Notícias

Diretor de Final Fantasy XIV pede fim ao ódio contra desenvolvedores

Alguns jogadores fizeram críticas agressivas após problemas nos servidores e até pausa temporária na venda do jogo no fim de 2021

por Vítor Amorim Heringer
Diretor de Final Fantasy XIV pede fim ao ódio contra desenvolvedores

Final Fantasy XIV recebeu a expansão Endwalker em dezembro de 2021, sendo mais um conteúdo aclamado para o game. No entanto, alguns jogadores criticaram severamente os devs por conta da instabilidade dos servidores e até uma pausa temporária na venda do jogo. Este fato levou o diretor Naoki Yoshida a pedir o fim do ódio contra a sua equipe.

Em entrevista ao podcast Radio Mog Station (via Eurogamer), ele disse que as “xingamentos” podem ter o efeito contrário do desejado, desmotivando os profissionais e até deixando de criar conteúdos “divertidos”.

Eu consigo aguentar (as críticas), o que não as tornam menos más, mas membros da equipe vão se sentir mal ao receber aquelas palavras após darem todo o seu melhor para criar algo que todos podem gostar, e isso poderá fazer com que deixem de criar coisas que continuam a ser divertidas.

Além disso, Yoshida pediu para os jogadores imaginarem a situação em que está cara a cara com um membro da equipe e dá um feedback agressivo, como na Internet. O diretor aconselha que tentem prever qual seria a reação.

Por fim, o dev também diz que aceita qualquer tipo de retorno dos players de Final Fantasy XIV, contanto que seja respeitoso.

NFTs dividem opiniões na comunidade de Final Fantasy XIV

Um tema que divide a comunidade do MMORPG é a possível inclusão de NFTs (tokens não fungíveis) no game. A Square Enix revelou que pretende entrar no mercado de ativos digitais e pode adicioná-los em alguns títulos. Saiba tudo!