Notícias

Governo Federal anuncia redução nos impostos de videogames

Medida deve sair amanhã (27) no Diário Oficial da União

por Daniel dos Reis
Governo Federal anuncia redução nos impostos de videogames

O presidente Jair Messias Bolsonaro anunciou hoje (26), por meio das suas redes sociais, uma redução nos impostos de videogames no Brasil. A medida será publicada amanhã (27) no Diário Oficial da União.

De acordo com o Presidente, o IPI – Imposto sobre os Produtos Industrializados – passará de 40% para 30% em consoles e máquinas de jogos; de 32% para 22% em partes e acessórios de consoles e máquinas de jogos, cujas imagens são reproduzidas em tela; de 16% para 6% em máquinas de jogos com tela incorporada, portáteis ou não e suas partes.

Esta é a segunda vez que o governo faz uma redução nos impostos. Em agosto de 2019, uma medida semelhante provocou reduções nos mesmos níveis. Relembre clicando aqui.

A medida de redução nos impostos de videogames pode representar um pequeno alívio nos bolsos dos jogadores brasileiros, já que a carga tributária no setor é uma das mais elevadas no sistema brasileiro.

Mas apesar de ser um ajuste muito bem-vindo, na prática pode ser que os gamers brasileiros não sintam tanto os impactos nos bolsos, já que os videogames são produtos baseados em dólar e, neste momento, a moeda norte-americana é cotada a R$ 5,62 no câmbio comercial.

Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos