Novidades

Dragon Age: novo game da franquia está em desenvolvimento

Fãs da de Dragon Age já podem comemorar: lá vem um novo game da franquia

por Andrei Longen
Dragon Age: novo game da franquia está em desenvolvimento

Dragões, mundos gigantescos e guerreiros de todos os tipos estão prestes a voltar ao universo de Dragon Age. De acordo com Alexis Kennedy, escritor e desenvolvedor inglês de games, os trabalhos na BioWare para um novo game da franquia estão fervendo. A informação surgiu numa entrevista ao site Eurogamer.

De acordo com a página, Kennedy se tornou roteirista freelancer na BioWare há cerca de um ano. Na época, ele ainda estava trabalhando em Cultist Simulator, um projeto independente focado em narrativas. Ao mesmo tempo, havia ajudado a desenvolver Stellaris, um game de estratégia em tempo real da Paradox Interactive.

A partir do anúncio do seu novo emprego na BioWare, se tornou de conhecimento público que o roteirista havia sido encaixado em um game com propostas parecidas de ambos os títulos. E, assim, logo se juntou à equipe de Mike Laidlaw e Patrick Weekes, as mentes criativas por trás da série, para firmar de vez a parceria no processo de produção do novo Dragon Age.

Desafios de uma narrativa AAA

Como freelancer da BioWare, Alexis Kennedy ressalta ter liberdade na criação de conteúdo para o game. Isso permite por no papel ideias para segmentos diferenciados da história, como em sidequests, que comumente completam a trama principal de um jogo.

O que eu posso dizer é eu tenho autonomia considerável para trabalhar em lotes diferentes da história, mas que ainda estão segregados ao eixo central do jogo. Essa prática faz todo sentido quando se trabalha remotamente para uma empresa.

Sobre trabalhar na criação de uma narrativa AAA, Kennedy destaca os desafios de se adaptar às restrições de um roteiro animado com muito vozes. Segundo o produtor, é preciso se atentar aos limites do orçamento e do tempo hábil do projeto, além de focar no que a BioWare quer alcançar com o game.

Algo que eu gostei na BioWare – possivelmente porque sou um masoquista – são as minhas restrições. Eu sabia que estava restrito por cenas totalmente animadas com vozes. Mas não tinha percebido essa limitação até começar a trabalhar. É muito mais fácil de escrever livremente quando não se está amarrado por uma narrativa animada com vozes. […] Existe um limite de palavras que você é permitido usar. É preciso escolhê-las cuidadosamente e encaixá-las sabiamente. É emocionante!

Nenhuma outra informação relevante sobre o novo Dragon Age foi revelada. É possível que algo apareça na EA Play durante a semana da E3 2017. O evento acontece de 10 a 12 de junho em Los Angeles. A lista de games já confirmados para a apresentação da Electronic Arts você confere neste link.

Histórico de sucesso

A saga Dragon Age surgiu em 2009 com Dragon Age Origins. O sucesso do game, lançado para PlayStation 3 e outras plataformas, logo fez surgir a sequência Dragon Origins II (2011). Mas foi Dragon Age Inqusiition que catapultou o estrelato da série a uma das mais importantes na indústria dos RPGs ocidentais. O game ganhou diversos prêmios importantes e se tornou um dos melhores jogos lançados em 2014.