover a PSN do PS4, os usuários perderiam completamente os jogos quando a carga da bateria se esgotasse.

1
A bateria na placa do PS4 está no círculo preto e é um item difícil de ser achado.

CDs também seriam afetados pelo fim da bateria do relógio interno do PS4?

Sim! A situação seria ainda mais trágica pelo fato da mídia física também ser afetada. O modder comentou que os troféus no PS4 exigem o funcionamento do relógio interno para “impedir que as pessoas alterem informações das conquistas” e a PlayStation Newtwork funciona como um sistema para essa configuração. Em outras palavras, o console perderia completamente as funções de rodar os títulos.

Vale lembrar que essa situação é somente hipotética e baseada nos rumores da remoção da PlayStation Store dos consoles mais antigos. Daqui a 20 anos, quando estivermos no PlayStation 7, possivelmente o PS4 será apenas uma memória querida na cabeça dos jogadores.