Notícias

Diretor de games para o Stadia: criadores de conteúdo deveriam pagar para fazer transmissões

Polêmica gerou um enorme debate sobre licenças em jogos, a maioria discordou dos argumentos do diretor

por Vítor Amorim Heringer
Diretor de games para o Stadia: criadores de conteúdo deveriam pagar para fazer transmissões

O diretor criativo de games para o Google Stadia, Alex Hutchinson, polemizou, hoje (22), dizendo que criadores de conteúdo deveriam pagar as desenvolvedoras para fazer stream dos seus jogos. No seu Twitter, Hutchinson gerou um enorme debate sobre como são e como deveriam ser as licenças para games serem transmitidos on-line.

A verdade é que os streamers deveriam pagar aos desenvolvedores e editores dos jogos que eles transmitem. Eles deveriam comprar uma licença como qualquer empresa real e pagar pelo conteúdo que usam.

Ele continuou polemizando ao entrar em um assunto que é frequentemente discutido entre os criadores de conteúdo: direitos autorais de músicas em jogos.

Os streamers preocupados em ter seu conteúdo retirado, porque usaram músicas pela qual não pagaram, deveriam estar mais preocupados com o fato de que estão transmitindo jogos pelos quais também não pagaram. Tudo irá acabar assim que as publicadoras decidirem aplicar.

Diversos influenciadores foram refutar os comentários do diretor criativoa. Hagazo, youtuber gamer com canal de mais 2 milhões de inscritos, disse que as desenvolvedoras que abraçaram os streamers tiveram mais sucesso do que o contrário.

Uma opinião meio estranha para o Diretor de Criação do Google Stadia dizer. Minecraft, GTA V, Roblox, Among Us, para citar alguns: todos esses jogos ficaram super-grandes porque abraçaram criadores/streamers, não o contrário. Talvez isso explique muito sobre o estado atual do Stadia.

Hutchinson continuou defendendo seu ponto de vista ao responder alguns tweets, mas, no último deles, disse “amar os streamers“, convidando todos para sua live de Fall Guys. Curioso, não?

O famoso jornalista da Bloomberg, Jason Schreier, em seu Twitter, esclareceu um ponto importante sobre toda a polêmica. Hutchinson não é diretor do Google Stadia exatamente, mas, sim, diretor de games para o serviço de streaming.

O mais engraçado sobre o drama de streaming de hoje é que todos pensam que Alex Hutchinson dirige o Google Stadia (porque sua biografia do Twitter diz “Diretor de Criação @Google Stadia”). Na verdade, ele é um diretor de criação em um estúdio de jogos de Montreal que foi comprado pelo Google em dezembro do ano passado.