Notícias

Usuário testa e diz que remoção de bateria não deixa o PS4 rodar jogos offline

Fã testou a teoria e assegurou que nenhum jogo funciona offline sem a bateria do videogame, necessitando conectar com a PSN

por Vítor Amorim Heringer
Usuário testa e diz que remoção de bateria não deixa o PS4 rodar jogos offline

No final de março, uma discussão no Twitter sugeriu que o PlayStation 4 poderia não funcionar offline caso a bateria do relógio interno do console (CMOS) deixasse de funcionar. Um fã, então, decidiu fazer um teste para confirmar a teoria e concluiu que a informação estava correta.

“Forest_Reviews” compartilhou um vídeo tentando acessar os games Atelier Ryza 2 e Toukidden 2. No entanto, um erro sempre o impede de abri-los.

https://twitter.com/Forest_Reviews/status/1381495899982008325

Se você quer uma prova do problema CMOS do PS4, então, veja este vídeo. Tirei a bateria e coloquei o PS4 de volta no lugar. O resultado? Nenhum jogo físico ou digital funciona offline sem se conectar ao servidor da Sony. Também pode causar corrupção de dados de instalação do jogo.

Essa situação ocorre, segundo o modder LanceMcDonald, pois os troféus no PlayStation 4 exigem o funcionamento do relógio interno para “impedir que as pessoas alterem informações das conquistas”. A PlayStation Network funciona como um sistema para essa configuração, em outras palavras, ela permite que os jogadores sincronizem suas informações e continuem jogando.

No entanto, caso um dia a PSN seja descontinuada e a vida útil da bateria chegue ao fim, o console perderia completamente as funções de rodar títulos digitais ou físicos. Nas respostas da publicação do teste, diversos usuários ficaram insatisfeitos ao saberem disso e pediram uma solução por parte da Sony.

“O quê? Portanto, se a bateria acabar, não podemos jogar offline. Então, em alguns anos, quando a bateria acabar, o PlayStation 4 ficará inútil. Mas, por que eles colocariam isso no PS4? E nos outros PlayStations? Acho que, talvez, no PS5 ainda possamos reproduzi-los.”

“Sony, como consumidor e defensor dos seus produtos, adoraria uma resposta. De preferência, algum tipo de patch, firmware para resolver esse problema para preparar meu sistema para o futuro quando não conseguir uma bateria nova e entrar no PSN para corrigir o problema.”

Solução temporária caso ocorra o problema no PlayStation 4

Por enquanto, a única maneira de resolver este problema é com a troca da bateria CMOS. Todavia, é um processo complicado e pouco aconselhável para os jogadores, que necessitam do auxílio de um especialista em hardwares. Resta aguardar se a Sony lançará um patch oficial para o videogame continuar a rodar os jogos offline.