Especiais

5 filmes de samurais que você precisa ver antes de jogar Ghost of Tsushima

Filmes ajudam a entender melhor um pouco mais de Ghost of Tsushima

por Raphael Batista
5 filmes de samurais que você precisa ver antes de jogar Ghost of Tsushima

Ghost of Tsushima está prestes a estrear. O próximo exclusivo de PlayStation chega daqui a poucos dias  – 17 de julho – e nada melhor do que nos preparamos com honra para o grande momento. Uma das possibilidades é assistir filmes de samurais que representem a Era Xogunato para entendermos o contexto e sabermos mais sobre os nobres guerreiros.

Vale ainda acompanhar a nossa série Sol Nascente. Nela abordamos vários destes assuntos. Os filmes de samurais servem para ilustrar melhor e pavimentar o caminho até o grande lançamento.

47 Ronins (2013)

O filme de 2013 é o primeiro da lista porque um dos compositores da trilha sonora de Ghost of Tsushima também produziu a parte sonora do longa-metragem. Ou seja, já é uma boa forma de entender como será a ambientação e a criação da sonoplastia.

O longa é estrelado por Keanu Reeves, Kinko Kikuchi e Tdanobu Asano e narra a história de um grupo de samurais do século XVIII que vão em busca de vingança contra assassinos do seu mestre.  A Lenda dos 47 é bem famosa.

13 Assassinos (2010)

Outra grande produção que trata os anos finais do período Xogunato. Em 13 Assassinos, um grupo de samurais decide liquidar o lorde Naritsugu após ele ter estuprado e aniquilado seu clã.

Uma das temáticas abordadas em 13 Assassinos é a ideia de defender a honra da nação e das famílias envolvidas. Ghost of Tsushima abordará o mesmo tópico, mas numa visão pouco tradicional, tratando a história de transformação de um guerreiro em Fantasma.

Os Sete Samurais (1954)

Um clássico. O longa foi dirigido por Akira Kurosawa, o principal nome da produção de filmes japonesas. Embora o filme tenha estreado há muitos anos, ele ainda é considerado uma das grandes produções da temática de samurai.

O filme trata a história do samurai Kambei que recruta mais seis outros guerreiros para ajudar um vilarejo a se defender de bandidos que aterrorizam a região frequentemente. O enredo é ambientado no século XVI.

O Samurai do Entardecer (2002)

Dirigir por Yoji Yamada, o filme trata um outro lado dos samurais. Geralmente, reconhecemos os guerreiros pela postura heroica ou pelas ações históricas. No entanto, o Samurai do Entardecer narra como um samurai pobre leva a vida, com dificuldade em um período da história cheio de mudanças.

O longa é recomendado pois o próprio Ghost of Tsushima parece retratar a jornada de Jin Sakai como um humano, mais do que somente um guerreiro.

Harakiri (1962/2012)

O filme é uma “aula introdutória” sobre o período Xogunato. O longa é ambientado no século XVII, ou seja, logo no início dessa forma de organização do Japão. A história mostra como vários lordes foram obrigados a lutar uns contra os outros para buscarem um novo mestre graças ao modelo descentralizado de governo.

O enredo também aborda como havia muita maldade entre os lordes feudais, em que eles obrigavam os samurais a lutarem só por diversão. Os senhores sabiam que os guerreiros não iriam recusar os comandos devido ao senso de honra e lealdade. O filme ganhou um remake em 2012.

Ansioso pelo lançamento de Ghost of Tsushima? Qual outra recomendação de filmes de samurai você tem para compartilhar nos comentários?