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Navegar é preciso? Sete anos depois, Skull and Bones será lançado

Um dos ciclos de desenvolvimento mais loucos da história dos games!

por Thiago Barros
Navegar é preciso? Sete anos depois, Skull and Bones será lançado

Navegar é preciso, viver não é preciso. Uma frase que todo mundo, provavelmente, ouviu ou vai ouvir na escola. O famoso verso de Fernando Pessoa, que destaca não somente a necessidade pela exploração, como também a sua precisão, é uma boa maneira de iniciar um texto sobre Skull and Bones.

Justamente pelo título levantar duas questões que se relacionam com a palavra “preciso”. Primeiro, claro, o fato de suas previsões de lançamento terem sido adiadas várias vezes – para quem não lembra, ele foi anunciado na E3 2017 – e nós até testamos o jogo na edição de 2018 da feira.

Depois, a pergunta é se ainda era necessário continuar com o projeto – que acabou tornando-se um “meme” e não vem causando tanta expectativa como antes. Algo que tornou-se até comum em jogos deste tipo, como o do Esquadrão Suicida, por exemplo. Parece haver uma mudança nas prioridades do consumidor de games.

De qualquer forma, superando um processo de desenvolvimento conturbado, que começou em 2013, parece que, enfim, Skull And Bones vai sair agora, mais de dez anos depois.

O jogo passou por múltiplas mudanças de direção e escopo durante o desenvolvimento, excedendo o orçamento várias vezes. Inicialmente ambientado no Caribe, foi transferido para o fictício Hyperborea e, finalmente, para o Oceano Índico. A jogabilidade foi redesenhada diferentes vezes, focando alternadamente na exploração naval e no combate entre navios, antes de ambos serem descartados em favor de elementos de sobrevivência em terra inspirados em jogos como Rust.

Desenvolvedores, em diversas entrevistas na imprensa internacional nos últimos anos, atribuíram essas dificuldades a ideias conflitantes, problemas de gestão e falta de direção consistente. O projeto, segundo relatos, custou à Ubisoft mais de US$ 120 milhões.

Linha do Tempo de Skull and Bones

Originalmente previsto para o terceiro ou quarto trimestre de 2018, Skull and Bones foi adiado para 2019, depois para março de 2020 e, novamente, para o ano fiscal de 2021-2022. Tudo isso apenas entre 2018 e 2020.

Em setembro de 2020, foi revelado que, embora o desenvolvimento continuasse, uma “nova visão” para o jogo havia surgido, o que resultou em atrasos no lançamento, pois mais tempo de desenvolvimento era necessário. Além disso, estúdios adicionais da Ubisoft, como a Ubisoft Berlin, entraram no projeto junto com Ubisoft Singapore.

Em maio de 2021, o óbvio ocorreu: mais um adiamento, agora para o ano fiscal de 2022-2023. Em julho de 2022, a empresa revelou uma data de lançamento em 8 de novembro daquele ano, apenas para PlayStation 5 e Xbox Series X/S (substituindo o PlayStation 4 e Xbox One). Em setembro, porém, adivinhem só: outra mudança.

Outra previsão que não durou muito. O que era 9 de março de 2023, em janeiro, virou ano fiscal de 2023-2024. À época, inclusive, imaginava-se que ele fosse ser cancelado, pois vários outros títulos da Ubisoft acabaram sendo descontinuados. Mas Skull and Bones seguiu firme e forte, mesmo tendo sido removido da PS Store.

m beta fechado foi lançado em 25 de agosto de 2023. Meses depois, foi anunciado que o título completo seria lançado no início de 2024 e, finalmente, no The Game Awards 2023, sua data de 16 de fevereiro de 2024 foi anunciada. Teremos até uma versão beta aberta no começo do mês que vem. Agora vai! Né?