Notícias

Veja algumas similaridades entre Resident Evil Village e Resident Evil 4

As similaridades ficaram ainda mais claras após a demonstração de Village no último sábado (17)

por Valdecir Emboava
Veja algumas similaridades entre Resident Evil Village e Resident Evil 4

Falta pouco para o aguardado lançamento de Resident Evil Village. Durante o showcase exclusivo na última semana, a Capcom prometeu uma pequena demonstração de 30 minutos do game no último sábado (17). Pois bem, após jogar essa prévia algumas vezes foi possível concluir que existem muitos elementos de Resident Evil 4 no novo jogo.

Deixando de lado algumas diferenças, como lycans e vampiros, a perspectiva de câmera e algumas novas mecânicas de gameplay, ambos os títulos têm muita coisa em comum. O cenário interiorano europeu, as motivações, o inventário, o sistema de compra e venda de armas, joias e itens são algumas das semelhanças. Todavia, essas particularidades em comum estão bem esquematizadas e podem elevar a experiência a um novo nível.

Missão de resgate, vila pacata e “antagonistas”

Para começar a traçar as comparações, basta experimentar os primeiros cinco minutos da demo de Resident Evil Village. O protagonista vai parar em uma aldeia pacata no interior da Europa e logo se vê em meio ao caos, com uma seita religiosa querendo capturá-lo a qualquer custo.

Chris Redfield e Ethan Winters de Resident Evil Village em uma imagem preta e branca com o vilarejo ao meio.
(FONTE: Reprodução/Capcom)

Ambos os jogos mergulham os protagonistas de cabeça na história, os fazendo ir além do necessário em busca de respostas. Constantemente, eles também se encontram com um grande mau e percebem que aquilo tudo está sendo orquestrado por uma ameaça ainda maior.

Apesar das distinções entre os jogos, a estrutura narrativa é basicamente a mesma. Madre Miranda, que parece orquestrar todos os acontecimentos de Resident Evil Village, deve exercer uma função muito parecida com Osmund Saddler — vilão de Resident Evil 4. Lady Dimitrescu e Heisenberg, por sua vez, podem ser comparados a Bitores Mendez e Ramon Salazar.

Chris Redfield, de Resident Evil Village, com sobretudo e arma na mão.
(FONTE: Reprodução/Capcom)

Até mesmo Chris Redfield, que parece um antagonista no novo jogo, é constantemente comparado ao papel misterioso de Ada Wong no quarto game. Mas as motivações do veterano da franquia ainda são um mistério.

Gameplay familiar, mercador e estrutura de regiões

A estrutura narrativa não é a única semelhança entre os jogos da franquia que estão sendo comparados. Apesar de as perspectivas de câmera se diferirem (e muito), o gameplay é basicamente o mesmo: enfrentar e explorar camadas diferentes dos cenários, com cada uma delas oferecendo novos desafios ao jogador.

Campo de trigo nevado no vilarejo de Resident Evil Village
(FONTE: Reprodução/Capcom)

O exemplo para a demo de Resident Evil Village é a parte onde Ethan precisa atravessar um campo de trigo enquanto lycans rondam o local em busca de intrusos. O desafio aqui é ultrapassar essa parte sem atrair os monstros, mas caso os atraiam, é necessária uma estratégia inteligente para lidar com todos de uma vez só. Já em RE4 existem algumas fases muito parecidas nas quais é preciso lidar com vários ganados de uma vez, mas de uma forma inteligente.

No que diz respeito ao mercador, a versão de Village é bem mais otimizada e robusta. A nova mecânica de recolhimento de recursos causa um impacto considerável no gameplay ao oferecer bônus como resistência, maior velocidade e muitos outros buffs. A cereja do bolo é a maleta de itens, que trazem praticamente as mesmas opções organizacionais do quarto game.

Loja do Duke - Resident Evil Village - Loja do Duke no meio de muita neve
(FONTE: Reprodução/Capcom)

Também é importante mencionar a estrutura de regiões do novo jogo. É possível perceber no mapa divulgado recentemente, que haverá quatro regiões — das quais apenas o vilarejo e o castelo foram divulgadas até então. Será que existirá algum lugar semelhante à ilha militar de Resident Evil 4 para explorar?

Resident Evil 7 presente na estrutura de Village

Apesar de ser constantemente alvo de comparações, isso não quer dizer que Resident Evil Village será exatamente como o quarto game da franquia, muito pelo contrário. A estrutura e configuração da narrativa do jogo e experiência de jogo foram claramente inspiradas no título, mas fundidas ao novo formato de RE 7.

Áudio 3D: velho de Resident Evil Village segurando uma espingarda.
(FONTE: Reprodução/Capcom)

Peter Fabiano, um dos produtores do game, declarou que Village “se inspirou muito em Resident Evil 4”, pelo menos em relação à continuação da história de Ethan Winters — esta maior que a do sétimo título. Fabiano também menciona que “os jogadores encontrarão um equilíbrio entre combate, exploração e solução de quebra-cabeças”.

Resident Evil Village será lançado em 7 de maio para PS4, PS5, PC, Xbox One e Xbox Series X/S. Ansioso para o novo game, caro leitor? Comente na sessão abaixo!