Notícias

Governo anuncia nova redução de impostos sobre videogames no Brasil

Tarifa de importações sobre acessórios de games reduzirá de 16% para 12% a partir de 1º de julho

por Valdecir Emboava
Governo anuncia nova redução de impostos sobre videogames no Brasil

O Governo Federal anunciou, nesta quinta-feira (16), que reduzirá o imposto sobre games a partir do dia 1º de julho. O presidente Jair Bolsonaro usou seu perfil pessoal no Twitter para revelar a nova diminuição na tarifa das importações.

Conforme relatado (via O Globo), o novo pleito reduzirá a alíquota de peças e acessórios de games e consoles de 16% para 12%. Já sobre videogames com telas inclusas (portáteis ou não), o imposto será zerado.

Como observado pelo presidente, em agosto do ano passado houve outra redução no imposto sobre games no Brasil, que também diminuiu a alíquota — além do IPI. Na ocasião, a queda foi de 30% para 20%.

Esta é a quarta vez que o governo federal diminui o imposto sobre games no Brasil

Vale lembrar que esta é a quarta vez que o governo federal decide diminuir o imposto sobre games no Brasil. A primeira foi em agosto de 2019, a segunda em outubro de 2020, a terceira (mencionada no parágrafo anterior) em agosto do ano passado e, por fim, a anunciada nesta quinta.

Na última ocasião, a Secretaria Geral da Presidência da República justificou que o objetivo é “incentivar o desenvolvimento do segmento de jogos eletrônicos no País — o ramo do setor de entretenimento que mais cresce no mundo”.