Prévias

Testamos: Iron Man VR transforma jogador em herói

Assuma o papel de Tony Stark com o PSVR!

por Thiago Barros
Testamos: Iron Man VR transforma jogador em herói

Marvel’s Iron Man VR parece mais uma bela adaptação do universo de quadrinhos e filmes para os games. O Meu PS4 testou o jogo na Game XP, e a experiência agradou muito. Ele tem tudo para ser bem melhor do que Batman Arkham VR. Especialmente por sua enorme liberdade de movimento, saindo do gameplay point and click do título do Homem Morcego.

A expectativa pelo título, desde o seu anúncio, era enorme. E a realidade não decepciona. A começar pela mecânica de voo. Não é nada fácil pegar o jeito de planar igual ao Homem de Ferro. Usando dois controles PS Move, você tem que mover as mãos como o herói faria: para trás, para baixo, usando os propulsores da luva.

Iron Man VR foi um dos destaques da Game XP
Iron Man VR foi um dos destaques da Game XP (Foto: Divulgação/Game XP)

O tracking do PSVR tem que estar muito em dia, e você tem que treinar – talvez, por isso, a missão de testes fosse justamente um tutorial. A sessão era bem rapidinha, então uma boa parte da avaliação foi apenas para se acostumar com essa movimentação. Apesar de difícil de acostumar, é fácil de entender e compreender.

Além, é claro, de ser um baita ponto positivo em termos de imersão. Você se sente, ali, o Homem de Ferro. Outro destaque de Marvel’s Iron Man VR é o disparo de “raios laser” de ambas as mãos do herói. Basta mirar e atirar apertando o gatilho do Move. Fazer isso ao mesmo tempo que você tenta voar também não é fácil, mas é muito “realista”.

Os movimentos são iguaizinhos aos do Homem de Ferro mesmo. E isso é o que merece destaque. Muitos jogos do PlayStation VR não oferecem tamanha liberdade. Sem falar, obviamente, no visual do game. Marvel’s Iron Man VR é muito bonito. A ambientação é excelente e os gráficos estão no nível dos melhores games do PSVR até hoje.

Porém, nessa busca por deixar o título o mais “real” possível, se comparado aos filmes, a interface da armadura é extremamente poluída. É claro, Tony Stark tem muita informação “na tela” ao mesmo tempo, mas ele é o Tony Stark, né? Fica bem confuso olhar pra tanta coisa e ainda ler as legendas dos diálogos, já que o jogo não estava dublado.

Iron Man VR para todas as idades

Algo que chamou a atenção nos testes, além da popularidade do jogo, foi a variedade do seu público. De crianças a idosos, todos aproveitaram para entrar na pele do Homem de Ferro um pouquinho. Marvel’s Iron Man VR gera esse fascínio nas pessoas. Semelhante ao que acontecia em Batman Arkham VR, mas com um gameplay muito melhor.

Iron Man VR divertiu a galera na Game XP (Foto: Divulgação/Game XP)
Iron Man VR divertiu a galera na Game XP (Foto: Divulgação/Game XP)

No geral, o saldo foi bem positivo. Marvel’s Iron Man VR mostrou-se uma experiência super divertida. Tem tudo para ser mais um dos bons jogos do catálogo do PlayStation VR. Resta, agora, aguardar mais notícias sobre seu enredo, os modos de jogar e, claro, a data oficial de lançamento, que ainda não foi revelada.