Notícias

Com caso da Activision, Bethesda questiona oferta multiplataforma da Microsoft

E-mail de Pete Hines, VP de marketing e comunicação global da Bethesda, sugere uma confusão pós-acordo sobre a Activision

por André Custodio
Com caso da Activision, Bethesda questiona oferta multiplataforma da Microsoft

Um e-mail interno escrito por Pete Hines, VP de comunicação global da Bethesda, sugere que o estúdio está frustrado após as tentativas de aquisição da Activision pela Microsoft. Aparentemente, os devs questionam a oferta multiplataforma de Call of Duty e as estratégias de exclusividade.

Segundo Hines, a Microsoft havia dito o “oposto” para a Bethesda. De acordo com o e-mail, a empresa prometeu, durante as negociações com a ZeniMax, que os games seriam lançados como exclusivos de Xbox. Posteriormente, títulos como Redfall e Starfield foram anunciados fora dos consoles PlayStation.

Porém, essa conversa não seria válida para o caso da Activision. O arquivo mostrado durante a disputa judicial pela aquisição indica que a dona do Xbox estava dizendo uma coisa para o estúdio de Starfield e outra para a publisher de Call of Duty e para o público.

“Estou confuso”, escreve Hines. “O que está abaixo não é o oposto do que nos pediram (disseram) para fazer com nossos próprios títulos? Qual é a diferença?”. Em seguida, o executivo copia um trecho divulgado pela Xbox, onde a divisão teria prometido à Sony títulos futuros da Activision.

“Alguém no Xbox pensou em nos avisar sobre isso?” pergunta o VP de marketing. “Todd [Howard] vai para a DICE em algumas semanas, você não acha que um jornalista pode encontrá-lo e pressioná-lo sobre por que o abaixo está ‘ok’ para COD ou qualquer jogo da Activision Blizzard, mas não para The Elder Scrolls VI ou Starfield? Ou em qualquer/toda entrevista futura que ele fizer?”, completa.

bethesda
Fonte: Reprodução

Vale reforçar que o e-mail da Bethesda data de outubro de 2022. Desde então, não está claro quais as tratativas aplicadas pela Microsoft para amenizar essas preocupações internas. Dessa forma, todas as informações acima devem ser tratadas com cautela.

Bethesda planejou jogo do Indiana Jones como multiplataforma

Durante audiência do processo da aquisição da Activision, Pete Hines comentou que a Bethesda planejava o jogo do Indiana Jones como um título multiplataforma. A decisão por torná-lo exclusivo de Xbox ocorreu apenas com a aquisição da ZeniMax, como forma de ofertar futuramente ao Game Pass. Clique aqui para saber mais.