Notícias

“Queremos que Iron Man VR faça a diferença”, diz designer

Título promete ser o melhor já feito para o PSVR

por Thiago Barros

Se a atual geração de games nos provou alguma coisa (não que fosse lá uma grande novidade) é que o que faz um console são seus jogos. E, para o PSVR se popularizar globalmente, ele com certeza precisa de mais games com uma capacidade de impactar mais pessoas. É o caso de Iron Man VR.

Nós testamos o título na Game XP, jogamos de novo aqui na BGS, e ele pode ser um “game changer” para a plataforma de realidade virtual da Sony. Ryan Darcey, game designer da Camouflaj, concorda. Em entrevista ao Meu PS4, ele falou sobre os objetivos do estúdio (e da Sony) com a aventura.

“Esse é o nosso objetivo. Que ele seja um app matador. Que faça a diferença e estimule as pessoas a comprarem um PSVR”, confirmou.

Iron Man VR

Para alcançar esse objetivo, Ryan tem ciência de que é preciso entregar uma obra de qualidade. Especialmente porque o Homem de Ferro é um dos heróis mais populares do mundo.

“Ouvimos dos nossos parceiros da Sony e da Marvel que o Homem de Ferro é o herói mais popular de todos. E o eu que posso dizer aos fãs, do Brasil e de todo o mundo, é que eles não irão se decepcionar”, completou.

Iron Man VR chega em 28 de fevereiro de 2020, e abaixo você confere como foi o nosso bate-papo com o game designer do jogo.

Papo com o game designer de Iron Man VR

História – “A história é nova, única para o Iron Man VR, e queremos sair um pouco do Universo Marvel para focar nos Quadrinhos. A inspiração principal vem de Demon in a Bottle. O arco principal começa aí. E queremos explorar uma das coisas mais legais de Tony Stark, que é o seu lado humano. Todos os gadgets do Homem de Ferro, a armadura, é bem impressionante, mas e os demônios internos do Stark? Ele sabe que pode ser seu pior inimigo, e a narrativa é essa”.

Personagens – “Claro que haverá algumas participações de personagens. Não posso falar muito, mas já confirmamos, por exemplo, que Ghost será nosso principal vilão. Pepper Pots também vai estar lá, Nick Fury aparece. Tudo isso está presente na narrativa e gameplay”.

Iron Man VR

Jogabilidade“Acredito que tem uma curva de aprendizado, mas fizemos diversos testes, tanto com nossas equipes quanto com pessoas de fora. Já observamos muito isso e, cerca de 20 minutos depois, todo mundo pega o jeito. Vale lembrar que o próprio Tony Stark teve dificuldades na garagem dele e ficou meio atrapalhado quando usou a armadura pela primeira vez”.

Motion Sickness – “O VR é um formato novo, então isso é normal. É tudo muito de cada pessoa também. Realmente, a questão de transporte é uma que precisa ser bem trabalhada. No caso do Iron Man VR, acreditamos que isso é justamente onde ele mais brilha”.

Popularização – “Nossa meta é essa. Acho que todo desenvolvedor VR vai querer fazer o melhor jogo possível, mas nós tivemos uma oportunidade que é única com a Sony e a Marvel. É algo especial. Nossa meta é fazer o melhor jogo de PSVR de todos os tempos. Sabemos que ele precisa de melhorias no hardware e melhores softwares, e no que podemos ajudar, vamos entregar um killer app. Algo que faça as pessoas se interessarem”.

Trabalho“A renderização é dupla, né? Para nós podermos colocar os dois olhos do PSVR, temos que renderizar duas vezes. Então dá o trabalho nisso. Mas trabalho com games há 15 anos e não vejo tanta diferença em termos de dificuldades. Os movimentos são mais complexos, claro, e você precisa, por exemplo, ver como traduzir isso para o controle”.

Imersão – “Só o fato de o jogo ser em realidade virtual não quer dizer que ele tenha mais imersão do que um jogo comum, mas se é um game com o potencial que Iron Man VR tem, se é um game que utiliza o máximo todo o recurso que o PSVR possui, certamente vai gerar uma grande experiência”.

Homem de Ferro“Ouvimos dos nossos parceiros da Sony e da Marvel que o Homem de Ferro é o herói mais popular de todos. E o eu que posso dizer aos fãs, do Brasil e de todo o mundo, é que eles não irão se decepcionar. A expectativa é grande, e nós sabemos disso, mas vamos entregar algo legal. Vai ter a parte super-herói e também o outro lado, como ser o homem Tony Stark. Ir a mansão, andar no carro, interagir com personagens, você poderá fazer tudo isso”.