Notícias

Vale a pena? NFTs dividem opiniões na comunidade de Final Fantasy XIV

Decisões da Square Enix sugerem a implementação da tecnologia nos títulos, mas jogadores se preocupam

por Jean Azevedo
Vale a pena? NFTs dividem opiniões na comunidade de Final Fantasy XIV

Com a Square Enix demonstrando grande interesse nos jogos NFTs, a comunidade de Final Fantasy XIV compartilhou suas opiniões nos fóruns. Os jogadores estão preocupados com uma possível movimentação da publisher para “seguir a moda” às cegas e o modelo atual acabar sendo prejudicado.

Yosuke Matsuda, o presidente da companhia, se mostrou bem entusiasmado com a tecnologia. Segundo ele, “jogar para se divertir” pode ser substituído por “jogar para contribuir” no futuro. No Reddit, os comentários se dividiram:

i really hope that the NFT is not going for FF14
byu/Chance_Engineering94 inffxiv

Eu espero que o NFT não vá para o Final Fantasy XIV

Depois de ler sobre NFT e assistir horas de vídeo para entender como funcionam concluí que NFTs são um golpe. Sinto que a Square Enix está indo na onda dos demais ao invés de pensar.

Por outro lado, alguns jogadores viram um lado positivo na possível “evolução”:

Comment
byu/Chance_Engineering94 from discussion
inffxiv

Vendo pelo lado positivo, eu terei muito tempo extra caso adicionem NFTs ao XIV.

NFTs são Tokens Não-Fungíveis, itens únicos sem equivalentes. Imagens, fotos e vídeos, além de conteúdos em jogos podem virar um ativo para o jogador. Dessa forma, são valorizados e podem ser vendidos por dinheiro real. A “febre” dos NFTs tomou conta da Internet recentemente, e a migração desse tipo de conteúdo para jogos vem sendo bastante discutida nos últimos meses.

Há diversos grandes títulos do mercado que, supostamente, estariam pensando em trazer esse componente para seus próximos capítulos. O conceito de “play to earn”, ou seja, “jogue para ganhar”, parece estar ganhando cada vez mais força na indústria.

Produtor de Final Fantasy XIV fala sobre 2022

Naoki Yoshida, produtor de Final Fantasy XIV, comentou sobre os planos para 2022. O MMO deixou o desenvolvedor bastante ocupado nos últimos meses, e no próximo ano Final Fantasy XVI terá um pouco mais de atenção e passará por “testes minuciosos”. Veja!