Shuhei Yoshida diz que salvou Gran Turismo de ser um fracasso
O ex-presidente da Sony Interactive Entertainment, Shuhei Yoshida, revelou uma história inédita sobre Gran Turismo
O ex-presidente da Sony Interactive Entertainment, Shuhei Yoshida, revelou uma história inédita sobre os bastidores do primeiro Gran Turismo, e segundo ele, o jogo por pouco não bateu no muro — quase literalmente.
Em entrevista ao PlayStation Inside, Yoshida contou que teve um papel importante para evitar que o clássico do PS1 fosse um fracasso. O motivo? O criador da série, Kazunori Yamauchi, queria que o jogo fosse realista demais — do tipo que faria até o Lewis Hamilton derrapar na primeira curva.
“Era tão avançado que era difícil demais”, disse Yoshida. Ele testou um protótipo inicial do jogo e alertou Yamauchi de que o nível de simulação podia ser um problema. Mas o criador não comprou a ideia de cara — então colocou cerca de 30 pessoas para jogar… e todas bateram logo na primeira curva.
Física de Gran Turismo foi melhorada graças a Yoshida
Com o crash coletivo confirmado, Yamauchi se voltou para Yoshida e admitiu que ele estava certo. Foi aí que a física dos carros foi suavizada e Gran Turismo virou o sucesso que conhecemos.
“Gosto de pensar que salvei parcialmente o destino de Gran Turismo e que tive uma pequena participação no sucesso da franquia”, disse Yoshida, que também destacou seu orgulho por ter ajudado a viabilizar Journey.
Yoshida deixou a Sony em janeiro de 2025, após 31 anos na empresa. Nesse tempo, ajudou a lançar o primeiro PlayStation e liderou o Worldwide Studios entre 2008 e 2019 — e, pelo visto, também impediu que a gente jogasse um simulador de crash-test em vez de um jogo de corrida.